quinta-feira, janeiro 8, 2026
spot_imgspot_img
Home Blog

Veja como reduzir o consumo de energia elétrica durante o Verão

0

Confira algumas dicas para evitar sustos com a conta de luz durante a estação

Eleições 2026: pesquisas já podem ser registradas na Justiça Eleitoral da Paraíba

0

A exigência consta no artigo 33 da Lei das Eleições (Lei n o 9.504/1997) e é válida para as empresas e instituições que realizarem pesquisas de opinião pública referentes às eleições ou a candidatos.

Mortes confirmadas em ataque dos EUA à Venezuela chegam a 58, sendo 38 cubanos

0

Cinco dias após os Estados Unidos (EUA) realizarem ação militar para destituir o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, do poder, as autoridades venezuelanas ainda não informaram o total de mortos, nem o número de feridos ou a extensão dos danos causados pelos ataques estadunidenses à capital, Caracas, e aos estados de Aragua, La Guaira e Miranda.

Rede de fast food oferece 30 vagas de emprego em João Pessoa

0

Para concorrer, é necessário estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio

Hulk decide cumprir contrato e confirma saída do Atlético (MG) no fim da temporada

0

Após usar as redes sociais para afirmar que pretende cumprir o contrato vigente até dezembro deste ano, os representantes do atacante paraibano Hulk, do Atlético (MG) comunicaram à diretoria alvinegra o fim das negociações e a decisão de não acionar a cláusula de renovação automática por mais uma temporada. Com isso, a tendência é que o jogador deixe o Galo ao término de 2025.

Salão do Artesanato Paraibano será aberto nesta sexta e novidades do evento foram apresentadas à imprensa

0

As novidades da 41ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, que terá início nesta sexta-feira (9), foram apresentadas à imprensa na manhã desta terça (6), na megaestrutura em que será realizada até o dia 1° de fevereiro, na orla marítima de João Pessoa. Entre as novidades, estão as peças que foram confeccionadas a partir de oficinas criativas ministradas por nomes como Ronaldo Fraga, Lu Azevedo, Renato Imbroisi e Sergio Mattos, fazendo do Salão do Artesanato o mais inovador de sua história. Nesta edição, o evento homenageia os artesãos mosaicistas, com o tema “Mosaico — Arte em cada parte.”

O Salão do Artesanato Paraibano é a principal aposta do segmento quando o assunto é geração de renda. Ao longo do ano, o evento tem duas edições — em janeiro, na Capital; e em junho, em Campina Grande. Ambos os períodos são de alta temporada. João Pessoa por conta do verão e das férias de janeiro; e Campina Grande, por conta dos festejos juninos do Maior São João do Mundo.

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, falou da expectativa para mais uma edição do evento. “Muito feliz por estarmos mais uma vez fazendo o lançamento desse Salão, que será o maior de sua história. São 600 expositores nessa grande estrutura, na Orla de João Pessoa, nesse período de férias. Por isso, a gente não tem dúvida de que será um evento muito prestigiado e que vai deixar muitos frutos para o nosso artesão, para a nossa artesã. Todo o time de Governo, com parceiros como o Sebrae, preparou o 41° Salão do Artesanato com muito carinho para todos que fazem esse segmento e também para a nossa população, para o nosso turista”, externou.

Ana Maria Lins também evidenciou o lado solidário do evento. “Como em edições anteriores, a entrada é um quilo de alimento não perecível. Ao fim do Salão, tudo o que for arrecadado será distribuído com entidades que cuidam de pessoas em vulnerabilidade social na Grande João Pessoa. Por isso, é muito importante a solidariedade da nossa população, que não tem faltado a esse compromisso cristão, que é ajudar o próximo”, disse.

Já a segunda-dama Camila Mariz ressaltou que o Salão do Artesanato Paraibano é o resultado de uma série de ações para fortalecer o segmento no Estado ao longo do ano. “O Salão é uma grande vitrine de um trabalho que é realizado pela gestão do governador João Azevêdo e de Lucas Ribeiro durante todo o ano — com diversos parceiros, a exemplo do Sebrae, e com a indispensável confiança das artesãs e artesãos em todo esse trabalho. Os artesãos acreditam porque veem resultado. É um evento feito para a nossa população e os turistas que nos visitam neste período do ano. Por isso, a gente pode dizer que o Salão é um local em que os artesãos têm a oportunidade de ampliar ainda mais a sua rede de contatos, fortalecendo aquilo que esta Gestão acredita, que é ver o artesanato como gerador de renda”, observou.

A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, disse que, a cada edição, o Salão do Artesanato Paraibano consolida a viabilidade econômica e cultural do segmento. “Em cada edição, as peças estão mais bonitas, com um design sofisticado e — o mais importante — sem abrir mão do artesanato genuíno, que mostra a nossa identidade cultural. A gestão do governador João Azevêdo e de Lucas Ribeiro fortaleceu a produção artesanal no nosso Estado, melhorando a qualidade de vida de centenas de famílias”, acrescentou.

41° Salão do Artesanato Paraibano

  • Quando: 9 de janeiro a 1° de fevereiro de 2026
  • Onde: Estacionamento do Hotel Tambaú (Orla de João Pessoa)
  • Visitação: das 16h às 22h (todos os dias da semana)
  • Entrada: 1 kg de alimento não perecível

WhatsApp Image 2026-01-06 at 12.45.37-3.jpeg

WhatsApp Image 2026-01-06 at 12.45.37-21.jpeg

MPF e MPPB orientam que faculdades da Paraíba não matriculem menores de idade que tenham antecipado conclusão por supletivo

0

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) orientaram que universidades federais e estaduais, faculdades privadas e institutos federais na Paraíba não matriculem estudantes menores de 18 anos que tenham antecipado conclusão do ensino médio através de supletivo. A Recomendação Conjunta nº 01/2026 foi divulgada nesta quarta-feira (7).

Conforme observou o ClickPB, reitores e dirigentes das faculdades, onde foram constatados casos de matrícula no ensino superior utilizando certificados obtidos de forma indevida, foram notificados têm prazo de até cinco dias para informar se acatarão ou não a recomendação.

Em caso de descumprimento, medidas administrativas e judiciais cabíveis serão adotadas.

Em relação ao documento, os órgãos reforçam que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) visa corrigir defasagem educacional de pessoas que não tiveram acesso aos estudos na idade adequada e que não deve ser utilizado como mecanismo de aceleração da trajetória escolar de estudantes que estão na faixa etária regular do ensino básico.

A orientação se baseia na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9.394/1996), em que os exames supletivos de nível médio são realizados a partir dos 18 anos. A legislação também não permite saltos de nível educacional por mera vontade do estudante.

O MPF e o MPPB explicam ainda que mesmo emancipados, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) considera ilegal a conclusão antecipada do ensino médio via Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) por menores de idade.

ClickPB

A meta ousada do presidente do INSS de zerar a fila de 2,9 milhões até julho

0
Hoje, 2,9 milhões de requerimentos estão protocolados do Instituto; até o fim de janeiro, Gilberto Waller pretende reduzir número em 10%

O presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Gilberto Waller, tem uma meta ousada para julho deste ano: zerar as filas por espera de benefício. Em conversa exclusiva com o JR Entrevista, Gilberto adiantou a expectativa de que até o fim de janeiro, as filas sejam reduzidas em 10%.

Em dezembro, a autarquia tinha 2,9 milhões de requerimentos protocolados. A maior parte de pedidos por BPC (Benefício de Prestação Continuada) e perícia médica, de responsabilidade do Ministério da Previdência.

Para reduzir o tempo de espera, o governo alocou médicos para essa função, e o INSS atualizou o sistema que analisa os pedidos do BPC. O novo sistema começou a operar em dezembro.

“A nossa meta é chegar na fila do mês, porque a demanda mensal não é fila. Essa é a nossa demanda. E esperamos até julho chegar nessa meta”, afirmou.

A entrevista completa vai ao ar nesta quarta-feira (7) na programação da noite da RECORD.

Fonte: Portal Correio

Anvisa proíbe venda de lotes de fórmulas infantis da Nestlé por risco de contaminação

0
Empresa orienta consumidores a entrarem em contato pelos canais de atendimento para reembolso.

Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu, nesta quarta-feira (7), a venda de alguns lotes de fórmulas infantis da Nestlé. O motivo é o risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus.

O consumo dessa bactéria pode provocar vômito persistente, diarreia ou letargia, que é a sonolência excessiva, lentidão de movimentos e raciocínio, e incapacidade de reagir e expressar emoções.

Segundo a Nestlé, nenhum caso de sintoma adverso foi relatado até o momento. A empresa informou que já começou o recall voluntário e preventivo dos lotes atingidos. Os consumidores podem solicitar reembolso integral pelos canais de atendimento da empresa.

Lotes a serem recolhidos

O recolhimento voluntário foi iniciado no Brasil e no resto do mundo, após a detecção da toxina em produtos provenientes de uma fábrica da Holanda. O recall atinge produtos da marcas Nestogeno, Nan Supreme, Nanlac Supreme, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino. Veja os lotes:

O que diz a Nestlé

A Nestlé diz que identificou a presença da toxina durante uma análise periódica de qualidade e iniciou o recall voluntário dos produtos. “É importante destacar que, até o momento, nenhuma ocorrência confirmada de tais sintomas foi reportada à Nestlé em qualquer parte do mundo“, diz a empresa.

A empresa orienta que os consumidores que tenham produtos dos lotes específicos suspendam imediatamente o uso e entrem em contato com a área de Atendimento ao Consumidor para a devolução do item e reembolso integral. Para isso, a empresa disponibiliza os canais [email protected] ou 0800 761 2500, atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana.

Segundo a Nestlé, os sintomas associados a bactéria aparecem em até seis horas após a exposição. “Se os sintomas não aparecerem, não há motivo para inquietação quanto a qualquer impacto na saúde. Se tiver alguma preocupação com a saúde ou nutrição da criança, recomendamos que o consumidor fale com o seu pediatra ou profissional de saúde. Independentemente da presença de sintomas, os pais e cuidadores devem interromper o uso do produto, de acordo com o aviso de recall”, orienta.

Fonte: Portal Correio

Detran-PB amplia atendimento no setor de Habilitação e passa a funcionar aos sábados

0
Medida busca facilitar o acesso da população aos serviços.

O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) vai passar a oferecer atendimento no setor de Habilitação também aos sábados, a partir deste fim de semana (10). A medida busca facilitar o acesso da população aos serviços, especialmente para quem não consegue resolver essas demandas durante a semana.

Na capital, os atendimentos acontecerão na sede do Detran-PB, em Mangabeira, e nos postos do Shopping Carro Legal e do Shopping do Automóvel. O funcionamento aos sábados também será estendido para os municípios de Guarabira, Campina Grande e Patos.

Entre os serviços disponíveis estão a emissão da primeira habilitação pelo programa CNH do Brasil, renovação da CNH, Permissão Internacional para Dirigir (PID), transferência de habilitação de outro estado, além do agendamento de exames. Os procedimentos de foto e biometria, que já eram realizados aos sábados, seguem mantidos.

Para ser atendido, é obrigatório fazer o agendamento prévio no site do Detran-PB. O cidadão deve acessar a opção “Agendamento de Serviço”, escolher a cidade, selecionar a área “Habilitação” e, em seguida, o serviço desejado.

Fonte: Portal Correio