Em geral, as proteínas são consideradas aliadas para a perda de peso. Elas promovem a sensação de saciedade e são essenciais para a formação dos músculos, a massa magra.
No entanto, nem todas as proteínas têm o mesmo valor nutricional e algumas até atrapalham a dieta de quem está em busca do emagrecimento.
Os queijos estão entre as proteínas que devem ser consumidas com moderação. Costumam ser evitados nas dietas por conta do alto teor de gordura que contêm.
Para se ter uma ideia, é preciso comer cerca de 100 gramas de peito de frango para obter 30 gramas de proteínas. Se o alimento escolhido for o queijo mussarela, são necessárias 200 gramas. Entretanto, enquanto essa porção de frango tem cerca de 165 calorias, a de queijo chega a 780 cal.
Além da gordura, os queijos também são fonte de sódio, o que pode prejudicar a saúde do coração e aumentar a pressão arterial.
Todo queijo é ruim?
Nem todo queijo é ruim para as dietas. Os mais industrializados, em geral os de tonalidade amarela intensa, como o mussarela e o cheddar, são os mais calóricos por conta da gordura adicionada neles.
Queijos desnatados, porém, têm menos calorias e mais proteínas por porção. “Há opções mais leves que podem ser incluídas na deita, como pastas a base de queijo cottage e requeijão light”, explica o nutricionista Matheus Motta, consultor do Vigilantes do Peso.
Em relação ao sódio, os queijos branco também são melhores que os amarelos. “Duas colheres de sopa de ricota têm 69 mg de sódio. A mesma quantidade de queijo prato tem 232 mg de sódio. Isso é 25% de todo o sal que um adulto deve consumir durante o dia”, indica a nutricionista Fernanda Mattos, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).