Com a presença de centenas de motociclistas de Campina Grande e cidades vizinhas, foi aberta na tarde deste sábado (29), em Campina Grande, a festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Campina. A abertura foi marcada com a realização da I Moto Romaria, evento que, este ano, ganha espaço na programação da festa dedicada à padroeira da cidade.
A concentração da I Moto Romaria ocorreu no final da tarde, em frente ao Hospital Regional de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes. No local, os fiéis e motociclistas de diversos segmentos da cidade se reuniram para rezar um terço à Virgem Maria, oferecido a pacientes internados na Ala Vermelha do Hospital Regional, vitimados por acidentes envolvendo motos.
De acordo com o Padre Luciano Guedes da Silva, pároco da Catedral, que esteve presente na I Moto Romaria, o terço foi rezado também por todos os que utilizam motos na cidade. “Bom que estejamos aqui, todos, rezando, por esta violência que ocorre no trânsito. Peçamos a Deus eu nos ilumine para uma convivência harmoniosa no trânsito em nossa cidade”, disse o pároco.
Calendário oficial
Após o terço, Pe Luciano confirmou que o sucesso da I Moto Romaria justifica a inserção do evento no calendário da festa da padroeira de Campina Grande.
“Que bom termos aqui uma grande quantidade de motociclistas e podemos garantir que, de forma definitiva, esta Moto Romaria estará presente na festa de Nossa Senhora da Conceição. Esta é a apenas a primeira de muitas outras que virão”.
Durante o terço, os motociclistas fizeram uma visita à Ala Vermelha do hospital, que recebe pacientes vitimados por motos. Depois, saíram em romaria, acompanhando a imagem de Nossa Senhora da Conceição, do Regional até a Catedral, no centro da cidade. No meio do caminho, a romaria fez uma parada no Hospital Antônio Targino, que também atende pacientes vitimados por moto, para rezar uma Ave Maria.
No início da noite, a I Moto Romaria chegou à Catedral, onde uma Missa celebrada pelo padre Luciano marcou a abertura oficial da programação. A Festa da Padroeira prosseguirá até o dia 08 de dezembro, dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição, sempre com celebrações à noite, comandadas por padres de outras paróquias da Diocese. A cada noite, após a celebração, haverá festa no pavilhão, montado no pátio, ao lado da Catedral, com comidas típicas e atrações musicais diversas.
No dia 8 de dezembro, Dia da Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a Catedral realizará a Missa da Alvorada, às 7h, celebrada pelo padre Luciano Guedes; o Café com Maria, às 8h; a Missa Solene, às 10h, celebrada pelo Bispo Dom Delson; o Ofício da Imaculada Conceição, às 15h; a Procissão, às 16h; e a Missa de encerramento no Parque do Povo, às 17h, celebrada pelo Bispo Dom Delson.
ParaíbaOnline