Volume desviado representa 39% da energia distribuída na cidade, diz Energisa.
Cinco pessoas foram presas em uma ação contra “gatos” de energia na cidade de Coremas, no Sertão paraibano, nesta terça-feira (15). Segundo o gerente do Departamento de Combate a Perdas da Energisa, Felipe Costa, o volume desviado representa 39% da energia distribuída na cidade, o que seria suficiente para atender 5.800 unidades consumidoras durante o ano.
De acordo com a assessoria da Energisa, o mutirão de fiscalização na região conta com o trabalho de 16 equipes, além do apoio da Polícia Civil e do Instituto de Polícia Científica (IPC), e deve durar até o fim do mês.
A Energisa afirma que o furto de energia causa prejuízo de R$ 19 milhões em arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o estado. O furto de energia é crime tipificado no Art. 155 do Código Penal e o responsável pode ser condenado a até 8 anos de cadeia.
A assessoria da concessionária de energia informou que o cliente pode denunciar o crime pelo telefone 0800 083 0196, aplicativo Energia on ou pelo site da Energisa e ainda pelas redes sociais.