A equipe da TV foi recepcionada pelo Secretário de Turismo Vavá da Luz e pelo guia turístico Dennis Mota, que concederam entrevista.
A equipe da TV Correio de João Pessoa chegou às Itacoatiaras por volta da nove da manhã e foi recebida pela equipe de trabalho de Vavá da Luz na condução da matéria jornalística que irá ao ar no próximo domingo pela manhã.
Vavá da Luz concedeu entrevista ao repórter da TV Correio no cenário natural da Pedra Lavrada, onde falou sobre a importância das Itacoatiaras de Ingá mundialmente conhecidas, as dificuldades da preservação deste patrimônio tombado pelo IPHAN, a falta de visão estratégica dos gestores com relação ao turismo como fonte de geração de emprego e renda para o município, e de seus planos a frente da Secretaria de Turismo.
Mostrando estar muito bem informado sobre a atual situação daquele ponto turístico,Vavá da Luz falou que tentará buscar meios de reaver a verba outrora destinada a um grande projeto para a Pedra Lavrada, o qual constava da desapropriação de 43 hectares de terras ao redor das inscrições rupestres, onde seriam construídas passarelas, um mirante e até o desvio de parte do curso do rio Ingá no sentido de preservação do paredão das escrituras, projeto este que não foi levado adiante em razão de ter ficado parado na fase de indenizações das fazendas ali estabelecidas, tendo uma delas inclusive já indenizada, porém ainda não desocupada. Como o restante do projeto não foi executado, o restante da verba que soma mais de um milhão de reais voltou aos cofres do governo federal. Vavá ainda falou de sua intenção em oferecer condições para atrair a iniciativa privada para investir em parceria com o município no receptivo aos turistas, oferecendo condições para que os visitantes permaneçam mais tempo na cidade e gaste por aqui. Com estes investimentos e melhorias no patrimônio da Pedra Lavrada espera triplicar o número anual de visitantes que hoje pela sua importância ainda é muito baixo. Falou ainda da possibilidade do uso do trem em parceria com as prefeituras de Itabaiana e Mogeiro e da necessidade de uma restauração do prédio do museu da pedra. Vavá ainda falou sobre outras atrações da cidade como área para rapel, as labirinteiras de Pontina e Chã, e a possibilidade da construção do acesso em degraus à Serra do Cruzeiro transformando-a numa espécie de turismo religioso. Finalizou enfatizando que é preciso que os gestores se conscientizem da importância da área do turismo como fonte de geração de emprego e renda, e que infelizmente os políticos não tem essa visão porque acha que pedra não dá voto.
O guia turístico Dennis Mota também foi entrevistado e falou tecnicamente sobre importância das Itacoatiaras reconhecidas no cenário dos congressos de arqueologia e paleontologia em nível mundial. Reforçou a idéia da conscientização dos moradores de Ingá sobre a preservação da Pedra Lavrada, e para isso deverá ser implantado na grade escolar do município disciplina que fale sobre a história de Ingá e sobre as Itacoatiaras, difundindo conhecimentos sobre o assunto desde a base escolar.
Após a gravação da matéria, as equipes de reportagem e da Secretaria de Turismo e Esporte do município de Ingá, seguiram para um coffee breake. Dennis ainda ciceroneou os presentes e grupos de turistas que estavam chegando ao prédio do museu, apresentando cada peça exposta com as devidas explicações técnicas.
A matéria será exibida no próximo domingo pela manhã na TV Correio. Imperdível.