Para muitos a frase “não é só futebol” parece clichê, mas inegavelmente o esporte mais amado do mundo às vezes reserva histórias que valem a pena serem contadas. Uma delas é a de Josenildo Santos de Melo Filho, ou apenas o “Doido de Mandacaru”, como passou a ser conhecido no X1. Com 24 anos o meia fez sua estreia no futebol profissional neste domingo, pelo Auto Esporte-PB, no Campeonato Paraibano Unipê, e saiu dos seus pés o golaço de falta que empatou a partida contra o Treze, fora de casa.
O Doido de Mandacaru pode até ser desconhecido no futebol, mas é bastante conhecido no X1, a modalidade em que atuava até pouco tempo. O jogador, inclusive, já foi campeão da Copa Paraíba e do Campeonato de Daniel Coringa na categoria. Porém a sua história começa bem antes, e, assim como o de muitas crianças ao longo do Brasil que tem o sonho de se tornarem jogadores profissionais, não foi nada fácil.
Na última sexta-feira (10) o sonho de Josenildo em se tornar jogador profissional se tornou realidade. É que o atleta foi anunciado como reforço do Auto Esporte-PB para a disputa do Campeonato Paraibano. Pouco mais de 48h depois o atleta entrou em campo contra o Treze, um dos times mais tradicionais do estado, com a equipe alvirrubra em uma situação delicada na partida.
Perdendo por 1 a 0 e sendo dominado em campo, a equipe pessoense não esboçava reação e parecia muito mais perto de sofrer o segundo gol do que conseguir o empate. Foi aí que “Doido de Mandacaru” entrou em ação, quando em uma falta na entrada da área o camisa 17 foi para a bola, soltou o pé e acertou o ângulo do goleiro trezeano Igor Rayan, dando números finais ao confronto.
O Auto Esporte-PB, apesar de ser um dos grandes campeões do estado, é um gigante adormecido há mais de trinta anos, quando ergueu o título pela última vez. Nesta temporada decidiu inovar e dar chances a jovens da cidade de João Pessoa.
GEPB