O prefeito de Itatuba, Josmar Lacerda, assinou nesta quarta-feira, 28 de janeiro, importantes ordens de serviço que autorizam a execução de novas obras de pavimentação no município, contemplando tanto a zona rural quanto a zona urbana.
Claudia Leitte é confirmada como atração no bloco Virgens de Tambaú 2026
Programação completa do bloco foi divulgada nesta quarta-feira (28); também serão atrações: Gracinha Teles, Felupe, Michele Andrade, Myra Maya e Luka Bass.
A cantora Claudia Leitte foi confirmada como atração principal do bloco Virgens de Tambaú, que deve ocorrer no próximo dia 8 de fevereiro, como parte do Folia de Rua de João Pessoa.
A programação completa do bloco, que este ano terá 11 trios na avenida, foi divulgada na manhã desta quarta-feira (28), nas redes sociais.
Além da cantora baiana, também foram confirmados como atrações: Gracinha Teles, Felupe, Michele Andrade, Myra Maya e Luka Bass.
Programação completa
Concentração – 16h30
- Grupo de Percussão Feminino ‘As Calungas’
Trio 1 – descida: 17h
- Gracinha Teles
Trio 2 – descida: 17h30
- Rainhas da Farra
Trio 3 – descida: 18h
- Banda Megaxé
Trio 4 – descida: 18h30
- Banda Lokomotiva
Trio 5 – descida: 19h
- Felupe
Trio 6 – descida: 19h30
- Cláudia Leitte
Trio 7 – descida: 20h
- Os Tralhas e Arthuzinho Batedeira
Trio 8 – descida: 20h30
- Filipe Santos
Trio 9 – descida: 21h
- Michele Andrade
Trio 10 – descida: 21h30
- Myra Maya
Trio 11 – descida: 22h
- Luka Bass
Fonte: Portal Correio
Violações de cessar-fogo entre curdos e Exército sírio continuam mesmo após pressão dos EUA
Tropas do governo sírio reforçam seu contingente na região, onde fazem ataques ocasionais.
Sob o ruído constante de aviões dos Estados Unidos transportando prisioneiros do Estado Islâmico (EI), as forças curdas constroem trincheiras e posicionam mais soldados nas linhas de defesa ao redor da cidade de Hasakah, no nordeste da Síria. Ao mesmo tempo, as tropas do governo sírio reforçam seu contingente na região, onde fazem ataques ocasionais.
Enquanto a reportagem da Folha estava na posição militar das Forças Democráticas Sírias (SDF, na sigla em inglês) na área, um drone atingiu um checkpoint a dois quilômetros de lá e, após o barulho da explosão, ouviu-se uma saraivada de disparos contra o veículo aéreo não tripulado. Dois soldados ficaram feridos.
Tudo isso ocorre enquanto, supostamente, está em vigor um cessar-fogo entre o Exército sírio e as SDF, as forças lideradas pelos curdos.
“Estamos construindo trincheiras como linhas de defesa para repelir os ataques terroristas. Você viu, acabou de acontecer um ataque com drone neste checkpoint aqui na nossa frente”, disse Abjar Dawud, porta-voz das SDF.
“Estamos trazendo reforços para as linhas de frente próximas das estradas entre Qamishli e Hasakah, preparando nossa defesa. No outro lado, estamos vendo que eles estão trazendo armamentos pesados e soldados, mesmo com o cessar-fogo em vigor.”
Ambos os lados têm denunciado inúmeras violações à trégua, prevista para ficar em vigor até 8 de fevereiro. O Ministério da Defesa da Síria acusou as SDF de lançar drones contra civis na região de Jazira, onde fica Kobani, e próximo de Aleppo.
As SDF, por sua vez, acusam Damasco de vários ataques contra civis e integrantes das forças curdas em Hasakah e na região de Jazira.
A cidade de Kobani, símbolo da vitória dos curdos sobre o EI, em 2019, está sitiada por forças do governo sírio. Civis não têm acesso a água, comida, remédios e combustível há 11 dias.
Nesta terça-feira (27) o enviado especial dos EUA para a região, Tom Barrack, o ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noel Barrot, e seus contrapartes da Alemanha, Serap Guler, e do Reino Unido, Yvette Cooper, divulgaram um comunicado conjunto instando todos os lados a respeitarem o cessar-fogo.
No mesmo dia, o presidente Donald Trump conversou por telefone com o líder sírio, Ahmed al-Sharaa. O americano também teria abordado a necessidade de respeitar o cessar-fogo.
A grande preocupação dos EUA é o EI o Exército sírio assumiu controle de prisões que abrigam mais de 7.000 integrantes da facção e que eram, antes, comandadas pelas SDF. No processo, centenas de extremistas escaparam.
Diante da instabilidade, os EUA pressionaram pela prorrogação do cessar-fogo, assinado inicialmente em 18 de janeiro, para viabilizar a transferência de milhares de extremistas por forças americanas para prisões no Iraque processo que ainda está em curso.
Em meio a pressões internacionais, estava em andamento na noite desta terça uma reunião entre Sharaa, Mazloum Abdi, o comandante das SDF, e Ilham Ahmad, co-presidente da região autônoma curda, para discutir a integração ao país de áreas controladas pela minoria.
As SDF, uma aliança formada em 2015 entre forças curdas e países como os EUA, com participação de árabes, lutaram durante anos contra o EI na Síria, até derrotar os extremistas em 2019.
Mas, no final de 2024, as forças rebeldes de Sharaa depuseram o então ditador sírio, Bashar al-Assad, e prometeram unir o país sob o controle do novo governo, incluindo as áreas administradas pelas SDF, que controlavam cerca de um quarto do território sírio, onde mantinham um governo autônomo.
Desde o início de janeiro, forças governamentais sírias tomaram áreas de maioria árabe antes comandadas pelas SDF. As tropas capturaram Raqqa e Deir Ezzor, assumindo controle sobre campos de petróleo, hidrelétricas e prisões com milhares de combatentes do EI.
Há pessimismo entre militares e autoridades civis na região autônoma curda na Síria. A população também está insegura centenas de deslocados internos chegaram nas últimas duas semanas e ocupam escolas em Qamishli e nos arredores. Nas estradas, há dezenas de carros com pessoas em fuga de áreas já ocupadas pelo Exército sírio.
As exigências de integração do governo Sharaa são vistas pelos curdos como uma capitulação. Uma delas é a incorporação dos soldados curdos pelas Forças Armadas da Síria.
“Há inúmeros integrantes de facções extremistas nas Forças Armadas sírias. Não confiamos em ter essas pessoas em nossas áreas. Eles cometeram crimes contra os curdos”, disse à Folha Barzan Maskou, assessor de relações internacionais das SDF.
Sharaa integrou ao Exército sírio combatentes de facções extremistas que lutaram contra os curdos, que temem vingança.
As SDF querem um período de transição em que apenas forças curdas atuariam dentro do território curdo, até que se construa confiança. “Não queremos ser um Estado dentro do Estado, mas queremos manter certa autonomia em nossa administração. Não queremos ser totalmente submetidos a um regime centralizado, que irá mandar em nossa polícia, educação, saúde e serviços públicos”, diz Maskou.
Há diferenças importantes entre a sociedade curda, laica, e o governo de Sharaa, conservador religioso.
O novo líder, que derrubou Assad em dezembro de 2024, foi integrante da Al Qaeda até 2016. Ao assumir o governo sírio, integrava o Hayat Tahrir al-Sham, facção considerada uma organização terrorista por muitos países, que removeram sanções após a troca de governo.
Ao assumir, Sharaa prometeu fazer um governo inclusivo, respeitando minorias. Mas, no ano passado, mais de 1.300 alauítas morreram na região de Tartus em choques com forças do governo e milícias sunitas afiliadas. Em abril, centenas de drusos da região de Sweida foram mortos em conflitos semelhantes.
Os EUA, que apoiaram as SDF como principais aliados na derrota do EI, aproximaram-se de Sharaa e não se opuseram à ofensiva sobre os curdos. Eles instam as SDF a aceitarem a proposta do novo líder de integração ao governo sírio.
No entanto, crescem as pressões de certas alas políticas para proteção dos curdos. O senador republicano Lindsey Graham postou nesta terça que irá apresentar um projeto de lei chamado “Salve os Curdos”, que prevê sanções contra governos ou grupos envolvidos em agressões contra a minoria.
“Os curdos foram nossos maiores aliados para derrotar o califado do EI. Seria um desastre para a reputação da América e para os nossos interesses de segurança nacional abandonar os curdos”, disse.
Fonte: Portal Correio
Caso Orelha: o que se sabe sobre até agora sobre a morte do cão em SC
A morte brutal do cachorrinho Orelha, na Praia Brava, litoral de Santa Catarina, causou comoção nacional. Cão comunitário, ele foi atacado por um grupo de adolescentes no dia 4 de janeiro. Foi socorrido e levado a uma clínica veterinária que, devido à gravidade dos ferimentos, teve de submetê-lo à eutanásia no dia 5.
Ao longo do mês de janeiro, o caso já teve muitos desdobramentos, inclusive com operação da Polícia Civil do estado. Entenda tudo o que se sabe até agora:
Ataque a Orelha
Orelha, um cachorro comunitário de cerca de 10 anos de idade que vivia na Praia Brava, em Santa Catarina, foi atacado por quatro adolescentes. Muito ferido, ele foi levado para uma clínica veterinária, que o submeteu à eutanásia.
Coação
Familiares dos adolescentes são suspeitos de coagir testemunhas da ação contra Orelha e atrapalhar o andamento da investigação.
Polícia
Devido à enorme repercussão, a Polícia Civil de Santa Catarina passou a investigar o caso. Em 26 de janeiro foi deflagrada uma operação para cumprimento de mandados de busca e apreensão contra os adolescentes e os adultos responsáveis. Foram apreendidos celulares e dispositivos eletrônicos. A polícia também vem ouvindo várias pessoas para entender melhor como tudo aconteceu.
Quem são os adultos?
A polícia não revela nomes, mas informou que entre os parentes ligados aos jovens estão dois empresários e um advogado.
Disney
Segundo a polícia, dois dos adolescentes estão nos Estados Unidos, na Disney, numa viagem que já estava programada.
Imagens
Até o momento, a polícia já ouviu mais de 20e pessoas e analisou mais de 72 horas de imagens colhidas em 14 câmeras de monitoramento públicas e privadas.
Alguém foi preso?
Até o momento, não há ninguém detido pela polícia de Santa Catarina.
Indiciamento
Ninguém foi preso até agora, mas a polícia civil indiciou os familiares dos adolescentes pelo crime de coação.
Caramelo
As autoridades também investigam um outro caso de agressão feito pelos adolescentes contra o cachorro conhecido como Caramelo. O animal conseguiu escapar dos ataques do grupo.
Adolescentes podem ser responsabilizados?
Sim, podem. A eles podem ser aplicadas medidas socioeducativas previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Menores de 18 anos são inimputáveis perante a lei.
O que é um cão ou gato comunitário?
Embora não tenha um tutor único ou definido, o animal comunitário vive em uma determinada comunidade (rua, bairro, condomínio) e estabelece laços de afeto e manutenção com moradores ou comerciantes locais . Eles são cuidados coletivamente, recebendo alimentação, abrigo e,em alguns casos, vacinação e castração. Após a repercussão do caso Orelha, foi aprovada no estado a Lei nº 19.726, que institui a Política Estadual de Proteção e Reconhecimento do Cão e Gato Comunitário. Segundo o governo catarinense, o texto garante que esses animais também precisam ser protegidos pela sociedade e poder público.
Fonte: Portal Correio
Secretaria de Educação de Serra Redonda reúne coordenadores pedagógicos para planejar ano letivo
A Prefeitura de Serra Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou uma reunião de planejamento com os coordenadores pedagógicos da rede municipal para alinhar estratégias e organizar as ações do ano letivo nas escolas do município.
Alexandre de Moraes nega recurso que buscava obrigar Cássio Cunha Lima a devolver salário
Em decisão monocrática proferida nesta terça-feira (27), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, negou seguimento aos recursos extraordinários impetrados pelo ex-governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima. O processo chegou ao STF como recurso extraordinário em face do acórdão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região sobre a pensão especial de ex-governador da Paraíba.
A controvérsia girava em torno da acumulação da pensão especial de ex-governador com os subsídios de Senador da República. No entanto, o ministro entendeu que a boa-fé do beneficiário e o caráter alimentar das verbas impedem a devolução.
A decisão favorece o ex-governador Cássio Cunha Lima, que não precisará devolver os valores que corresponderam ao seu salário como senador. A União e o Ministério Público Federal (MPF) buscavam a restituição de valores que ultrapassaram o teto constitucional entre 2014 e 2018.
Conforme observou o ClickPB, o questionamento girava em torno da percepção simultânea de dois benefícios: a pensão como ex-governador e o subsídio proveniente do cargo de senador, no período entre novembro de 2014 e dezembro de 2018. De acordo com o processo, Cássio teria que repor ao erário os valores.
