A recém-empossada primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, disse que “‘todo o país está muito preocupado” com o estado de saúde da rainha Elizabeth II, em sua conta em uma rede social.
Na postagem, Truss afirma que seus pensamentos e o das pessoas em todo o Reino Unido “estão com Sua Majestade a rainha e sua família neste momento”.
O estado de saúde da rainha Elizabeth II, de 96 anos, fez seus parentes viajarem às pressas até o Castelo de Balmoral, na Escócia, onde a monarca se encontra. Ela foi posta sob supervisão por recomendação médica.
A notícia sobre o estado de saúde de Elizabeth II vem um dia após ela ter cancelado sua participação em uma reunião do Conselho Privado do Reino Unido. Médicos recomendaram que a monarca descansasse.
Na terça-feira, a premier Liz Truss foi recebida pela rainha em Balmoral pouco após seu antecessor, Boris Johnson, entregar formalmente sua demissão. Boris havia anunciado sua renúncia em julho. Ambos são do Partido Conservador.
Redução de compromissos
No início do ano, em fevereiro, após contrair Covid-19, a monarca afirmou ter ficado “muito cansada e exausta”. Elizabeth II ficou um longo período afastada das cerimônias reais enquanto se recuperava da doença. Em outubro do ano passado, ela já havia passado uma noite no hospital por motivo não divulgado.
A rainha recebeu um diagnóstico positivo para Covid-19 no fim de fevereiro, tendo apenas sintomas leves da doença, comparáveis a um resfriado. O gabinete da rainha informou, na ocasião, que ela estava totalmente vacinada contra a Covid. Antes do diagnóstico, no entanto, Elizabeth II fez várias aparições públicas.
Sempre ativa nos compromissos que envolvem a coroa, a rainha também ficou afastada de alguns eventos por causa da pandemia, tendo voltado a participar presencialmente desse tipo de cerimônia em fevereiro deste ano, após cinco meses afastada.
Ela havia reduzido a agenda de compromissos desde que passou uma noite no hospital em outubro do ano passado, por motivo que não foi divulgado. A rainha havia sido aconselhada a descansar, tendo cancelado vários compromissos desde então.
Há quatro anos, ela foi submetida a uma cirurgia de catarata, que foi considerada um “sucesso”, em “um procedimento rápido e planejado”, segundo informou o Palácio de Buckingham. Em 2016, pela primeira vez em anos, a rainha não participou das festividades de fim de ano da realeza.
Por conta de um forte resfriado, ela não foi à cerimônia de Natal e à missa de Ano Novo.
Sete décadas de reinado
Elizabeth II completou 70 anos de reinado em 6 de fevereiro, uma longevidade sem precedentes para a monarquia britânica.
Em comemoração, foram quatro dias de festividades para celebrar o seu jubileu de platina. Desde seus problemas de saúde em outubro, as aparições de Eizabeth II se tornaram raras, mas o palácio havia anunciado recentemente a retomada de suas atividades públicas.
ClickPB