O Treze foi valente, guerreiro, e lutou até os últimos minutos no Serra Dourada, mas não conquistou o tão sonhado acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro de 2 x 0. O Galo perdeu por 2 x 0 para o Vila Nova de Goiás em partida dramática disputada na tarde deste domingo no Serra Dourada. Como só conseguiu vencer o jogo de ida por 1 x 0 no Presidente Vargas, o alvinegro perdeu a vaga. Mesmo não tendo conseguido o objetivo, o Treze mostrou muita raça e representou bem a Paraíba na competição nacional. A forte pressão da torcida adversária foi fundamental para garantir a vitória do Vila Nova, e o acesso a Segunda Divisão do Brasileiro.
O Galo havia vencido o primeiro jogo por 1 a 0, porém, tomou de mais de gois gols na partida de volta e acabou deixando o acesso escapar. Por sua vez, o Tigre está em festa. O grande herói da conquista é o atacante Frontini, que fez os dois gols do embate.
Agora, o Vila Nova enfrenta o Sampaio Corrêa na semifinal. A Bolívia Querida empatou com o Macaé por 1 a 1, mas como venceu a partida de ida por 5 a 3, ficou com a vaga na Série B.
O jogo Como aconteceu no jogo de ida, os times começaram o jogo muito aplicado na marcação. Os dois lados estavam cometendo muitas faltas e diminuindo os espaços, com isto, poucas jogadas ofensivas foram criadas, deixando o jogo chato e muito fraco tecnicamente. Mas, diferente do primeiro jogo, o Treze tinha a vantagem de jogar por um empate, por isso, tentava ao máximo parar o jogo.
O Vila, que precisava do resultado, tinha mais possse de bola, tentava, mas não conseguia furar as duas linhas de quatro armadas pelo técnico Luciano silva. Com isto, o Tigre abusava dos cruzamentos da intermediária, que na metade inicial não estava funcionando.
No entanto, aos 42 minutos, a bola foi alçada na medida para Frontini. Ele subiu sozinho no meio da área e testou para o fundo das redes, levando ao delírio no Serra Dourada, que estava completamente lotado pelos torcedores goianos.
O Vila Nova voltou mais ofensivo para o segundo tempo e criou várias oportunidades. Após ampliar o marcador, o Vila jogou com o inteligência e segurou o placar.
“Cozinhamos o galo”, disse o lateral do Vila Tiago Cametá, em tom de provocação ao término da partida. Um dos fatores que prejudicou o desempenho da equipe paraibana, foi a grande dimensão do campo do Serra Dourada: “Faltou fôlego e mais atrevimento ao Treze!”, disse o comentarista Duílio da TV Brasil ao término do jogo.
Agora o Treze terá um adversário histórico na Série C 2014: O Botafogo de João Pessoa que decide o título da Série D contra o Juventude (RS) no próximo domingo em João Pessoa.
O ano de 2013 foi histórico para o futebol paraibano: o título da Copa do Nordeste por parte do Campinense, o acesso do Botafogo para a Série C e o Treze que mesmo com uma temporada de altos e baixos, com mudança de treinador e protestos da torcida na metade da Série C e que por pouco não conquistou o acesso histórico.
PB Agora