Ação faz parte do PSE (Programa de Saúde na Escola)
As Secretarias de Educação e Saúde através da Coordenação do Programa Saúde na Escola (PSE) realizou palestras educativas nas escolas e creches do município, ao qual abordava a temática: “Verminose”, uma doença que acomete crianças e adultos. As palestras foram destinadas as crianças da rede do ensino infantil do município, onde estes estão mais susceptíveis a desenvolverem verminoses. As Coordenadoras do PSE Heloísa Helena (Saúde) e Malourd Nóbrega (Educação) foram responsáveis pela organização e fornecendo todo o material ao qual seria abordado durante as palestras.
Verminose é uma doença causada por agentes específicos, chamados de parasitas, que vivem no intestino do hospedeiro. Constitui-se como uma patologia rotineira, difícil de controlar pelos órgãos públicos. Acomete de diversas formas crianças e adultos, de ambos os sexos, a todas as classes, tanto na zona rural quanto na zona urbana. As verminoses mais frequentes são: ascaridíase (lombrigas), teníase (solitária), oxiúrus e ancilostomose (amarelão). Os principais sintomas relacionados com as verminoses são: enjoo, mau humor no infante, dores na região da barriga, anemia, perda de peso, falta do apetite, prisão de ventre, tonturas, vômitos, diarreia com ou sem sangue presente. Para a prevenção contra a respectiva patologia, medidas simples do nosso cotidiano são suficientemente aceitas, tais como: lavar as mãos antes e após cada refeição, lavar as mãos após ter ido ao banheiro, não andar descalço, usar roupas limpas, não tomar banho em águas paradas, lavar frutas e verduras antes do consumo, cortar as unhas, beber somente água filtrada, fervida ou com o hipoclorito, comer carnes bem passadas e cozidas, entre outras formas.
Na verdade, a conscientização da comunidade para com a higiene seria a maneira mais eficaz de prevenir e combater esta patologia, como também o controle de qualidade nos restaurantes, escolas, lanchonetes, agricultura e tudo que se dirija a rede de comercialização de comida e água.
As palestras ficaram sob a responsabilidade dos profissionais da Atenção Básica (PSF), que com o apoio dos profissionais de Educação, realizaram um ótimo trabalho de alerta a este tipo de doença e incentivo à prevenção e combate da mesma. Sendo o material em forma de “informativo informal”, um material mais descontraído com ilustrações e ao mesmo tempo sem perder o foco do objetivo principal do contexto.
As Coordenadoras do PSE da Saúde e Educação respectivamente agradecem ao empenho dos demais que colaboraram para que se fizesse possível esta ação no nosso município, agradecimento indispensável ao Secretaria de Saúde, à Secretaria de Educação, ao Prefeitura Municipal, aos diretores das escolas e creches aos quais nos receberam com toda a atenção possível.
ASCOM – Equipe de Saúde