quinta-feira, dezembro 25, 2025
spot_imgspot_img
Home Blog

Vacina contra HPV será ampliada para jovens em escolas e universidades na Paraíba

0

Foi prorrogada a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) para adolescentes de 15 a 19 anos na Paraíba. A campanha vai ser estendida também para as escolas e universidades, prevista para o primeiro semestre do ano de 2026. Conforme apurou o ClickPB, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a medida visa ampliar a cobertura vacinal no estado, diante de uma estimativa de 126.044 adolescentes, na faixa etária de 15 a 19 anos, e um total de 6.661 doses aplicadas esse ano.

A medida está alinhada com as diretrizes do Ministério da Saúde. De acordo com a chefe do Núcleo Estadual de Imunizações, Márcia Mayara Fernandes, para alcançar maior adesão na vacinação desse público, a Paraíba planeja novas estratégias de vacinação, com foco especial em ações nas escolas e universidades. Ela reforça a importância da vacinação para prevenir complicações causadas pelo vírus.

“A vacina contra o HPV é a medida mais eficaz de prevenção contra as complicações causadas pelo vírus, como câncer do colo do útero, pênis, ânus, vulva, boca e orofaringe. Com a prorrogação dessa estratégia de resgate de não vacinados, os adolescentes de 15 a 19 anos terão mais uma oportunidade de se vacinar e ficar protegidos”, ressaltou.

De acordo com o Ministério da Saúde, até este mês, foram aplicadas 208.789 doses da vacina HPV em adolescentes e jovens de 15 a 19 anos em todo o Brasil, sendo 90.994 doses aplicadas em indivíduos do sexo feminino e 117.795 doses em indivíduos do sexo masculino. Os dados evidenciam avanços, mas também reforçam a necessidade de intensificar as ações voltadas a essa população.

A vacinação contra o HPV integra o calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e é considerada fundamental para a prevenção de diversos tipos de câncer associados ao vírus. A faixa etária entre 15 e 19 anos representa uma última chance de garantir proteção antes da vida adulta, quando os riscos de exposição aumentam significativamente.

ClickPB

Prefeitura de Ingá antecipa salários de dezembro e fecha 2025 com todos os salários pagos dentro do mês trabalhado

0

Gestor herdou folha atrasada de dezembro de 2024 e trouxe de volta equilíbrio fiscal das contas 

Médico diz que cirurgia de Bolsonaro no Natal deve durar até 4 horas

0
Bolsonaro deve permanecer internado por um período de cinco a sete dias.

cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro deve começar às 9h de hoje (25), em pleno Natal. Os médicos de São Paulo que realizarão o procedimento devem chegar a Brasília nesta quarta-feira (24), no início da tarde.

Segundo informações passadas para a imprensa pelo cirurgião-geral Claudio Birolini, que acompanha o ex-presidente, a cirurgia  é “padronizada, com menor risco de complicações”,

Segundo a equipe, a cirurgia pode durar de três a quatro horas e será realizada sob anestesia geral. A última intervenção à qual Bolsonaro foi submetido teve como objetivo liberar aderências intestinais e reconstruir o abdome. Mais invasivo, o procedimento durou aproximadamente 12 horas e foi o mais longo desde o episódio da facada, em 2018.

Desta vez, os médicos irão corrigir uma hérnia inguinal bilateral. Em termos gerais, trata-se de uma espécie de abertura na parede abdominal, na região da virilha, que permite a saída de conteúdo intestinal. Procedimentos desse tipo são considerados comuns em centros hospitalares.

Bolsonaro deve permanecer internado por um período de cinco a sete dias. A estimativa da equipe médica leva em conta cuidados como analgesia, fisioterapia e profilaxia para evitar riscos de trombose.

Nesta quarta-feira (24), o ex-presidente deve ser internado no hospital DF Star para a realização de exames preparatórios.

Fonte: ClickPB

Morre Adriano Martins, presidente da Câmara de Bayeux, aos 45 anos

0
Martins sofreu um acidente com um UTV nas primeiras semanas de dezembro, fraturou duas costelas e precisou ser hospitalizado.

O vereador Adriano Martins, presidente da Câmara Municipal de Bayeux, faleceu na madrugada desta quarta-feira (24), aos 45 anos. De acordo com o jornalista Clilson Júnior, a informação foi confirmada nas primeiras horas de hoje.

Como trouxe o ClickPB, Martins sofreu um acidente com um UTV nas primeiras semanas de dezembro, fraturou duas costelas e precisou realizar drenagem no tórax. O parlamentar foi internado no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, onde passou por cirurgia e chegou a precisar de doação de sangue.

Adriano Martins, natural de Bayeux, foi eleito vereador por duas vezes. Em 2016 pelo PMDB e em 2024 pelo Republicanos. Atualmente, Martins exercia o comando do Legislativo municipal, com atuação marcada pelo diálogo institucional e presença constante nos debates sobre os rumos da cidade.

Fonte: ClickPB

Hytalo Santos escreve carta e diz que vai passar o Natal atrás das grades

0

Preso há quase cinco meses, Hytalo Santos voltou a se manifestar por meio de uma nova carta divulgada por Kamylinha nas redes sociais. No texto, o influenciador faz duras críticas à Justiça, afirma que segue impedido de se defender publicamente e diz que passará o Natal e o Ano Novo atrás das grades.

