SÃO SEBASTIÃO, O MÁRTIR CRISTÃO MORTO À FLECHADAS PELOS ROMANOS
O dia 20 de janeiro é dedicado a São Sebastião (soldado romano, que virou mártir entre os cristãos no ano 283 Dc), que é o santo padroeiro de diversos municípios brasileiras, inclusive a cidade do Rio de Janeiro, que leva seu nome, São Sebastião do Rio de Janeiro, sendo comemorado com feriado municipal. A paróquia de Riachão do Bacamarte, cidade do agreste paraibano, desde a época que ainda era distrito de Ingá, também adotou o São Sebastião como santo padroeiro do lugar e celebrado pela igreja com missas, procissão e encenações, fazendo parte das festividades religiosas.

PADROEIRO DE RIACHÃO DO BACAMARTE
Como é típico das cidades interioranas do nordeste, faz parte também da cultura popular do município de Riachão do Bacamarte, a comemoração em praça pública com parques de diversão e shows de bandas que atraem milhares de pessoas das cidades circunvizinhas, principalmente a juventude, bem como é um momento tradicional de reencontro de familiares e conterrâneos que moram fora e retornam nesta data festiva.
PREFEITO GORDO AMARAL: ENTRE A FESTA E A RESPONSABILIDADE
Tradicionalmente a prefeitura investe na festa popular com a contratação de bandas, palco, iluminação, segurança, enfim, banca toda estrutura e organização do evento. Este ano devido as circunstancias administrativas classificadas como desastrosas pelo recém empossado prefeito Gordo Amaral, cujos os poucos recursos disponíveis terão como prioridade o pagamento dos salários atrasados do funcionalismo municipal. “Seria como ver um pai de família gastando na farra, tendo seus filhos passando fome. Jamais cometerei uma irresponsabilidade dessa” – comparou o prefeito Gordo Amaral, consultado sobre o assunto por telefonema.
GORDO RESPONDE ÀS CRÍTICAS: “FAREI AS COISAS CORRETAS, COM RESPONSABILIDADE E MANTENDO MEU NOME LIMPO”
Cobrado por alguns sobre a não realização da festa pela prefeitura, o prefeito Gordo Amaral destacou o fato de que a prefeitura de Riachão, segundo sua análise, recebeu mais de 2 milhões de reais no mês de dezembro e não pagou sequer o décimo terceiro dos funcionários. “É por irresponsabilidades como esta que o prefeito anterior cumpre pena domiciliar por condenação na justiça. Sou responsável e não seguirei por esse caminho, farei as coisas de forma correta e mantendo meu nome limpo que me deu direito de ser candidato, fui eleito, assumi e vou botar a casa em ordem, se Deus quiser, com ajuda de minha equipe e o povo de Riachão. Nossa decisão foi correta e responsável” – concluiu o prefeito, reafirmando o que havia dito em seu discurso de posse.
‘O SÃO SEBASTIÃO’ NÃO PASSOU EM BRANCO
Diante deste cenário a prefeitura não teve condições de patrocinar a festa, porém, a data não passou em branco. Com sua visão empreendedora, o jovem microempresário Lano contratou o Show do cantor de todos os ritmos, Carlinhos Dantas, ao lado de sua barraca Noite Luminosa e o povão festeiro de toda região compareceu em massa, surpreendendo e superando as expectativas. Inclusive contando com a presença do prefeito Gordo Amaral, o vice Luis, vereadores como Marcelo França e familiares.
A equipe da TV Agora Paraíba marcou presença cobrindo o evento. Veja como foi a festa através da animada cobertura de Levy Oliveira (clique aqui)
Inga Cidadao



