segunda-feira, julho 14, 2025
spot_imgspot_img
HomeDestaqueGAROTO JOÃO PEDRO SERÁ SEPULTADO ÀS 10 HORAS NO CEMITÉRIO DE INGÁ...

GAROTO JOÃO PEDRO SERÁ SEPULTADO ÀS 10 HORAS NO CEMITÉRIO DE INGÁ NESTA SEXTA (20)

A família do menor João Pedro, falecido nesta quarta-feira no Hospital Universitário em Campina Grande, comunica que seu corpo está sendo velado em Gameleira e seu sepultamento será realizado às 10 horas no cemitério público de Inga.
A familiares e amigos agradecem as doações e orações realizadas pela saúde de João Pedro.
Deus há de confortar a todos.

RELEMBRANDO O CASO

Um verdadeiro drama enfrentou o casal José Roberto da Silva Matias e Eliane Borges de Lima, residente em Gameleira, município de Ingá. Seu filho, João Pedro Borges Matias, com apenas três anos de idade, foi diagnosticado com uma doença rara em humanos, a Síndrome de Chediak-higashi, neutropênico, imunodeficiente.

A doença é popularmente conhecida como Síndrome do Cabelo Prateado, na qual a pessoa é acometida de uma enfermidade parecida com envelhecimento precoce, onde os cabelos começam a ficar com uma coloração prateada, mãos e pés crescem de tamanho, e a imunidade baixa podendo ser contaminado por qualquer vírus.

João Pedro estava internado no isolamento do HU em Campina Grande, em razão de ter contraído um pneumonia sendo acompanhado diariamente pelos pais e equipe médica.

ASSISTÊNCIA

 O conhecimento e primeiro contato com o problema vivido por João Pedro foi através do técnico em enfermagem e suplente de vereador, Elias Balbino da Silva, atual Diretor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde. Elias encontrou o pai da criança desesperado e desde então ofereceu toda assistência médica necessária, através da secretaria do município, tendo levado o caso ao conhecimento direto do prefeito Manoel da Lenha também se empenhou pessoalmente dando assistência financeira ao casal, uma vez que são agricultores e tiveram de largar tudo para se dedicar exclusivamente à assistência ao filho.

JOÃO PEDRO

A ESPERANÇA

A esperança de cura estava num transplante de medula e João Pedro corria contra o tempo, quanto mais cedo se realizasse melhor para evitar o contágio por doenças oportunistas. O quadro de João Pedro foi acompanhado pela Dra. Andreza, tendo a direção do HU conseguido uma vaga para realização do procedimento no Hospital das Clínicas em Curitiba, Estado do Paraná. Familiares de João Pedro fizeram coleta de material para verificar se havia compatibilidade para realização do transplante. Infelizmente nenhum membro da família era compatível. O procedimento seria realizado pelo SUS. Após isso, foram feitas campanhas de doação de sangue, inclusive no Ingá através de equipe do hemocentro bem como pela equipe de voluntários do grupo Doe Sangue, sendo uma das participantes mais ativas, a ingaense Monike. Milhares de pessoas doaram sangue, mas infelizmente não foi encontrado nenhum compatível. A última esperança estava num irmãozinho que estava para nascer. Sua mãe estava grávida e as chances de compatibilidade eram maiores. O irmãozinho nasceu recentemente, porém, João Pedro não resistiu a uma doença oportunista e veio a falecer antes de saber se seu irmão seria compatível para salvar sua vida.

FÉ E LEMBRANÇA

Em 31 de janeiro de 2014 a médica liberou por pouco tempo a saída de João Pedro para receber o batismo dentro do próprio hospital, celebrado pelo Diácono Rômulo, com a presença dos pais, João Roberto e Eliane, padrinhos, Elias, Elivete e Maria do Socorro, tendo a presença também da primeira dama, Adjane Valeriano, que vinha ajudando a família. Ao final João Pedro recebeu presentes dos padrinhos e brincou um pouco com os coleguinhas e primos.

A1

Foram louváveis todas os apoios e tentativas de salvar João Pedro. Nós do IngaCidadao acompanhamos o caso desde o início e lamentamos profundamente seu triste desfecho, mas ficamos na lembrança com as imagens dos bons momentos que vivemos com João Pedro e família. Deus conforte e abençoe a todos

Fotos: Leosmar

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress