Uma bebê recém-nascida, de apenas 900 gramas, foi transferida do Hospital Regional de Sousa para o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea) em Campina Grande por meio de um voo realizado pela chamada ‘UTI aérea’, da secretaria estadual de saúde e do Corpo de Bombeiros. Conforme apurou o ClickPB, a ação foi realizada no fim da tarde de ontem (21) e o voo durou uma hora.
De acordo com o tenente Emanuel Silva, responsável por pilotar a aeronave, trata-se de uma bebê prematuro de 7 meses de vida. “(Ela foi) transferida para receber tratamento de referência, visto que não tem hospital dessa especificidade em Sousa”, explicou o piloto em entrevista ao ClickPB.
À reportagem, o tenente Emanuel detalhou que caso a recém-nascida fosse ser transferida de forma terrestre o percurso duraria cerca de cinco horas, e também haveria riscos de desestabilizar e extubar a bebê acidentalmente. Na tripulação, além da paciente do piloto, estavam dois médicos, um enfermeiro, um operador aerotático, um outro piloto e a tia da recém-nascida, como acompanhante.
De acordo com Silva, o horário em que foi realizado o voo é um dos ganhos com o novo equipamento adquirido pelo Governo do Estado, a aeronave Grand Caravan. “Finalizamos a operação em horário noturno, outro ganho operacional da nova aeronave, que tem condições de operar 24h”, explicou.
| Veja mais sobre o voo: