Mulheres artesãs estão sendo capacitadas para ter acesso ao crédito do governo do Estado
Cerca de 40 mulheres ingaenses estarão sendo beneficiadas pelo programa Empreender PB do governo do Estado, mais especificamente na Linha de Crédito Empreender Artesanato, que é destinado a artesãos cadastrados no Programa de Artesanato da Paraíba, registrados e residentes no estado há mais de seis meses. O valor do crédito liberado é de até R$ 2.000,00 (dois mil reais). As parcelas fixas tem um prazo de 18 meses para serem quitadas e carência de quatro meses para começar a pagar. A taxa de juros desta linha de crédito é de 0,5% ao mês + Aval Garantido.
Com esta linha de crédito o governo do Estado oferece condições para que as mulheres transformem suas habilidades em possibilidades reais de geração de trabalho e renda própria.
Durante esta semana, o prefeito Manoel da Lenha ao lado de Mércia de Fátima Alves da Silva, Coordenadora Regional da 13ª Região da FAC, acompanharam a visita dos técnicos operacionais do empreender: Libéria Maia, Palestrante; Telma Virgínia da Silva, Capacitora e Eduardo Morais, Gerente de Fomento ao Microcrédito do Empreender Paraíba.
As 40 mulheres inscritas no Ingá, grande parte delas oriunda do curso de Pintura em Tecidos realizado pela FAC em parceria com a Prefeitura de Ingá, já estão na fase final do processo de acesso ao crédito, que consiste em palestras informativas sobre o funcionamento do programa, capacitação e orientações para o plano de negócio.
A execução destes projetos têm sido agilizados na atual gestão do novo presidente da FAC, Flávio Moreira, que vem dando uma nova dinâmica nas ações da entidade.
A terceira e última etapa (Plano de Negócios), ocorrerá nesta sexta-feira pela manhã, por volta das 09:00 hs, na Câmara Municipal de Vereadores. Concluído este processo, no prazo de 40 dias o crédito será liberado no limite de R$ 2.000,00 por pessoa.
Neste entendimento institucional entre Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Ingá, através da secretaria de ação social, e também a Câmara Municipal, só vem a trazer benefícios ao povo de Ingá e da Paraíba, através de ações de capacitação e linha de crédito com o objetivo de gerar emprego, renda, e em especial a independência financeira das mulheres artesãs.
ASCOM-PMI