Um estudo liderado pelo Dr. Ankur Vyas, pesquisador da Universidade de Iowa (Estados Unidos), demonstrou que mulheres menopausadas que consumiram dois ou mais refrigerantes dietéticos por dia apresentaram um risco relativo 30% maior de sofrer um evento cardiovascular, e 50% maior de morrer de doença cardiovascular, quando comparadas com as mulheres que nunca, ou raramente, consumiam bebidas dietéticas.
Um total de 59.614 mulheres que participaram do Women’s Health Initiative Observational Study, com uma idade média de 62,8 anos e sem história de doença cardiovascular no início do estudo, foram acompanhadas por cerca de 8,7 anos. O desfecho cardiovascular primário (infarto do miocárdio ou morte cardíaca) ocorreu em 8,5% das mulheres que consumiram dois ou mais refrigerantes dietéticos por dia, em comparação com apenas 6,8% das mulheres que consumiram até quatro refrigerantes dietéticos por semana.
“Precisamos de mais estudos para estabelecer a relação entre o consumo de refrigerantes dietéticos e doenças cardiovasculares”, disse o Dr. Vyas. Alguns estudos prévios demonstraram uma associação entre o consumo de refrigerantes dietéticos e desenvolvimento de Síndrome Metabólica e Diabetes do tipo 2.
PbHoje