Um grupo de ciclistas se mobilizam, nesta quinta-feira (9), em protesto após 1 ano da morte de Diego Monteiro, atropelado na PB-008, em João Pessoa. Como trouxe o ClickPB, Diego estava na faixa exclusiva, no dia 9 de janeiro de 2025, quando foi atingido por um carro. O motorista fugiu sem prestar socorro.
O ato pacífico reúne familiares e amigos em pelotão de ciclistas, com saída do posto de combustíveis localizado na entrada do bairro da Penha até o local do atropelamento, onde um memorial foi construído em homenagem a Diego, às margens da rodovia estadual.
Os ciclistas cobram celeridade no processo, que já teve inquérito concluído. Eles também apontam que não houve instalação de radar de velocidade na área, fiscalização ou renovação da pintura.
O grupo ainda ponta retrocesso e mais insegurança após reformas que apagaram as faixas preferenciais.
Foto: Clilson Júnior
A viúva de Diego, Juliana Silvino, que estava grávida de quatro meses quando ocorreu o atropelamento, também esteve presente na concentração e falou sobre o marido. “Meu esposo saiu de casa para fazer o que ele mais amava, andar de bike”, disse
Foto: Clilson Júnior
Na época, Diego Monteiro passou por procedimentos médicos de emergência, ficou internado em estado grave, passou por cirurgia, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu em seguida.
Militares atingidos descrevem dor extrema, sangramentos e incapacidade imediata após emprego de tecnologia não letal.
Durante a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro, forças dos Estados Unidos teriam empregado, pela primeira vez em combate, uma arma experimental baseada em energia sonora, segundo relatos divulgados pelo site britânico Metro.
O equipamento é conhecido como Active Denial System (ADS) e é capaz de provocar dor intensa sem o uso de projéteis ou explosivos convencionais.
De acordo com a reportagem, guardas que estavam de serviço no momento da ação relataram que soldados norte-americanos “lançaram algo” que produziu uma onda sonora extremamente intensa. Um deles afirmou que a sensação foi semelhante a ter a cabeça “explodindo por dentro”, seguida de sangramento nasal, vômitos com sangue e incapacidade de permanecer em pé após o impacto.
O ADS funciona por meio da emissão de ondas de energia superficiais que atingem o corpo humano e geram dor imediata. Mark Cancian, conselheiro sênior do programa de segurança internacional do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), explicou à revista Popular Science que o efeito não consiste em queimar a pele, mas em induzir uma sensação aguda de sofrimento que força a pessoa a se afastar da área atingida.
Segundo Cancian, quando o alvo sai da linha de ação do feixe, os sintomas cessam rapidamente e não costumam deixar marcas visíveis, como queimaduras ou ferimentos externos. Por isso, o sistema é classificado pelo Departamento de Defesa dos EUA como uma arma “não letal”, projetada para dispersar multidões ou neutralizar adversários com menor risco de mortes.
Embora o Exército norte-americano já tenha testado e utilizado armas de energia em outras situações, esta teria sido a primeira vez que o ADS foi empregado em um cenário de combate real. Normalmente, o equipamento é montado sobre veículos militares e apresentado como uma alternativa para reduzir danos colaterais.
Tecnologias semelhantes já foram usadas por outros países. Em 2020, tropas chinesas teriam recorrido a um dispositivo eletromagnético para forçar a retirada de soldados indianos na região do Himalaia, aquecendo a pele dos alvos por meio de pulsos de radiação, sem disparar tiros, segundo relato de um professor da Universidade Renmin, em Pequim.
Existem especulações de que armas de energia direcionada possam estar relacionadas à chamada “Síndrome de Havana”, que afetou diplomatas e funcionários dos EUA na capital cubana a partir de 2016. Os sintomas incluem vertigem, dores de cabeça, problemas cognitivos e sensação de pressão no crânio, tendo a energia eletromagnética pulsada sido considerada uma causa plausível por um estudo da Academia Nacional de Ciências em 2020.
Autoridades de inteligência norte-americanas negam envolvimento estrangeiro nos casos da síndrome, embora investigações jornalísticas tenham apontado suspeitas sobre a Rússia, acusações rejeitadas oficialmente pelo Kremlin.
Polícia Militar foi acionada após denúncias de um tiroteio em uma região chamado “Beira da linha”
Uma cabeça humana foi encontrada e um homem foi morto em tiroteio durante perseguição, na noite dessa terça-feira (13), no Alto do Mateus, em João Pessoa.
A tropa do Choque, da Polícia Militar, foi acionado após denúncias de um tiroteio em uma região chamado “Beira da linha”. No local, encontraram um grupo de homens que estavam armados.
Em fuga, os homens correram mata adentro e abandonaram uma cabeça humana, além de um facão ensanguentado.
Os suspeitos trocaram tiro com a polícia e, durante o tiroteio, um jovem de 21 anos foi baleado. Ele foi socorrido e levado para o Hospital de Trauma de João Pessoa, mas não resistiu aos ferimentos.
A polícia segue com as buscas para localizar o restante do corpo.
Empresário Daniel Vorcaro foi preso na primeira fase da operação Compliance Zero, em novembro de 2025.
A PF (Polícia Federal) faz buscas, na manhã desta quarta-feira (14), em endereços ligados a Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e parentes. O banqueiro é alvo da segunda fase da operação Compliance Zero.
A operação combate a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras que integram o SFN (Sistema Financeiro Nacional). Estão sendo investigados os crimes de gestão fraudulenta, organização criminosa, manipulação de mercados e lavagem de capitais.
Agentes da PF cumprem 42 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. As medidas foram determinadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que também autorizou o sequestro e bloqueio de bens e valores que superam R$ 5,7 bilhões.
Vorcaro foi preso em novembro de 2025, durante a primeira fase da operação. O empresário estava no Aeroporto de Internacional de Guarulhos, onde embarcaria para Dubai para fechar negócios.
Um dia depois de ter sido deflagrada a primeira fase, o BC (Banco Central) decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master. Na ocasião, a autoridade monetária informou que a decisão foi motivada por “grave crise de liquidez” e “graves violações” às normas do SFN.
O governador João Azevêdo irá entregar, nesta quarta-feira (14), o prêmio dos vencedores do Professor Nota 1000 e Escola Nota 1000. A premiação acontece às 9h, na Sala de Concertos do Espaço Cultural, em João Pessoa.
Conforme observou o ClickPB, 3.307 professores e 229 escolas da Rede Estadual de Ensino foram contemplados.
Com investimento superior a R$ 56 milhões, a premiação tem impacto direto em 6.598 profissionais e colaboradores das escolas.
Prêmio Professor Nota 1000
Reconhece os professores, em efetivo exercício, que desenvolveram práticas pedagógicas inovadoras, alinhadas às diretrizes curriculares e baseadas em evidências educacionais.
Instituído em maio de 2025, o prêmio equivale a uma remuneração mensal.
Prêmio Escola Nota 1000
Destinado às unidades escolares que demonstraram resultados positivos na aprendizagem, no fluxo escolar, no planejamento pedagógico, na participação em avaliações institucionais e na organização administrativa.
Os servidores das escolas premiadas receberão premiação correspondente à remuneração.
A Prefeitura de Serra Redonda segue avançando com importantes investimentos em infraestrutura, reforçando o compromisso com o desenvolvimento do município e a melhoria da qualidade de vida da população.
A Escola Cidadã Integral Técnica (ECITE) Luís Gonzaga Burity foi contemplada com o Prêmio Escola Nota Mil, iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), que reconhece escolas da rede pública estadual de ensino com desempenho alinhado aos critérios pedagógicos, administrativos e de gestão definidos em edital.
A premiação decorre do processo avaliativo regulamentado pelo Edital do Prêmio Escola Nota Mil, que considera a execução de projetos pedagógicos, a apresentação de relatórios de resultados, o cumprimento das exigências administrativas e evidências de impacto na aprendizagem, na equidade educacional e na permanência dos estudantes.
