A construtora responsável pelo serviço de automação no açude Epitácio Pessoa, conhecido como Boqueirão, no Cariri paraibano, realizou, na tarde desta sexta-feira (02), os testes nas comportas da barragem, que deverá levar água para Acauã.
Ao Portal MaisPB, o presidente da Agência de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), João Fernandes, explicou que ainda não existe autorização da Agência Nacional das Águas (ANA) para a abertura total do açude e que o acontecimento seria apenas uma eventualidade da empresa.
O gestor acrescentou que uma verificação estava marcada para o próximo dia 8, porém, ainda depende da aprovação de uma resolução autorizando a abertura das comportas enviada à ANA. Portanto, era pouco provável que este teste fosse antecipado.
O objetivo do pedido é que a água saia de Boqueirão e, pelo Rio Paraíba, chegue até o açude de Acauã, o que garantirá o abastecimento de 14 cidades paraibanas.
João Fernandes adiantou que a partir da próxima segunda-feira (05) irá verificar o andamento do pedido para ter uma previsão de quando a água chegaria até Acauã.
MaisPB