sexta-feira, dezembro 5, 2025
spot_imgspot_img
HomeDestaqueMagistrados prestigiam lançamento do livro ‘Tarcísio Burity – O intelectual na Política...

Magistrados prestigiam lançamento do livro ‘Tarcísio Burity – O intelectual na Política Paraibana’

Templo, arte, cultura, criador e criatura! Essas foram, com toda liberdade poética, palavras-chaves que ecoaram no Templo da Cultura. Em outras palavras, o Espaço Cultural José Lins do Rêgo – maior equipamento público da cultura e das artes do Estado da Paraíba – foi palco na noite desta quinta-feira (4) do lançamento do livro biográfico ‘Tarcísio Burity – O intelectual na Política Paraibana –, de autoria da historiadora e ex-primeira-dama do Estado, Glauce Burity.

O evento foi prestigiado por professores, artistas, músicos, produtores culturais e magistrados, que lotaram a Sala de Concerto do Espaço Cultural, local da primeira parte da cerimônia do lançamento da obra.  Em seguida, houve a sessão de autógrafos no hall de entrada da Sala de Concertos.

Entre os presentes, os desembargadores Ricardo Porto e Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, respectivamente, representantes do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).Foto do Oswaldo Trigueiro e Ricardo Porto

Ricardo Porto destacou a amizade entre a sua família e a do ex-governador Tarcísio Burity. O magistrado lembrou que serviu ao governo Burity e que foi o ex-governador quem nomeou Sílvio Porto desembargador (pai de Ricardo Porto).

-
Desembargador José Ricardo Porto

“Eu tive o privilégio de conviver com o doutor Tarcísio, com Dona Glauce e com os seus filhos: Tacisinho, Maurício, Leo e André. Doutor Tarcísio foi um homem além do seu tempo. Realizou obras marcantes na Paraíba, a exemplo do Espaço Cultural, que leva a pena, o traço e a assinatura do renomado arquiteto Sérgio Bernardes. No entanto, Burity foi, antes de tudo, um humanista”, declarou Ricardo Porto.

Ricardo destacou, também, a obra biográfica. “Estamos nós, hoje, felizes porque a memória, o pensamento e o legado de Burity estão sendo passados para todas as gerações, principalmente as gerações que não conviveram com o doutor Burity. Esta obra, organizada por Dona Glauce, representa a história  chegando para aqueles que não tiveram essa dimensão maior; do que foi o intelectual e político Tarcísio Burity. Por isso, queremos parabenizar Dona Glauce, por esta importante obra. Burity foi  um homem que esteve sempre além do seu tempo”, afirmou.

Foto do desembargador Oswaldo Trigueiro
Desembargador Oswaldo Trigueiro

Depoimento semelhante foi prestado pelo desembargador Oswaldo Trigueiro, que também evocou os laços familiares entre as famílias Burity e Trigueiro do Valle. “Tarcísio Burity, a gente tem uma história muito próxima; nós fomos vizinho de Burity, no bairro de Miramar, onde tínhamos uma casa. Meu pai foi secretário de Administração durante quatro anos, no primeiro Governo de Burity. Em seguida, Burity e meu pai tiveram encontros no Unipê, onde eles promoveram congressos na área de Filosofia”, relatou.

Oswaldo Trigueiro lembrou, também, a visão futurista do ex-governador. “O Espaço Cultural, onde estamos hoje; a via litorânea, que liga o bairro do Bessa a Intermares, em Cabedelo, são exemplos de obras marcantes de Burity. Mais do que isso, a obra que hoje avança com o governador João Azevêdo, o Polo Cabo Branco, foi idealizada e iniciada no governo Burity”, arrematou o desembargador.

Capa do Livro

Burity – O governador Tarcísio Burity era um professor universitário, famoso por suas aulas de Direito que reuniam alunos no corredor. Foi secretário da Educação e Cultura no governo de Ivan Bichara. E, de repente, foi convidado para ser Governador numa época em que não havia eleições diretas (1982).  Em seguida, em 1986, voltou ao governo da Paraíba por meio de eleições diretas.

Biografia – Glauce Maria Navarro Burity  (viúva do ex-governador Tarcísio de Miranda Burity) destaca, na obra, a história de um homem público que fez história como professor, intelectual e político – Tarcísio de Miranda Burity, considerado o governador que mais fez pela cultura paraibana.

“Ao organizar a biblioteca e o arquivo, vi-me diante do mar infinito de informações que poderiam ajudar a alguém que solicitasse algo sobre Tarcísio Burity”, disse Glauce Burity.

Obra – O livro é uma biografia resultado de mais de quatro anos de pesquisas, publicado pela Editora Noeses, de São Paulo. Com 624 páginas, a obra é subdividida em 14 capítulos.

 

Por Valter Nogueira
Fotos: Ednaldo Araújo

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular