quarta-feira, dezembro 31, 2025
spot_imgspot_img
HomeJustiçaAssociação pede suspensão da posse do candidato nomeado em concurso para procurador...

Associação pede suspensão da posse do candidato nomeado em concurso para procurador do Recife

Associação Nacional das Procuradoras e dos Procuradores Municipais (ANPM) pediu a suspensão da posse e exercício de candidato nomeado para o cargo de procurador judicial de Recife na vaga destinada para Pessoas com deficiência (PcD). Concurso ocorreu em 2022 e resultado gerou críticas em razão de Lucas Vieira Silva ter tomado a vaga de outro candidato que havia sido classificado em primeiro lugar.

Conforme observou o ClickPB, em nota oficial divulgada na segunda-feira (29), a ANPM afirmou que “acompanha, com preocupação, as informações sobre a alteração do resultado final do concurso” e entende a necessidade de que seja suspenso até que circunstâncias da mudança sejam esclarecidas.

“Com máxima transparência, com acesso às fundamentações técnicas e jurídicas, e com a adoção de medidas que preservem a confiança pública no certame e na instituição”, recomenda.

A ANPM endossa posicionamento da Associação dos Procuradores do Município do Recife (APMR) que enviou ofício ao prefeito João Campos manifestando formalmente oposição modificação do resultado final do certame e requerendo suspensão de qualquer nomeação, posse ou ato administrativo fundado na lista de classificação modificada após a homologação do concurso.

“Embora a chefia do executivo disponha de espaços legítimos de escolha para determinados cargos de direção, o provimento dos cargos efetivos da carreira deve observar, de forma rigorosa, as normas do edital e os princípios da impessoalidade e da igualdade, sem espaço, portanto, para manifestação de preferências políticas”, diz nota.

|Confira nota da ANPM na íntegra

 

NOTA PÚBLICA

A Associação Nacional das Procuradoras e dos Procuradores Municipais (ANPM) acompanha, com preocupação, as informações sobre a alteração do resultado final de concurso público para a Procuradoria do Município do Recife e seus desdobramentos recentes.

A ANPM manifesta apoio institucional à Associação dos Procuradores do Município do Recife (APMR) e reconhece a legitimidade de sua atuação na defesa da legalidade, da segurança jurídica, da isonomia entre candidatas e candidatos e da estrita observância do edital — pilares que sustentam o concurso público e a credibilidade da Advocacia Pública Municipal e, em última instância, a integridade institucional.

A cidadania se constrói com o respeito às regras e aos princípios constitucionais. Instituições sólidas são essenciais à República e à Democracia, e sua integridade depende de critérios transparentes e impessoais para o ingresso em seus quadros. Embora a chefia do executivo disponha de espaços legítimos de escolha para determinados cargos de direção, o provimento dos cargos efetivos da carreira deve observar, de forma rigorosa, as normas do edital e os princípios da impessoalidade e da igualdade, sem espaço, portanto, para manifestação de preferências políticas.

A ANPM entende imprescindível que seja suspensa a posse e o exercício do candidato recentemente nomeado, até que as circunstâncias da alteração do resultado do concurso sejam esclarecidas com máxima transparência, com acesso às fundamentações técnicas e jurídicas, e com a adoção de medidas que preservem a confiança pública no certame e na instituição.

Brasília-DF, 29 de dezembro de 2025

Anne Karole Fontenelle
Fonte:ClickPB

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular