Home Blog

A Procuradoria-Geral da República se manifestou, nesta segunda-feira (23), a favor da concessão de prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A recomendação ocorre após Bolsonaro ser internado com um quadro de broncopneumonia, no último dia 13.

0

“Ao ver da Procuradoria-Geral da República, está positivada a necessidade da prisão domiciliar, ensejadora dos cuidados indispensáveis ao monitoramento, em tempo integral, do estado de saúde do ex-presidente, que se acha, comprovadamente, sujeito a súbitas e imprevisíveis alterações perniciosas de um momento para o outro”, diz o procurador-geral da República, Paulo Gonet, em parecer enviado ao STF.

O ex-presidente está detido na Sala de Estado Maior do 19º Batalhão da Polícia Militar do DF, conhecida como Papudinha, desde 15 de janeiro. No início de março, a defesa fez um pedido para que ele cumprisse a pena em casa, porém foi negado. No entanto, a situação sofreu uma reviravolta na madrugada do dia 13 de março, quando Bolsonaro apresentou um quadro de mal-estar e precisou ser levado às pressas para o Hospital DF Star.

Na unidade de saúde, os médicos confirmaram o diagnóstico de broncopneumonia aspirativa, através da realização de uma tomografia computadorizada de tórax.

No parecer enviado ao STF, o procurador-geral utilizou as informações médicas para embasar a decisão, afirmando que “o estado de saúde do postulante da prisão domiciliar demanda a atenção constante e atenta que o ambiente familiar, mas não o sistema prisional em vigor, está apto para propiciar”.

O documento afirma que o Estado tem o dever de preservar a integridade física e a vida de quem está sob sua custódia. A PGR destacou a vulnerabilidade atual do ex-presidente, justificando a urgência da medida ao pontuar que ele se encontra comprovadamente “sujeito a súbitas e imprevisíveis alterações perniciosas de um momento para o outro”.

A recomendação de Gonet é para que a prisão domiciliar seja concedida com reavaliações médicas periódicas que comprovem a necessidade de Bolsonaro permanecer em casa. A decisão final sobre a transferência caberá ao relator do caso no STF, o ministro Alexandre de Moraes.

Moraes havia pedido na sexta-feira (20) um parecer da PGR sobre o pedido de prisão domiciliar de Bolsonaro.

Bolsonaro segue na UTI

O último boletim divulgado pelo Hospital DF Star, no domingo (22), afirmou que Bolsonaro “permanece na Unidade de Terapia Intensiva, em tratamento de pneumonia bacteriana bilateral”, sem previsão de alta, mas, “nas últimas 24 horas, manteve-se estável clinicamente, afebril e sem intercorrências”.

O boletim ainda acrescenta que Bolsonaro segue com antibioticoterapia endovenosa, suporte clínico intensivo e fisioterapia motora.

A broncopneumonia é uma infecção que se espalha por várias partes dos pulmões, atingindo as pequenas estruturas por onde o ar passa (os bronquíolos e os alvéolos).

Na maioria das vezes, a doença é provocada pela invasão de bactérias, vírusou fungos. No entanto, um sinal de alerta vai para as gripes, resfriados e outras doenças respiratórias mal tratadas. Quando as infecções mais simples não são cuidadas corretamente, elas podem se agravar e se tornar uma broncopneumonia.

A médica plantonista que atendeu Bolsonaro na prisão relatou que a transferência para o Hospital DF Star ocorreu em razão do “risco de morte”.

JP

Ao lado de Flávio Bolsonaro, Efraim Filho se filia ao PL e lança pré-candidatura ao Governo da Paraíba em João Pessoa

0

A filiação do senador paraibano Efraim Filho ao Partido Liberal foi oficializada neste domingo (22), em João Pessoa, durante evento que reuniu lideranças políticas locais e nacionais e marcou o lançamento de sua pré-candidatura ao Governo da Paraíba nas eleições de 2026.

A mudança de partido ocorre após a definição do comando da Federação União Progressista no estado, que ficou sob liderança do deputado federal Aguinaldo Ribeiro. A decisão, anunciada na última sexta-feira (20), consolidou o grupo ligado ao Progressistas à frente da federação e reduziu o espaço político de Efraim dentro do União Brasil.

Com isso, o senador deixou a antiga legenda e passou a integrar o PL, partido que vem ampliando sua atuação na Paraíba e estruturando um novo bloco político para a disputa estadual.

O evento, realizado em uma casa de eventos da Capital, contou com a presença do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, e do presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto.

					Com Flávio Bolsonaro, Efraim é oficializado no PL para disputa ao governo da Paraíba: VEJA FOTOS

Em entrevista à imprensa, Costa Neto ressaltou o peso da Paraíba no cenário político nacional e admitiu que a chapa liderada por Flávio pode ter um vice nordestino. “A Paraíba é importante para tudo no Brasil. Pode ser do Nordeste, o Flávio ainda não escolheu”, afirmou.

Durante a agenda, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro destacou a chegada de Efraim ao partido e a projeção do nome do senador para a disputa estadual. “Se o Senado Federal pode perder um grande quadro desse, eu fico feliz porque a Paraíba vai ganhar uma pessoa muito habilidosa e que vai fazer muito bem a esse estado, para poder libertar o povo da Paraíba, gerar emprego, trazer esperança, combater a violência de uma forma séria”, afirmou.

Em seu discurso, Efraim Filho afirmou que a filiação ao PL marca o início de um novo ciclo político. “É o primeiro passo de uma jornada que será desafiadora, que requer que cada um de nós coragem. Chego a essa campanha com o coração leve e com um propósito: defender aquilo que eu acredito. Eu acredito no Brasil, na família. Flávio Bolsonaro, vamos juntos nessa caminhada”, disse.

 

“A gente quer unir o povo brasileiro, nada de nós contra eles, nada de Sul contra Nordeste. A gente quer um povo brasileiro que tenha orgulho de vestir essa camisa e de honrar nossa bandeira, e essa será nossa missão,” afirmou o senador.

O ato também reuniu nomes como o ex-ministro da Saúde e pré-candidato ao Senado Marcelo Queiroga, os deputados federais Cabo Gilberto (PB) e Sóstenes Cavalcante (RJ), os deputados estaduais Sargento Neto e Wallber Virgolino e o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil).

Ao falar com a imprensa, Bruno afirmou que a decisão de apoiar Efraim segue uma relação de coerência construída ao longo da atuação política e administrativa entre os dois. Ele também negou que o posicionamento represente rompimento com o grupo político da família Cunha Lima, mesmo diante do apoio ao projeto do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), e disse que as diferenças são pontuais e mantêm a unidade do grupo oposicionista.

O evento deste domingo também marcou a filiação do deputado estadual George Morais, irmão de Efraim, ao PL, legenda pela qual pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em outubro.

Paraíba Dia a Dia

Morto aos 4 anos: julgamento do caso Henry Borel começa nesta 2ª

0

O julgamento do caso que marcou o país pela morte do menino Henry Borel, aos 4 anos, começa nesta segunda-feira (23/3), no tribunal do Júri do Rio de Janeiro.

Morto aos 4 anos: julgamento do caso Henry Borel começa nesta 2ª - destaque galeria
4 imagens

Henry Borel morreu aos 4 anos de idade

Henry Borel
Crime chocou o país

Os réus são o ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, conhecido como Jairinho, e a mãe da criança, Monique Medeiros. Ambos serão julgados por um júri popular e responderão por crimes relacionados à morte de Henry. A decisão é tomada pela maioria dos votos.

Se condenados, a pena de Jairinho pode atingir até 40 anos, enquanto a de Monique pode alcançar cerca de 35 anos.

O processo envolve acusações de homício triplamente qualificado, além de tortura, coação no curso do processo e fraude processual.

Nas redes sociais, o pai do menino, Leniel Borel, afirmou que “saudade é pouco”. “Meu filho foi tirado de mim, mas minha luta ninguém vai calar. A justiça será por você, Henry”.

O assassinato

Henry morreu em 8 de março de 2021 no apartamento onde vivia com a mãe, Monique Medeiros, e o padrasto, o médico e ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

À época do crime, os dois afirmaram que a criança teria sido encontrada desacordada no imóvel. Henry foi levado ao hospital, mas os profissionais de saúde constataram a morte por hemorragia interna e laceração hepática.

Os réus sustentam a versão de que houve um acidente doméstico e alegam inocência. Contudo, o laudo do Instituto Médico-Legal (IML) invalidou essa versão após constatar 23 lesões pelo corpo da criança.

Metrópoles

Operação da PF desarticula organização criminosa voltada para o tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro

0

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta segunda-feira (23), a Operação Maat, que visa desarticular uma organização criminosa voltada para o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Conforme observou o ClickPB, estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco

De acordo com a PF, a investigação é um desdobramento da Operação Sol Nascente e revelou o funcionamento de uma vasta rede interestadual de negociação, transporte e distribuição de entorpecentes, especialmente cocaína e haxixe.

A apuração foi aprofundada após a prisão do líder da organização, quando ocorreu extração de dados de celulares revelou toda a contabilidade do tráfico e a logística do grupo.

Ainda segundo a PF, os investigados utilizavam contas de “laranjas”, empresas de fachada e depósitos bancários fracionados para ocultar a origem ilícita dos recursos movimentados. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e uso de documentos falsos.

ClickPB

Em pré-campanha, Flávio Bolsonaro faz 1ª agenda no Nordeste

0

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) iniciou, neste sábado (21/3), uma viagem de pré-campanha por estados do Nordeste. Durante a visita, o filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro usou uma camiseta com a frase “Nordeste é a solução”.

Até o momento, o parlamentar passou pelas capitais Natal (RN) e João Pessoa (PB). Na capital paraibana, foi recebido pelo líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho, e pelo líder da oposição na Câmara, deputado Cabo Gilberto (PL).

Flávio adotou tom mais ameno nos discursos. Em uma região historicamente considerada reduto eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidenciável falou em “romper as amarras do atraso”.

Ele não fez críticas diretas a Lula. A declaração mais incisiva contra o governo foi sobre o preço do diesel, que está em média em R$ 6,89. No Rio Grande do Norte, afirmou que o combustível está “a R$ 10 e não há pandemia”.

O principal fator por trás da alta do diesel hoje é a escalada do conflito no Oriente Médio, que elevou o preço do petróleo no mercado internacional.

Assista a momentos da passagem de Flávio pelo Nordeste:

 

Vídeo do Youtube

 

Declarações de Jair Bolsonaro sobre o Nordeste já provocaram controvérsia. Em 2019, o então presidente orientou o ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) a não liberar recursos a governadores da região e usou o termo “paraíba” ao se referir a eles, em fala registrada por transmissão oficial.
Metrópoles

Turista é morto a tiros ao lado da filha na orla de Cabedelo

0

Um turista foi assassinado a tiros na calçada de uma rua na orla de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa. O crime aconteceu na tarde desse sábado (21), na Praia de Ponta de Campina.

Uma câmera de segurança registrou a ação. Nas imagens, o homem caminha com uma jovem, identificada inicialmente como filha dele. Em seguida, o atirador surpreende a vítima com vários tiros disparados. O turista cai na calçada e é socorrido pela jovem.

A vítima teria sido seguida da Praia de Ponta de Campina por uma dupla em um carro. A motivação do crime será investigada. A suspeita é de execução.

Parlamento PB

Trump diz que ‘aniquilará’ usinas do Irã se Ormuz não for reaberto em 48 horas

0

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, renovou as ameaças ao Irã, e afirmou, neste sábado (21), que o Irã tem um prazo de 48 horas para abrir o Estreito de Ormuz ao tráfego marítimo ou enfrentará destruição de sua infraestrutura. A declaração foi feita em sua rede Truth Social.

“Se o Irã não ABRIR TOTALMENTE, SEM AMEAÇAS, o Estreito de Ormuz, dentro de 48 horas a partir deste momento exato, os Estados Unidos atacarão e aniquilarão suas numerosas USINAS DE ENERGIA”, determinou.

Desde que Estados Unidos e Israel lançaram a guerra contra o Irã em 28 de fevereiro, Teerã fechou de fato o estreito em represália.

Cerca de um quinto do petróleo e do gás natural liquefeito do mundo atravessa Ormuz em tempos de paz. Os países que dependem dessa rota marítima se apressaram em buscar vias alternativas e recorrer às suas reservas.

ClickPB

Prefeito Josmar recebe Veneziano em Itatuba e conta com presença do prefeito Jan

0

O senador Veneziano Vital do Rêgo esteve em Itatuba nesta semana cumprindo agenda ao lado de lideranças políticas e empresariais do município, reforçando parcerias e acompanhando ações em andamento.

É CAMPEÃO! Botafogo (PB) segura Sousa no Almeidão e conquista o Paraibano após seis anos de jejum

0

Partida terminou 0 a 0, mas os donos da casa venceram por 2 a 1 no agregado

Governador sanciona lei para garantir recarga de carro elétrico em garagens residenciais e comerciais na Paraíba

0

A adaptação dos condomínios à realidade dos carros elétricos agora é garantida por lei na Paraíba. Foi sancionada pelo governador João Azevêdo e publicada, no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (21), a Lei nº 14.303, que dispõe sobre o direito à instalação de estação de recarga individual para veículos elétricos em edificações residenciais e comerciais. A medida leva em conta o crescimento da frota de veículos elétricos e híbridos no estado.

Conforme o documento obtido pelo ClickPB, a lei, de autoria do deputado Branco Mendes e subscrita por Adriano Galdino (Republicanos), estabelece que os condomínios residenciais ou comerciais devem instalar às próprias custas, estações de recarga para veículos elétricos em vagas de garagem privativas.

A nova lei também regulamenta que a instalação deve ser feita por profissional habilitado “com emissão de Anotação ou Registro de Responsabilidade Técnica (ART ou RRT) e que devem ser observadas a compatibilidade com a carga elétrica da unidade autônoma e conformidade com as normas da distribuidora local de energia elétrica e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)”, diz um dos trechos da nova legislação.

O Art. 1º diz que é “assegurado ao condômino o direito de instalar, às suas expensas, estação de recarga individual para veículo elétrico em sua vaga de garagem privativa, em edificações residenciais ou comerciais localizadas no Estado, desde que respeitadas as normas técnicas e de segurança vigentes.”

A lei estabelece, ainda, que “a convenção condominial poderá dispor sobre a forma de comunicação, os padrões técnicos e a responsabilização por danos ou consumo, não podendo, contudo, proibir a instalação da estação de recarga sem justificativa técnica ou de segurança devidamente fundamentada e documentada”.

Conforme a lei, no caso de recusa imotivada ou discriminatória por parte do condomínio, o condômino poderá entrar na Justiça para garantir a aplicação do direito “apresentar representação junto aos órgãos públicos competentes”.

 

ClickPB