sonda submarina para recuperar o míssil, quando o Norte testou vários mísseis na semana passada, incluindo um possível míssil balístico intercontinental (ICBM), protestando contra exercícios aéreos conjuntos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos. .
Foi a primeira vez que um míssil balístico norte-coreano caiu perto das águas sul-coreanas.
Os militares da Coreia do Norte disseram que os lançamentos foram ataques simulados contra a Coreia do Sul e os Estados Unidos, criticando seus exercícios como um “perigoso e agressivo exercício de guerra”.
Autoridades sul-coreanas e norte-americanas também disseram que Pyongyang fez preparativos técnicos para testar um dispositivo nuclear.
O SA-5 é um míssil de defesa aérea originalmente projetado pela União Soviética, onde foi designado S-200, para abater bombardeiros estratégicos e outros alvos de grande altitude.
O míssil foi exportado para todo o mundo e ainda está em serviço em pelo menos uma dúzia de países, de acordo com o Projeto de Defesa de Mísseis do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais.
A Coreia do Norte recebeu os sistemas SA-5 em meados da década de 1980, de acordo com “as Forças Armadas da Coreia do Norte.
ClickPB