terça-feira, janeiro 13, 2026
spot_imgspot_img
Home Blog

ECITE Luís Gonzaga Burity é contemplada com o Prêmio Escola Nota Mil

0

A Escola Cidadã Integral Técnica (ECITE) Luís Gonzaga Burity foi contemplada com o Prêmio Escola Nota Mil, iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), que reconhece escolas da rede pública estadual de ensino com desempenho alinhado aos critérios pedagógicos, administrativos e de gestão definidos em edital.

A premiação decorre do processo avaliativo regulamentado pelo Edital do Prêmio Escola Nota Mil, que considera a execução de projetos pedagógicos, a apresentação de relatórios de resultados, o cumprimento das exigências administrativas e evidências de impacto na aprendizagem, na equidade educacional e na permanência dos estudantes.

A unidade escolar participou do certame com o projeto “Ninguém fica para trás: recomposição e equidade no ensino”, desenvolvido em consonância com as diretrizes da Secretaria de Estado da Educação voltadas à recomposição das aprendizagens e ao enfrentamento das desigualdades educacionais.

A ECIT Luís Gonzaga Burity integra o modelo Escola Cidadã Integral, adotado pela rede estadual da Paraíba, que associa ensino regular à formação técnica, com jornada ampliada e práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento integral dos estudantes.

A escola é vinculada à 12ª Gerência Regional de Educação (12ª GRE) e integra a Rede Pública Estadual de Ensino da Paraíba. Atualmente, a instituição é dirigida pela gestora escolar Maria Isabella Macêdo Santiago Dias e conta com a atuação da coordenadora pedagógica Tatiane Cândido, responsáveis pela condução administrativa e pedagógica da unidade.

O Prêmio Escola Nota Mil tem como finalidade reconhecer e valorizar escolas públicas estaduais que apresentem resultados consistentes e práticas alinhadas às políticas educacionais da Secretaria de Estado da Educação, conforme os critérios estabelecidos em edital.

Reunião entre BNB e Prefeitura discute desenvolvimento sustentável no município De Riachão do Bacamarte

0

A gestão municipal de Riachão do Bacamarte recebeu, nesta terça-feira (13), a visita institucional de representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em um encontro voltado ao fortalecimento das parcerias e à apresentação dos números e ações desenvolvidas pelo banco no município e em toda a região.

INSS publica nova estratégia para reduzir fila de quase 3 milhões de pessoas

0
Portaria cria divisões para desafogar demanda.

Após um recorde histórico de 2,9 milhões de requerimentos à espera de uma resposta, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) publicou nesta terça-feira (13) novas regras para reduzir a fila de análise dos pedidos. A estratégia é temporária e busca uma redução de 10% da carga até o fim de janeiro.

A portaria, disponível no Diário Oficial da União, cria regras excepcionais e temporárias para aplicação ao Programa de Gerenciamento de Benefícios e ao Pagamento Extraordinário do Programa de Gerenciamento de Benefícios, que compõem o INSS.

A estratégia é criar filas extraordinárias para os casos listados. As filas serão administradas pela Diretoria de Tecnologia da Informação do INSS junto às Superintendências Regionais.

O reconhecimento inicial de direito, fase de confirmação do cumprimento de requisitos do beneficiado, passa a valer em dois casos: salário-maternidade urbano e aposentadoria por idade urbana.

Também, em âmbito nacional, serão criadas filas para benefícios por incapacidade pré e pós-perícia e reavaliação da superação de renda do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Orientações para servidores

A partir de agora, servidores do órgão ficam impedidos de “puxar” novas tarefas nas filas extraordinárias após atingir limite diário, que pode ocorrer de três maneiras:

  • seis tarefas (tarefa principal e subtarefa) na fila RID
  • dez tarefas (tarefa principal e subtarefa) na fila de Benefícios por Incapacidade Pré e Pós-Perícia
  • seis tarefas (tarefa principal e subtarefa) na fila de reavaliação do BPC.

A regra não vale em caso de atividades relativas ao atendimento das agendas de Avaliação Social, dada a natureza de seu serviço.

No caso de servidores com quinze tarefas com status ‘pendente’ e sem subtarefa pendente no acervo individual, não será possível “puxar” novas tarefas na fila extraordinária do PGB.

Participantes do PGB com débito em razão de participação em greve terão até 50% da produção no programa redirecionados para compensação de saldo na equivalência da pontuação.

Fonte: Portal Correio

Prisão de Hytalo Santos e marido é mantida após Justiça negar liminar

0
Defesa do casal afirmou que, apesar da decisão, julgamento do habeas corpus pedindo o relaxamento da prisão, deve ocorrer nos próximos dias.

Uma decisão do desembargador João Benedito, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), manteve a prisão do influenciador Hytalo Santos e do marido, Israel Natã Vicente.

A defesa do casal afirmou que a decisão negou uma liminar, que seria uma decisão provisória, pedindo a soltura do casal. No entanto, o julgamento do habeas corpus pedindo o relaxamento da prisão, deve ocorrer nos próximos dias, segundo os advogados.

Hytalo e Israel foram presos em agosto do ano passado, em Carapicuíba (SP). Eles são acusados pelos crimes de tráfico humano e exploração sexual infantojuvenil. Dias depois, eles foram transferidos para a Paraíba e, desde então, estão detidos no presídio do Róger, em João Pessoa.

Além da prisão preventiva, a Justiça também determinou medidas preventivas contra o casal, como a proibição de entrar em contato com menores de idade e suspensão da monetização dos conteúdos produzidos pelo casal nas redes sociais.

Fonte: Portal Correio

Mulher é morta com disparos de arma de fogo em Itapororoca; marido foi encontrado sem vida

0

Mulher foi encontrada morta dentro da própria casa, em Itapororoca. Marido, principal suspeito, foi encontrado sem vida.

Mais de 39 mil temporários serão contratados em concurso do IBGE; saiba detalhes

0

Cargos foram autorizados em publicação no Diário Oficial em dezembro de 2025. IBGE tem até maio para publicar edital.

Ministério Público fecha acordo de R$ 400 mil por obra fora do gabarito e abre precedente para casos em João Pessoa

0

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) firmou um Termo de Compensação Ambiental com três construtoras responsáveis pelo empreendimento Vivere Home Resort, na orla de Cabedelo, na Grande João Pessoa, que foi construído em desacordo com a Lei do Gabarito. O acordo prevê o pagamento de R$ 400 mil para evitar a demolição de parte da edificação que ultrapassou o limite legal de altura.

Portas abertas: mais de 75% dos pessoenses aprovam crescimento turístico de João Pessoa, revela ICP

0

O turista que chega a João Pessoa tem grande probabilidade de ser tratado com satisfação pelo pessoense. É o que a pesquisa do Instituto Click de Pesquisa (ICP) descobriu. Para ferver ainda mais a alta estação, o ClickPB traz em primeira mão os dados da consulta. Segundo os dados levantados pela pesquisa, 78,7% dos que vivem na cidade aprovam o crescimento turístico que a capital paraibana vivencia atualmente.

De acordo com a consulta, que ouviu 400 moradores da cidade, cerca de 44,2% APROVAM TOTALMENTE, e outros 34,5% APROVAM PARCIALMENTE o desenvolvimento turístico que João Pessoa tem tido. Segundo o levantamento, realizado entre os dias 5 e 22 de novembro de 2025, apenas 5,0% DESAPROVAM TOTALMENTE o crescimento do turismo em João Pessoa.

Para 54,3% dos entrevistados que moram em João Pessoa, este crescimento tem melhorado a cidade em vários aspectos. Para 32,5%, inclusive, tem MELHORADO UM POUCO e 21,8% informaram que tem MELHORADO MUITO. De acordo com a pesquisa, 23,3% dos moradores entrevistados afirmaram que o avanço da atividade turística contribuiu para piorar a cidade, sendo 15,1% considerando que PIOROU UM POUCO e 8,2% que PIOROU MUITO.

Aumento do trânsito é o ponto mais negativo

Para maioria dos entrevistados, a intensificação do trânsito é o impacto mais negativo gerado pelo aumento de circulação de turistas na cidade. Aumento do trânsito foi o item mais citados nas perguntas de respostas múltiplas. Os resultados da pesquisa mostram que 24,5% dos moradores consultados apontaram o aumento do trânsito como maior problema numa João Pessoa que amplia sua visitação turística a cada ano.

