O Sousa está na Copa do Brasil. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) concedeu nesta quinta-feira (04) a vaga do segundo representante do estado da Paraíba na competição para o Dinossauro por maioria de votos. Dessa forma, o CSP está fora do torneio.
A defesa do CSP foi feita pela advogada Patrícia Saleão, representante da Federação Paraibana de Futebol, que alegou atraso no pedido do Sousa. Segundo ela, o clube teria até 20 dias após a tabela da competição ser divulgada para recorrer, o que não foi feito.
Contudo, a defesa não foi aceita e a comissão entendeu que o Sousa, como vice-campeão do Campeonato Paraibano de 2012 tinha de ficar com a vaga.
ENTENDA O CASO: No dia 20 de março, o Sousa entrou com uma ação no STJD pedindo a inclusão da equipe na Copa do Brasil por ter sido o vice-campeão do Campeonato Paraibano de 2012, alegando que o torneio que concedeu a vaga ao CSP era irregular.
Segundo o regulamento da CBF, a Federação local escolhe qual a forma de seus clubes conquistarem vaga na Copa do Brasil, contanto que a competição tenha, pelo menos, quatro clubes da primeira divisão do estado participantes.
O Campinense, campeão do Paraibano de 2012, assegurou a primeira vaga do estado para a competição nacional e, para a segunda, a Federação Paraibana organizou um torneio com cinco clubes, onde o campeão ganharia a vaga.
Treze, Botafogo, CSP, Atlético de Cajazeiras e Cruzeiro de Itaporanga foram inscritos, mas os dois últimos desistiram de participar da competição. Com isso, o torneio aconteceu apenas com três participantes, o que contraria o regulamento da CBF.
Apesar disso, a tabela foi divulgada com o CSP, campeão do torneio. O diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, afirmou que a entidade não teve conhecimento da forma como a competição seletiva foi disputada e, por isso aceitou.
O Sousa, então, recorreu ao STJD para reaver a vaga por ter sido o segundo colocado no Campeonato Paraibano.
Fonte: esporteinterativo