O turista que chega a João Pessoa tem grande probabilidade de ser tratado com satisfação pelo pessoense. É o que a pesquisa do Instituto Click de Pesquisa (ICP) descobriu. Para ferver ainda mais a alta estação, o ClickPB traz em primeira mão os dados da consulta. Segundo os dados levantados pela pesquisa, 78,7% dos que vivem na cidade aprovam o crescimento turístico que a capital paraibana vivencia atualmente.
De acordo com a consulta, que ouviu 400 moradores da cidade, cerca de 44,2% APROVAM TOTALMENTE, e outros 34,5% APROVAM PARCIALMENTE o desenvolvimento turístico que João Pessoa tem tido. Segundo o levantamento, realizado entre os dias 5 e 22 de novembro de 2025, apenas 5,0% DESAPROVAM TOTALMENTE o crescimento do turismo em João Pessoa.
Para 54,3% dos entrevistados que moram em João Pessoa, este crescimento tem melhorado a cidade em vários aspectos. Para 32,5%, inclusive, tem MELHORADO UM POUCO e 21,8% informaram que tem MELHORADO MUITO. De acordo com a pesquisa, 23,3% dos moradores entrevistados afirmaram que o avanço da atividade turística contribuiu para piorar a cidade, sendo 15,1% considerando que PIOROU UM POUCO e 8,2% que PIOROU MUITO.
Aumento do trânsito é o ponto mais negativo
Para maioria dos entrevistados, a intensificação do trânsito é o impacto mais negativo gerado pelo aumento de circulação de turistas na cidade. Aumento do trânsito foi o item mais citados nas perguntas de respostas múltiplas. Os resultados da pesquisa mostram que 24,5% dos moradores consultados apontaram o aumento do trânsito como maior problema numa João Pessoa que amplia sua visitação turística a cada ano.
A elevação do custo de vida (19,0%) e o Aumento da Violência (20,4%) vem na sequência dos mais citados na lista da impactos negativos do crescimento turístico, o que supõe atenção das gestões públicas para procurar desenvolver políticas públicas que possam atenuar os efeitos deste nova realidade.
O Instituto Click de Pesquisas realizou uma consulta ampla ainda sobre a percepção da população sobre segurança pública, efeitos do turismo e limpeza urbana. Além dos 400 moradores, o ICP também ouviu 120 turistas no período da pesquisa. Todos os dados da pesquisa poderão ser conferidos em breve no portal ClickPB e ainda em nossas redes sociais.
ClickPB