A elevação do custo de vida (19,0%) e o Aumento da Violência (20,4%) vem na sequência dos mais citados na lista da impactos negativos do crescimento turístico, o que supõe atenção das gestões públicas para procurar desenvolver políticas públicas que possam atenuar os efeitos deste nova realidade.

O Instituto Click de Pesquisas realizou uma consulta ampla ainda sobre a percepção da população sobre segurança pública, efeitos do turismo e limpeza urbana. Além dos 400 moradores, o ICP também ouviu 120 turistas no período da pesquisa. Todos os dados da pesquisa poderão ser conferidos em breve no portal ClickPB e ainda em nossas redes sociais.

ClickPB

Dois prêmios: Wagner Moura e ‘O Agente Secreto’ vencem duas categorias no Globo de Ouro

0
Conforme observou o ClickPB, Wagner Moura venceu na categoria de melhor ator e o “O Agente Secreto” garantiu o prêmio de melhor filme em língua não-inglesa.
O filme brasileiro “O Agente Secreto” levou dois prêmios no Globo de Ouro 2026, que aconteceu neste domingo (11). É a primeira vez na história que o Brasil vence duas categorias na mesma edição da premiação.

Conforme observou o ClickPB, Wagner Moura venceu na categoria de melhor ator em filme drámatico e o “O Agente Secreto” garantiu o prêmio de melhor filme em língua não-inglesa.

Das três categorias que o filme foi indicado, “O Agente Secreto” perdeu apenas na categoria de melhor filme dramático. O longa “Hamnet: A vida antes de Hamlet” foi o premiado.

Foto: Reproduoção/YouTube

Wagner Moura foi o primeiro ator brasileiro a vencer a categoria de melhor ator em filme dramático, e após 27 anos, o Brasil conquista novamente o prêmio de melhor filme em língua não-inglesa. A primeira vez foi em 1999 quando o prêmio foi para “Central do Brasil”.

“O Agente Secreto” também levou o Globo de Ouro de melhor filme em língua não-inglesa. Foi a primeira vez em 27 anos que o Brasil ganhou nesta categoria, após a vitória de “Central do Brasil”.

Em 2025, “Ainda Estou Aqui” foi indicado a duas categorias, mas venceu só em melhor atriz em filme dramático (Fernanda Torres).

Melhor ator

Durante discurso, Wagner Moura agradeceu ao diretor Kléber Mendonça Filho, falou sobre a mensagem do filme e dedicou o prêmio aos brasileiros.

“É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que se um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis”, disse.

Melhor filme em língua não-inglesa

O diretor Kleber Mendonça Filho agradeceu ao elenco, em especial Wagner Moura, e dedicou prêmio aos jovens cineastas.

“Dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um momento da história muito importante para fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Vamos continuar fazendo filmes”, disse o cineasta.

*Com informações g1

Fonte: ClickPB

Júri por homicídio em Itatuba é adiado e será realizado em fevereiro na Comarca de Ingá

0

O júri popular que estava marcado para esta terça-feira, dia 13 de janeiro, no Tribunal do Júri da Comarca de Ingá, foi adiado e teve nova data definida pelo Poder Judiciário. A sessão agora deverá ocorrer no dia 03 de fevereiro de 2026, a partir das 8h, no mesmo local.

O julgamento refere-se à Ação Penal de Competência do Júri em que figura como réu Iram Alves da Silva, acusado da prática de homicídio qualificado contra Eraldo Vitório Juvino de Lira

Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu no dia 28 de setembro de 2024, por volta das 12h50, na Rua Prefeito José Lacerda, no bairro Santo Antônio, no município de Itatuba, no Agreste paraibano. A acusação aponta que a vítima foi morta por disparos de arma de fogo, em circunstâncias que configurariam motivo fútil e recurso que dificultou a defesa.

O processo tramita na 1ª Vara Mista da Comarca de Ingá, e o réu permanece preso preventivamente. Com o adiamento, as partes foram novamente intimadas, ficando o novo júri designado para fevereiro de 2026, quando o caso deverá ser apreciado pelo Conselho de Sentença. Na defesa do réu atua o advogado Dr. Victor Farias.

Ingá Cidadão