“Bora lá para mais uma carta, pois continuo proibido de ser entrevistado e de ter voz para me defender. Vocês já devem saber que nosso Natal e Ano Novo será atrás das grades”, escreveu.

Hytalo também reclamou da demora nas decisões judiciais e questionou as provas usadas contra ele. “Os prazos para as decisões estão atrasados, as provas continuam sendo os stories postados por mim, as roupas, músicas e cirurgias plásticas das crias”, afirmou.

Em outro trecho, o influenciador ampliou o discurso e falou em perseguição cultural, citando o brega funk e mudanças nas regras das redes sociais.

“Alô, galera do brega funk. Alô, Brasil, acordem. Começaram me prendendo, agora proibindo shows de brega, regulamentando rede social (não pela causa, de modo geral) e ditando o que pode ou não, o que é cultural ou não”, completou.

Ele encerrou a carta com mais um ataque direto ao sistema judicial. “E não vai ser novidade que condenem e nos proíbam de falar, mesmo sendo inocentes e sem provas, vão criar algo para justificar essa m***a toda”, disse.

O que diz Kamylinha

Na mesma publicação, Kamylinha também se manifestou sobre o momento delicado e falou sobre passar o Natal longe de Hytalo Santos.

“Feliz Natal antecipado e doloroso. Meu pai [Hytalo Santos] e Euro estão lá dentro e não vão estar aqui nas datas que todas as famílias se reúnem”, escreveu.

Ela ainda afirmou: “Já são quase 5 meses presos, já estão pagando pena antes mesmo de qualquer condenação. Não precisa gostar deles dois pra enxergar a injustiça que está sendo feita”.

Kamylinha finalizou com uma mensagem de fé:“Mas Deus é justo, e a verdade sempre vence”.

Portal Correio

Morre Adriano Martins, presidente da Câmara de Bayeux, aos 45 anos

0

O vereador Adriano Martins, presidente da Câmara Municipal de Bayeux, faleceu na madrugada desta quarta-feira (24), aos 45 anos. De acordo com o jornalista Clilson Júnior, a informação foi confirmada nas primeiras horas de hoje.

Como trouxe o ClickPB, Martins sofreu um acidente com um UTV nas primeiras semanas de dezembro, fraturou duas costelas e precisou realizar drenagem no tórax. O parlamentar foi internado no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, onde passou por cirurgia e chegou a precisar de doação de sangue.

Adriano Martins, natural de Bayeux, foi eleito vereador por duas vezes. Em 2016 pelo PMDB e em 2024 pelo Republicanos. Atualmente, Martins exercia o comando do Legislativo municipal, com atuação marcada pelo diálogo institucional e presença constante nos debates sobre os rumos da cidade.

Click PB

 

Equipe Corre Ingá se destaca com três atletas no pódio na corrida de Itatuba

0

Equipe ingaense conquista dois primeiros lugares e um segundo lugar na prova que celebra aniversário de Itatuba.

Ex-prefeito Robério Burity prestigia posse do novo ministro do Turismo em Brasília

0

O ex-prefeito de Ingá, Robério Burity, esteve em Brasília prestigiando a posse do novo ministro do Turismo do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gustavo Feliciano. O novo ministro é filho do deputado federal Damião Feliciano, aliado político de Robério.

Durante o evento, Robério destacou a importância do momento e registrou, por meio de suas redes sociais, a satisfação em participar da solenidade. Robério apoiou o deputado Dr. Damião Feliciano nas eleições de 2022, quando o parlamentar foi um dos mais votados no município de Ingá.

Robério Burity também ressaltou a expectativa de fortalecimento de projetos voltados ao turismo na região, com atenção especial ao sítio arqueológico das Itacoatiaras, patrimônio histórico e culturai de Ingá e Paraíba, reconhecido pelo Iphan. Segundo o ex-prefeito, a valorização desse potencial turístico pode contribuir para o desenvolvimento econômico e a projeção do município em nível estadual e nacional.

Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia de Natal

0

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) da Superintendência da Polícia Federal ao hospital DF Star, em Brasília, para a realização de cirurgia de hérnia inguinal bilateral nas datas pedidas pela defesa. 

A internação do ex-presidente será já nesta quarta-feira (24) para a realização de exames preparatórios, e cirurgia na quinta-feira (25), dia de Natal. 

De acordo com a perícia médica feita pela Polícia Federal, Bolsonaro é portador de hérnia inguinal bilateral. O laudo aponta a necessidade de intervenção cirúrgica, mas sem caráter emergencial. 

Veneziano diz que definição para o segundo nome ao Senado em sua chapa não pode passar de janeiro

0

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) disse, nesta terça-feira (23), que a definição do segundo nome ao Senado Federal em sua chapa para as eleições de 2026 não poderá passar do mês de janeiro.

Como observou o ClickPB, a declaração foi dada em entrevista concedida ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

De acordo com o senador, a não definição do segundo nome poderá acarretar em “prejuízos”, tanto para a majoritária, quanto à sua própria candidatura.

“Eu acho que até janeiro a gente precisa ter definido, pois existem prejuízos que, por força da não definição desse segundo nome, são prejuízos que terminam acometendo a própria candidatura majoritária e também a minha própria. Pois quando você observa: quem é o companheiro de Vené? Qual é a companheira de Vené? Não tem. Vou para as outras opções. De janeiro não há como você passar”, declarou Veneziano.

Assista ao programa:

ClickPb