segunda-feira, setembro 30, 2024
spot_img
HomeGeralJogo do Brasil na Copa reduz em 10% o consumo de energia...

Jogo do Brasil na Copa reduz em 10% o consumo de energia no país 1h40 antes da partida começar

coincide com o acendimento de luzes e a utilização de eletrodomésticos (micro-ondas, fritadeiras elétricas, pipoqueiras e motores de geladeiras, por exemplo). No intervalo do primeiro jogo do Brasil, às 16h52, o consumo observado foi de 70.786 MW, ainda menor que em igual dia da semana anterior, de 80.288 MW na mesma hora.

Durante todo o período de pausa entre o primeiro e o segundo tempo do jogo, a carga no país chegou a subir 4%, ou 2.600 MW, o que equivale às cargas médias do Maranhão e do Distrito Federal juntos.

O reinício da partida leva a uma rápida redução da carga, motivada pelo comportamento de retorno ao acompanhamento do jogo: às 17h32, o ONS registrou carga de 67.976 MW no país. Ao final do jogo, segundo o órgão, começa uma rampa abrupta de elevação de carga, que pode corresponder a cerca de 13 a 16% da carga do SIN, em um intervalo de 20 a 30 minutos, com a retomada das atividades após a partida.

Uma hora após o encerramento da partida de quinta-feira, a carga subiu 13%, ou 9.600 MW, o que corresponde à soma da carga média de Goiás e Minas Gerais, que juntos totalizam 13% da população brasileira.

Nesta quinta, às 15h02, ocorreu um desligamento automático de linhas de transmissão no Amapá, interrompendo 272 MW de cargas na região metropolitana da capital Macapá. Segundo a Energisa, que opera as linhas, a interrupção foi provocada por uma descarga atmosférica. O serviço começou a ser normalizado às 15h26, e foi totalmente concluído às 16h12.

Como a Copa do Mundo do Catar é realizada em novembro e dezembro, período com temperaturas altas em todo o território brasileiro, as variações da carga de energia podem ser ainda mais severas do que em outros mundiais. O ONS afirma que suas equipes estão preparadas para garantir que as intensas rampas de carga previstas sejam acompanhadas adequadamente, de forma a garantir o menor impacto possível na qualidade e na segurança do suprimento de energia elétrica no SIN.

ClickPB

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress