Início Site

João Azevêdo se reúne com presidente do Vila Galé para instalação de hotel no Centro Histórico

0

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta quinta-feira (22), no Palácio dos Despachos, em João Pessoa, com o presidente do Vila Galé, Jorge Rebelo, ocasião em foram discutidas parcerias para a instalação de um hotel do Grupo português no Centro Histórico da Capital, no antigo Colégio Diocesano Pio XII.

Antes da reunião, o governador e o presidente do Vila Galé visitaram o local onde deverá ser instalado o empreendimento, que representará mais um grande passo na revitalização do Centro Histórico pessoense — o grupo hoteleiro, além de Portugal, está presente na Espanha e Cuba. No Brasil, em estados como Rio de Janeiro, Fortaleza e Pernambuco. Também visitaram a Igreja de São Francisco.

Durante a reunião, que contou com a presença de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), João Azevêdo destacou a disposição do Governo da Paraíba em ter o primeiro hotel do Grupo Vila Galé no Estado. “É uma grande alegria receber a visita de Jorge Rebelo, que sempre se mostrou atencioso com a Paraíba. Esse encontro foi um momento em que discutimos mais um projeto promissor para João Pessoa e a Paraíba como um todo, que vai gerar renda e emprego, indo também na direção daquilo que queremos, que é reocupar e dar vida ao nosso Centro Histórico”, acrescentou.

O presidente do Vila Galé classificou o encontro com o governador João Azevêdo como extremamente positivo. “Foi uma reunião muito proveitosa, e também temos um grande interesse em instalar nosso empreendimento no Centro Histórico de João Pessoa. Nosso grupo tem um grande carinho por Centros Históricos”, disse Jorge Rebelo.

A reunião foi acompanhada, ainda, por Deusdete Queiroga, secretário de Estado da Infraestrutura e Recursos Hídricos (SEIRH); e Rômulo Polari, presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep).

Representantes da Arquidiocese da Paraíba, como o bispo auxiliar Dom Alcivam, que representou o arcebispo Dom Manoel Delson, e o padre Marcondes Meneses, presidente do Centro Cultural São Francisco, também participaram.

Parlamento PB

Gestão Kelven Cabral promove melhorias e revitaliza a sede da Câmara de Riachão do Bacamarte

0

A Câmara Municipal de Riachão do Bacamarte vem passando por um importante processo de requalificação estrutural e modernização sob a presidência do vereador Kelven Cabral. As ações têm como objetivo oferecer melhores condições de trabalho aos parlamentares e servidores, além de proporcionar mais conforto, acessibilidade e qualidade no atendimento à população.

Câmera e cocaína: como foi a prisão de empresário homicida na praia

0

Foram apreendidos junto com o empresário paulista Sérgio Nahas, de 61 anos, 13 pinos de cocaína, três celulares e um veículo Audi. Ele foi preso pela Polícia Militar da Bahia após ser reconhecido pelo sistema de monitoramento de câmeras, da Praia do Forte, litoral do estado nordestino, mais de 23 anos após ter matado a esposa, Fernanda Orfali.

O crime aconteceu em 2002 dentro de um apartamento no bairro de Higienópolis, na região central de São Paulo. Fernanda tinha 28 anos na época.

Câmera e cocaína: como foi a prisão de empresário homicida na praia - destaque galeria
3 imagens

Empresário teria matado a mulher após ela descobrir sobre uso de cocaína e relações com travestis

Sérgio Nahas, condenado a 8 anos e 2 meses de prisão por matar a esposa

Nahas foi submetido a audiência de custódia, no dia 19 de janeiro, dois dias após a detenção, e deverá cumprir a pena no sistema prisional paulista.

O paulista tinha a prisão determinada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). A defesa já havia recorrido a todas as instâncias, após ser o empresário ter sido condenado pelo Tribunal do Júri, em 2018, mas teve a solicitação negada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), encerrando o caso. A condenação foi de 8 anos e 2 meses de prisão em regime inicial fechado.


Relembre o crime

  • Sérgio Nahas matou a esposa, Fernanda Orfali, de 28 anos, com um tiro no peito.
  • O homicídio ocorreu em setembro de 2002 no apartamento do casal, em um bairro nobre na região central de São Paulo.
  • A arma do crime, sem registro, pertencia ao empresário.
  • De acordo com a investigação, Fernanda teria descoberto que o marido era usuário de cocaína e a traía com travestis. Por isso teria cometido o crime.
  • Na época, o empresário contou que ouviu um disparo vindo do closet e que, ao chegar ao local, encontrou a mulher agonizando.
  • Ele alegou que a mulher tinha depressão e cometeu suicídio, mas foi acusado de homicídio doloso, com intenção de matar.

Empresário foi condenado a pena três vezes menor que a duração do processo

O Tribunal do Júri sobre o caso aconteceu apenas em 2018, 16 anos após o crime. Ele foi considerado culpado pela acusação de homicídio simples, sendo condenado a uma pena de sete anos de prisão em regime inicial semiaberto.

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) recorreu, e a pena foi redimensionada para 8 anos e 2 meses de prisão em regime inicial fechado em segunda instância. A dosimetria foi mantida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelo STF.

A pena à qual Nahas foi condenado é quase três vezes menor do que o tempo decorrido do processo – período que ele respondeu em liberdade.

O Metrópoles não localizou a defesa de Nahas até a publicação desta reportagem. O espaço está aberto.

Metrópoles

Itatuba registra avanço expressivo na fluência leitora de alunos do 2º ano em 2025

0

O município de Itatuba celebrou, em 2025, um resultado significativo na educação básica com o avanço nos índices de fluência leitora dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. De acordo com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba (SIAVE/CAEd), o percentual de estudantes com fluência em leitura saltou de 25,5% na avaliação de entrada para 62,4% na avaliação de saída, evidenciando uma evolução consistente ao longo do ano letivo.

O desempenho reflete o trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas da rede municipal, aliado ao acompanhamento contínuo dos alunos e aos investimentos realizados pela Secretaria Municipal de Educação em formação de professores, materiais didáticos e estratégias de alfabetização na idade certa.

A gestão municipal destacou que o avanço reafirma o compromisso com a qualidade da educação pública e com a construção de uma base sólida de aprendizagem para as crianças, garantindo mais oportunidades e promovendo equidade no ensino.

O resultado também fortalece as parcerias com programas estaduais, como o Alfabetiza Paraíba, e reforça a importância de ações planejadas e monitoradas para gerar impacto positivo no desenvolvimento educacional do município.
Ingá Cidadão com Ascom

Cartaxo critica “lentidão” do PT e antecipa apoiar João Azevêdo para Senado: “votarei nele”

0

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) criticou o andamento das posições do Partido dos Trabalhadores sobre as eleições 2026. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (21), o parlamentar antecipou sua posição e disse que apoiará a campanha do governador João Azevêdo ao Senado.

“O processo está lento mesmo. Conheço as regras do partido e sei que o debate é importante. Já estamos no ano eleitoral, o governador já se posicionou e outros líderes também. Agora, e o PT? ….A direção nacional está cuidando de cenário maiores. A Paraíba vem bem atrás do ponto de vista eleitoral. A gente tem que começar acelerar esse processo. Eu sou candidato e tenho que cuidar da minha reeleição, eu não posso ficar o tempo todo aguardando por uma reunião”, disse como acompanhou o ClickPB.

O parlamentar também saiu em defesa da posição do deputado federal Luiz Couto que oficializou apoio à pré-campanha de Azevêdo e sucessão do vice Lucas Ribeiro “o que Couto fez é que sentiu a necessidade de ter um posicionamento mais rápido, diante a lentidão do PT….”, avaliou o deputado.

Cartaxo também antecipou, no cenário atual, que seu voto ao Senado é em João Azevêdo. “Vou votar em João Azevêdo para o Senado que é algo natural, por todos os resultados apresentados na Paraíba”, destacou.

Já sobre o segundo voto, o deputado não confirmou em quem votará, mas lembrou que há uma tendência a “abrir diálogos com o senador Veneziano Vital do Rêgo” que também é pré-candidato. “Vou conversar ainda com Veneziano, na eleição passada votei nele”.

“Temos uma reeleição e a coisa é bem séria, pois precisamos reeleger o presidente Lula. Eu não vou ficar muito tempo esperando uma decisão sem ter um horizonte mais certo nesse agrupamento político. A partir de 2 de abril, o governador já avisou que deixa o governo do estado, o prefeito já disse que vai passar para o vice, nós vamos ter um novo governador e um novo prefeito de João Pessoa. Então, a gente precisa ter essa decisão, se não vai ser cada um por si”, analisou Luciano Cartaxo.

ClickPB

 

Veja imagens de técnicos injetando substância que matou três pacientes

0

Imagens obtidas pelo Metrópoles mostram o momento em que os técnicos de enfermagem aplicam substâncias que mataram três pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Anchieta, em Taguatinga (DF).

Registros feitos pelas câmeras de segurança do hospital mostram o momento em que o técnico de enfermagem Marcos Vinícius Silva Barbosa de Araújo, de 24 anos, prescreve uma substância letal utilizando o login de uma médica que não estava no plantão, retira o medicamento na farmácia do hospital e aplica injeções intravenosas nos pacientes.

Outra envolvida, a técnica de enfermagem Marcela Camilly Alves da Silva, de 22 anos, também aparece em uma das imagens manuseando a substância letal, envolto num pacote laranja, na farmácia da unidade.

Veja as imagens:

Veja imagens de técnicos injetando substância que matou três pacientes - destaque galeria
6 imagens

Marcos Vinícius prescrevendo o medicamento que causou a morte dos pacientes utilizando o login de outra médica

Marcos aguarda os colegas fazerem manobras de ressuscitação após ele causar a parada cardíaca
Marcela manuseia a substância letal injetada nos pacientes
Veja imagens de técnicos injetando substância que matou três pacientes - imagem 5
Veja imagens de técnicos injetando substância que matou três pacientes - imagem 6

O homem de 24 anos preso suspeito de cometer uma série de homicídios dentro de um hospital do Distrito Federal aplicou desinfetante ao menos 10 vezes em um paciente que estava internado.

Nas imagens, Marcos aparece aplicando a substância e depois vê a equipe médica fazer manobras de ressuscitação.

Duas mortes foram cometidas pelos técnicos de enfermagem no dia 17 de novembro e a terceira no dia 1º de dezembro.

Marcos Vinícius Silva Barbosa de Araújo, Marcela Camilly Alves da Silva e Amanda Rodrigues de Sousa foram presos sob acusação de matar ao menos três pacientes dentro da UTI do Hospital Anchieta. O Metrópoles apurou que uma quarta técnica de enfermagem também está respondendo o processo por homicídio doloso qualificado.

Veja imagens de técnicos injetando substância que matou três pacientes - destaque galeria
3 imagens

Marcela Camilly Alves

Amanda Rodrigues

Inicialmente, os presos tentaram negar os crimes dizendo que apenas aplicavam os medicamentos que eram indicados pelos médicos. No entanto, ao serem confrontados com as provas, os investigados não apresentaram arrependimento e demonstraram frieza total, segundo o delegado. Ao confessar o crime, o grupo não explicou a motivação.


Entenda o caso

  • A primeira fase da Operação Anúbis foi deflagrada na manhã de 11 de janeiro, com o apoio do Departamento de Polícia Especializada (DPE).
  • Na ocasião, dois investigados foram presos temporariamente por ordem judicial. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços localizados em Taguatinga, Brazlândia e Águas Lindas, no Entorno do Distrito Federal.
  • Durante as diligências, os policiais recolheram materiais considerados relevantes para a apuração, que passaram a ser analisados pelos investigadores.
  • A polícia busca esclarecer a dinâmica das mortes, o papel de cada suspeito e se houve participação de outras pessoas.
  • As investigações tiveram um novo avanço na última quinta-feira (15/1), com a deflagração da segunda fase da Operação Anúbis.
  • Nesta etapa, a Polícia Civil cumpriu mais um mandado de prisão temporária contra uma investigada e realizou novas apreensões de dispositivos eletrônicos em Ceilândia e Samambaia

A investigação deverá indiciar os suspeitos pelos crimes de homicídios dolosos qualificados com impossibilidade de defesa da vítima.

Vítimas

A PCDF confirmou que o trio, detido pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), teria matado João Clemente Pereira, 63 anos, servidor da Caesb; Marcos Moreira, 33 anos, servidor dos Correios; e Miranilde Pereira da Silva, professora aposentada, de 75 anos. A motivação ainda é investigada.

A investigação deverá indiciar os suspeitos pelo crime de homicídio doloso qualificado com impossibilidade de defesa da vítima, podendo pegar de 9 a 30 anos de prisão.

Metrópoles

BC liquida Will Financeira, instituição ligada ao Banco Master

0
Banco Central do Brasil (Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)
A decisão ocorre após a Will, que operava sob regime de administração temporária, não efetuar o pagamento de contas com a Mastercard.

BC (Banco Central) decretou, nesta quarta-feira (21), a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimento, instituição controlada pelo Banco Master.

O comunicado sobre a decisão foi divulgado nesta quarta-feira (21). De acordo com o BC, a decisão ocorre “em razão do comprometimento da sua situação econômico-financeira, da sua insolvência e do vínculo de interesse, evidenciado pelo exercício do poder de controle do Banco Master S.A”.

Na nota, o órgão afirma que a Will Financeira estava operando sob RAET (Regime de Administração Especial Temporária), para evitar sua liquidação. Na segunda-feira (19), porém, o BC identificou que a instituição não efetuou o pagamento de contas com a Mastercard, o que resultou na medida.

Sendo assim, as atividades financeiras do banco são imediatamente interrompidas, seus gestores serão afastados e é feita a nomeação de um liquidante, que irá levantar ativos e passivos, apurar eventuais irregularidades e conduzir o pagamento de credores.

Fonte: Portal Correio

INSS libera extrato de pagamento com novo reajuste e isenção; saiba como consultar

0
(Joédson Alves/Agência Brasil)
Os depósitos referentes a janeiro serão feitos a partir da próxima segunda-feira (26) até o dia 6 de fevereiro.

Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem conferir, a partir desta quarta-feira (21), os valores do benefício deste mês, com novo reajuste e isenção. O pagamento começa em 26 de janeiro e vai até 6 de fevereiro (veja calendário abaixo).

Quem ganha um salário mínimo terá aumento de 6,79%, acompanhando a política do piso nacional. Para os que recebem acima disso, a correção é feita pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 2025, que foi de 3,90%.

Com isso, o piso dos benefícios da Previdência Social subiu de R$ 1.519 para R$ 1.621, e o teto, de R$ 8.157,41 para R$ 8.475,55.

Para os segurados que começaram a receber o benefício a partir de 1º de janeiro de 2025, o reajuste será proporcional.

Como consultar

Para consultar, basta acessar o Meu INSS pela internet ou aplicativo. É necessário fazer login e clicar em “Extrato de Pagamento” na tela inicial para ver todos os detalhes do benefício.

O beneficiário que não tem acesso à internet pode ligar para o número 135. É necessário informar o CPF e confirmar algumas informações para evitar fraudes. O atendimento ocorre de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Isenção

Outra medida que passa a vigorar a partir do pagamento de janeiro é a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000 por mês. Aqueles que recebem entre R$ 5.001 e R$ 7.350 terão isenção parcial, com desconto progressivo.

Já acima de R$ 7.350, não muda nada, e o recolhimento será normal.

Calendário de pagamento

Para quem recebe o mínimo, o pagamento das aposentadorias e pensões com reajuste vai de 26 de janeiro a 6 de fevereiro. O pagamento dos benefícios do INSS acima do piso vai de 2 a 6 de fevereiro.

A data varia conforme o número final do cartão de benefício, desconsiderando o dígito verificador, que aparece após o traço.

Até um salário-mínimo

  • Final 1: 26 de janeiro
  • Final 2: 27 de janeiro
  • Final 3: 28 de janeiro
  • Final 4: 29 de janeiro
  • Final 5: 30 de janeiro
  • Final 6: 2 de fevereiro
  • Final 7: 3 de fevereiro
  • Final 8: 4 de fevereiro
  • Final 9: 5 de fevereiro
  • Final 0: 6 de fevereiro

Acima do piso nacional

  • Finais 1 e 6: 2 de fevereiro
  • Finais 2 e 7: 3 de fevereiro
  • Finais 3 e 8: 4 de fevereiro
  • Finais 4 e 9: 5 de fevereiro
  • Finais 5 e 0: de fevereiro

Passo a passo da consulta

Para quem não tem acesso à internet

  • Basta ligar para a Central 135. Ao ligar, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes.

Segurados com acesso à internet

  • Acessar o site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/).
  • Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento”.
  • É possível ter acesso ao extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.

Pelo aplicativo Meu INSS

  • Disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS.
  • Assim como no acesso pelo site, de início, é necessário fazer login e colocar senha.
  • Depois disso, todos os serviços disponíveis e o histórico das informações do beneficiário serão listados.

Números

Aproximadamente 21,9 milhões de benefícios têm o valor de até um salário mínimo. Esse número corresponde a 62,5% do total de 35,15 milhões de benefícios do RGPS.

Atualmente, mais de 12,2 milhões de benefícios têm valor superior ao piso nacional.

Outros benefícios com valores fixos

• O Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) – destinado a idosos e pessoas com deficiência em situação de extrema pobreza: R$ 1.621,00.

• O benefício pago a seringueiros e seus dependentes: R$ 3.242,00.

• Cota do salário-família: R$ 67,54 para o segurado com remuneração mensal não superior a R$ 1.980,38.

Fonte: Portal Correio

Homem é encontrado morto próximo ao Ginásio Ronaldão; suspeita é de atropelamento

0

Um homem foi encontrado morto, na manhã desta quarta-feira (21), na via entre o Ginásio Ronaldão e um posto de combustíveis no bairro do Cristo em João Pessoa. Segundo informação preliminares, vítima era uma pessoa em situação de rua e costumava dormir embaixo dos caminhões.

Conforme observou o ClickPB, a Polícia Militar foi acionada ao local após homem ser encontrado por populares. O corpo apresentava marcas de pneus e a suspeita é de atropelamento.

A Polícia Civil aguarda a chegada da equipe do Instituto de Polícia Científica para dar início a perícia.

Circunstâncias da morte será investigada.

ClickPB

Homem é encontrado morto próximo ao Ginásio Ronaldão; suspeita é de atropelamento

0
Foto: Reprodução/Google Street View
Segundo informação preliminares, homem era uma pessoa em situação de rua e costumava dormir embaixo dos caminhões.

Um homem foi encontrado morto, na manhã desta quarta-feira (21), na via entre o Ginásio Ronaldão e um posto de combustíveis no bairro do Cristo em João Pessoa. Segundo informação preliminares, vítima era uma pessoa em situação de rua e costumava dormir embaixo dos caminhões.

Conforme observou o ClickPB, a Polícia Militar foi acionada ao local após homem ser encontrado por populares. O corpo apresentava marcas de pneus e a suspeita é de atropelamento.

Polícia Civil aguarda a chegada da equipe do Instituto de Polícia Científica para dar início a perícia.

Circunstâncias da morte será investigada.

Fonte: ClickPB