De acordo com João Azevêdo, o programa vai ofertar 420 bolsas, com inscrições sendo abertas nesta sexta-feira (5), no site da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB).
Foto: Pixabay/Ilustrativa
O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (1°), a abertura de edital do programa ‘Bolsa Permanência’, que vai ofertar mais de 400 vagas e bolsas de R$ 1.500 mensais para estudantes na Paraíba.
Conforme observou o ClickPB, o anúncio de abertura do edital foi veiculado em entrevista ao programa Conversa com o Governador, transmitido pela Rádio Tabajara FM.
De acordo com João Azevêdo, o programa vai ofertar 420 bolsas, com inscrições sendo abertas nesta sexta-feira (5), no site da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB).
“Vamos lançar o edital da Bolsa Permanência, com 420 bolsas no valor de R$ 1.500 reais para estudantes de baixa renda, estudantes matriculados em cursos presenciais em instituições públicas superiores da Paraíba, estudantes beneficiários do Prouni ou Fies, estudantes do programa de inclusão através da música – PRIMA, estudantes estrangeiros do programa PEC-G, vinculados à UEPB. Dentro dessas 420 bolsas, 200 são dentro da UEPB, para as demais instituições de ensino, 194 bolsas, PRIMA, 6 bolsas e PEC-G, 20 bolsas. Começam no dia 5 a 19 de setembro as inscrições no site da Fapesq. Será feita uma seleção com todo rigor”, detalhou João Azevêdo.
O Bolsa Permanência beneficiará:
- Estudantes de baixa renda e matriculados em cursos presenciais em instituições públicas superiores da Paraíba;
- Estudantes beneficiários 100% do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
- Estudantes do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (PRIMA) e
- Estudantes estrangeiros do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), vinculados à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Distribuição das vagas
O governador também detalhou a distribuição das 420 bolsas do programa. Veja:
- Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – 200 bolsas, sendo 95 para o sexo masculino, 95 para o sexo feminino e 10 vagas para estudantes pessoas com deficiência (PCD);
- Demais instituições de ensino – 194 bolsas, sendo 93 para o sexo masculino, 93 para o sexo feminino e 8 para
estudantes PCD, com 4 vagas para cada sexo; - Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (PRIMA) – 6 bolsas, sendo 2 masculinas, 2 femininas e 2 para pessoas com deficiência (PCD) e
- Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G/UEPB) – 20 bolsas.
Inscrições
Ainda segundo João Azevêdo, para participar do programa, é necessário se inscrever no site da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB).
O período de inscrições, que se inicia nesta sexta-feira (5), estará aberto até o dia 19 de setembro. O governador concluiu afirmando que o processo seletivo será rigoroso.
- O edital da Bolsa Permanência pode ser acessado aqui.
Veja abaixo o cronograma do Bolsa Permanência:

