PROJETO INÉDITO NA REGIÃO
Na 18ª sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (09), a Câmara Municipal de Serra Redonda aprovou por unanimidade um inédito projeto na região. Trata-se do Projeto de Lei de autoria do vereador José Wilson, presidente da casa legislativa, cujo o teor obriga o poder executivo municipal a responder as indicações (requerimentos) enviadas pelos vereadores que compõem a casa legislativa Biu Pinheiro.
JUSTIFICATIVA: TEMOS QUE DAR RESPOSTA AO POVO
O autor justificou o projeto em razão de que os vereadores são cobrados pela população e precisa de uma resposta destes em respeito aos próprios cidadãos, como por exemplo a construção de duas lombadas na rua Miguel Veríssimo da Silva, indicadas pelo presidente nesta mesma sessão. “Já que a lei não permite obrigar a executar a indicação, que pelo menos que o executivo dê uma resposta se vai fazer ou senão vai, dizer o porquê ” – Concluiu o presidente Wilson.
DIA DO EVANGÉLICO E FOLGA ANUAL PARA O SERVIDOR MUNICIPAL
O presidente também apresentou mais dois Projetos de Lei, um que trata da criação do Dia Municipal do Evangélico e outro que institui uma folga anual para o servidor público municipal no dia de seu aniversário. Ambos os projetos foram enviados para tramitar na Comissão de Legislação, Justiça e Redação, que recebeu também o Projeto de Resolução que cria o Diário Oficial Eletrônico do Poder Legislativo Municipal, para analisar e apresentar parecer dentro do prazo estabelecido pelo regimento.
PEDIDO DE INFORMAÇÃO
Já o vereador Lima (PSL) apresentou um Pedido de Informação ao prefeito Danilo sobre os valores gastos no evento carnavalesco 2017, incluindo licitações e possíveis receitas com parcerias.
PROJETOS DO EXECUTIVO APROVADOS
Três projetos enviados pelo prefeito Danilo José Andrade de Oliveira foram aprovados por unanimidade, os quais tratam dos seguintes temas:
– Altera lei anterior e cria o Semas
– Altera lei anterior, e dispõe sobre critérios de concessões de benefícios eventuais a vulneráveis e situação de calamidades, entre outros.
– Dispõe sobre o Suas do município.
DEBATES ACALORADOS: “PAU QUE BATE CHICO, BATE EM FRANCISCO”
Oposição e situação discutiram problemas e soluções de diversos temas como, pagamento da folha em dia, estradas, bolsa família, iluminação pública, reforma do mercado e banheiros químicos, entre outros. As posições se inverteram, quem era situação virou oposição, quem era pedra virou vidraça e vice e versa, e como frisou o vereador Dé Danda (PT DO B): “Pau que bate em Chico Bate em Francisco” – frisou o vereador lembrando de situações passadas.
Nos debates acalorados é de ressaltar a atuação do vereador Cleyton Lira (PSD), atuando como líder do governo, na defesa da gestão do prefeito Danilo, não deixando nada sem resposta, e quando não tem, vai em busca.
PALANQUE ARMADO
Durante a segunda parte da sessão, a oposição alfineta os vereadores da situação cobrando medidas e soluções neste curto espaço de oito meses da atual gestão, enquanto a situação constrange os vereadores da oposição lembrando que “eles querem que Danilo faça em oito meses o que eles não fizeram em oito anos”, e ambos os lados se acusam de continuar com o palanque armado. Que tal desarmar-se os dois ?
BOM NÍVEL
Mesmo nos embates mais acalorados, vale destacar o bom nível de entendimento, oratória e conduta regimental dos vereadores de Serra Redonda, incentivados pela presença de bom público nas galerias da Câmara Municipal e participação ao vivo pela internet. É a democracia funcionando em sua plenitude.
Inga Cidadão