A unidade escolar participou do certame com o projeto “Ninguém fica para trás: recomposição e equidade no ensino”, desenvolvido em consonância com as diretrizes da Secretaria de Estado da Educação voltadas à recomposição das aprendizagens e ao enfrentamento das desigualdades educacionais.
A ECIT Luís Gonzaga Burity integra o modelo Escola Cidadã Integral, adotado pela rede estadual da Paraíba, que associa ensino regular à formação técnica, com jornada ampliada e práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento integral dos estudantes.
A escola é vinculada à 12ª Gerência Regional de Educação (12ª GRE) e integra a Rede Pública Estadual de Ensino da Paraíba. Atualmente, a instituição é dirigida pela gestora escolar Maria Isabella Macêdo Santiago Dias e conta com a atuação da coordenadora pedagógica Tatiane Cândido, responsáveis pela condução administrativa e pedagógica da unidade.
O Prêmio Escola Nota Mil tem como finalidade reconhecer e valorizar escolas públicas estaduais que apresentem resultados consistentes e práticas alinhadas às políticas educacionais da Secretaria de Estado da Educação, conforme os critérios estabelecidos em edital.
A gestão municipal de Riachão do Bacamarte recebeu, nesta terça-feira (13), a visita institucional de representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em um encontro voltado ao fortalecimento das parcerias e à apresentação dos números e ações desenvolvidas pelo banco no município e em toda a região.
Após um recorde histórico de 2,9 milhões de requerimentos à espera de uma resposta, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) publicou nesta terça-feira (13) novas regras para reduzir a fila de análise dos pedidos. A estratégia é temporária e busca uma redução de 10% da carga até o fim de janeiro.
A portaria, disponível no Diário Oficial da União, cria regras excepcionais e temporárias para aplicação ao Programa de Gerenciamento de Benefícios e ao Pagamento Extraordinário do Programa de Gerenciamento de Benefícios, que compõem o INSS.
A estratégia é criar filas extraordinárias para os casos listados. As filas serão administradas pela Diretoria de Tecnologia da Informação do INSS junto às Superintendências Regionais.
O reconhecimento inicial de direito, fase de confirmação do cumprimento de requisitos do beneficiado, passa a valer em dois casos: salário-maternidade urbano e aposentadoria por idade urbana.
Também, em âmbito nacional, serão criadas filas para benefícios por incapacidade pré e pós-perícia e reavaliação da superação de renda do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Orientações para servidores
A partir de agora, servidores do órgão ficam impedidos de “puxar” novas tarefas nas filas extraordinárias após atingir limite diário, que pode ocorrer de três maneiras:
seis tarefas (tarefa principal e subtarefa) na fila RID
dez tarefas (tarefa principal e subtarefa) na fila de Benefícios por Incapacidade Pré e Pós-Perícia
seis tarefas (tarefa principal e subtarefa) na fila de reavaliação do BPC.
A regra não vale em caso de atividades relativas ao atendimento das agendas de Avaliação Social, dada a natureza de seu serviço.
No caso de servidores com quinze tarefas com status ‘pendente’ e sem subtarefa pendente no acervo individual, não será possível “puxar” novas tarefas na fila extraordinária do PGB.
Participantes do PGB com débito em razão de participação em greve terão até 50% da produção no programa redirecionados para compensação de saldo na equivalência da pontuação.
Defesa do casal afirmou que, apesar da decisão, julgamento do habeas corpus pedindo o relaxamento da prisão, deve ocorrer nos próximos dias.
Uma decisão do desembargador João Benedito, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), manteve a prisão do influenciador Hytalo Santos e do marido, Israel Natã Vicente.
A defesa do casal afirmou que a decisão negou uma liminar, que seria uma decisão provisória, pedindo a soltura do casal. No entanto, o julgamento do habeas corpus pedindo o relaxamento da prisão, deve ocorrer nos próximos dias, segundo os advogados.
Além da prisão preventiva, a Justiça também determinou medidas preventivas contra o casal, como a proibição de entrar em contato com menores de idade e suspensão da monetização dos conteúdos produzidos pelo casal nas redes sociais.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.