O paraibano Lindbergh Farias , eleito senador pelo PT do Rio de Janeiro, recorreu as redes sociais para comemorar o veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto de partilha dos royalties. O veto vai deixar a Paraíba sem receber mais de R$340 milhões em 2013.O senador disse que sabe da batalha que será travada no Congresso Nacional para derrubada do veto, mas disse “que prevalecerá o diálogo produtivo e o bom senso”, que para ele é o dinheiro do país ficar no Rio de Janeiro.
Veja o que disse que Lindbergh Far
Venho aqui agradecer a todos pela luta em defesa dos royalties do Rio. Tenho certeza que a passeata realizada aqui no estado e a mobilização nas redes sociais foram fundamentais nesta caminhada.
Quero agradecer à presidenta Dilma. O Rio de Janeiro todo agradece a presidenta Dilma. Essa decisão foi uma vitória para o Rio, mas também foi muito equilibrada. A presidenta preservou o direito adquirido, o orçamento dos estados no próximo ano, mas também teve postura justa em relação aos estados não produtores de petróleo. Ela respeita contratos anteriores, mas aceita as regras novas do Congresso Nacional daqui por diante. Ela fez uma escolha muito sábia.
Exemplar também foi a decisão do governo de vincular os recursos dos royalties do petróleo, obtidos a partir da exploração dos novos poços, à educação. Foi um marco histórico. Vai resolver o problema do financiamento da educação. Daqui a dez ou 20 anos vamos ver que isto mudou a cara do país.
A luta não terminou. Teremos adiante uma nova batalha, diante da já anunciada promessa de luta no Congresso pela derrubada dos vetos da presidenta. Mas estou certo de que novamente estaremos mobilizados para garantir a manutenção desta forma equilibrada encontrada para regular a distribuição dos royalties do petróleo. E de que prevalecerá o diálogo produtivo e o bom senso.
Fonte: MaisPB