O carrapato-estrela virou um dos assuntos mais comentados do Brasil nos últimos dias por causa do surto de febre maculosa, doença que ele é um dos principais vetores. Mas não é só este minúsculo aracnídeo que os humanos devem temer.
Existem outros pequenos animais que podem ser fatais em contato com as pessoas. O RPet pediu para o biólogo, especialista em ciências da natureza e professor Lucas Jaques de Oliveira listar sete dos ‘bichinhos’ mais perigosos ao homem. Confira abaixo.
Mosquito
Esses certamente estão no topo da lista dos causadores de morte dos seres humanos; várias espécies de mosquitos são vetores de doenças como malária, dengue, zika, chikungunya, leishmaniose, encefalites, entre outras.
“Vale ressaltar que os mosquitos estão adentrando as áreas urbanas devido à intensificação do desmatamento. Essas espécies têm preferência por áreas tropicais e subtropicais, e estão distribuídas pelo mundo”, completa Lucas.
Água-viva-caixa
É considerada uma das espécies mais perigosas do mundo. O contato com este animal pode ser fatal por dois motivos, de acordo com o biólogo: “Primeiramente, o fato da dor extrema causada pelo contato, que pode acarretar no afogamento da vítima, quando não sofre de parada cardíaca, devido ao veneno atingir o coração e o sistema nervoso. As águas-viva-caixa são encontradas principalmente na Austrália e Ásia”.
Peixe-pedra
“Está entre as espécies mais letais do mar. O veneno desse peixe causa uma dor tão forte seguida de paralisia muscular, evoluindo a parada cardíaca. É considerada uma das piores formas de morrer, lenta, dolorosa e consciente”, avisa Lucas.
Escorpião-amarelo
Os escorpiões não atacam os seres humanos e, sim, utilizam uma forma de defesa quando se sentem ameaçados. “O veneno do escorpião-amarelo tem ação rápida e afeta o sistema nervoso quase que instantaneamente”, diz o biólogo. O veneno pode ser fatal e levar ao óbito em pouco tempo.
Vespa-mandarina
“Essa vespa causa dores semelhantes a ser furado por uma agulha constantemente, e a dor pode durar dias; o veneno dela afeta o sistema nervoso, mas em muitos casos é possível reverter o quadro; porém sem os devidos atendimentos, esta vespa é capaz de levar sua vítima a óbito”, explica Lucas
Aranha-teia-de-funil
Nativas da Austrália; essas aranhas têm um veneno que pode causar, inicialmente, espasmos musculares, e, posteriormente, dores extremas, falta de ar e ataque no sistema nervoso. “Estas aranhas são consideradas uma das mais perigosas do mundo”, complementa o biológo.
Peixe-pedra de água doce
O veneno desta espécie, encontrada na região Indo-Pacífica, é altamente poderoso, causando dores fortes e paralisia. “Sem contar com a falta de ar, que em pessoas asmáticas pode levar à morte em minutos”, afirma Lucas.
ClickPB