“A anterior propositura de ações em face do ora recorrido, nas quais já se postulava a aplicação do teto remuneratório, por si só não elide sua boa fé, pois inexistia, à época do ajuizamento, diretriz jurisprudencial consolidada a respeito da específica questão”, destacou Alexandre de Moraes em sua decisão.
Alexandre de Moraes considerou, em sua decisão, que o acórdão que estava sendo contestado está em consonância com a jurisprudência do STF, devendo ser mantido. A decisão destaca que “o Tribunal de origem, amparando-se na boa-fé da parte ora recorrida, julgou improcedente o pedido de devolução do valor correspondente à parcela do subsídio de Senador da República que, somado à pensão especial de ex-Governador do Estado da Paraíba, tivesse superado o teto previsto no art. 37, XI, da Constituição Federal, no período de 27/11/2014 e 31/12/2018”.
Atualmente a pensão concedida a ex-governadores da Paraíba está suspensa por decisões anteriores do próprio Supremo Tribunal Federal (STF).
Confira a decisão:
Os Fundamentos da Decisão de Moraes
Para negar os recursos da União e do MPF, Alexandre de Moraes destacou que, na época dos pagamentos, não havia uma diretriz jurídica consolidada que proibisse tal acumulação de forma definitiva.
- Irrepetibilidade de Verbas: Por se tratar de verba alimentar recebida por interpretação administrativa da época, o STF aplica o princípio da não devolução.
- Boa-Fé Preservada: Moraes refutou o argumento de que a existência de ações judiciais anteriores anularia a boa-fé. Segundo o ministro, sem uma tese pacificada no STF, o cidadão tem “confiança justificada” no recebimento.
- Modulação de Efeitos: A decisão segue a jurisprudência recente da Corte (como na ADI 3516), que ao declarar inconstitucional certas pensões, modula os efeitos para afastar a devolução de valores já pagos.
Vice de Nunes quer abater dívida de clubes com aulas para crianças
O vice-prefeito de São Paulo, Mello Araújo (PL), criou um projeto que prevê abater dívidas de clubes privados que aceitarem oferecer aulas gratuitas para crianças da rede municipal de ensino. O decreto que dá o pontapé inicial no programa, apelidado de “Bom no Esporte, Bom na Escola”, foi publicado nesta terça-feira (27/1).
A ideia prevê instituir uma parceria entre a Prefeitura e os clubes da cidade, como o Pinheiros e o Paineiras do Morumby, para que estudantes da rede pública possam utilizar os espaços no contraturno escolar. Em troca, as empresas ganham o abatimento de dívidas municipais ou descontos na cobrança de impostos.
O cálculo da soma a ser abatida ou descontada levará em conta a quantidade de vagas e horas que cada clube irá ofertar dentro do programa, tendo como base um “valor médio” sobre os gastos dos espaços com os alunos, segundo Mello Araújo.
Ao Metrópoles, o vice-prefeito disse que ainda não há uma estimativa do impacto do projeto para as contas públicas da cidade, mas defendeu que todo mundo “sai ganhando”, já que boa parte dos clubes teriam dívidas com a cidade e que as entidades teriam horários “ociosos” que seriam aproveitados com o programa.
Mello também aponta a medida como uma forma de melhorar a segurança pública em São Paulo ao tirar crianças e jovens da rua. “A gente fala que precisa mexer em legislação [para melhorar a segurança], e precisa, mas quando você estuda segurança pública de forma mais profunda, você vê que tem que ir na ‘raiz primária’”, diz. Para ele, a parceria com os clubes evitará que alunos em situação de vulnerabilidade possam ser cooptados pelo crime.
“Eu fiz uma pesquisa, chamei clubes pra vir aqui na prefeitura. Quando esses clubes vieram, eu levantei as escolas que estão perto deles, até 5km. Tem uma média de 4 a 5 escolas municipais no entorno de cada clube”, afirma o vice-prefeito, dizendo que os clubes receberam bem a ideia de ter alunos da rede pública utilizando seus espaços no contra-turno.
Mello diz que as escolas municipais serão responsáveis por selecionar os alunos para participarem do programa. Entre os critérios que serão avaliados então o desempenho dos estudantes e a frequência escolar.
Apesar do programa envolver as pastas da Educação e Esportes e Lazer, a coordenação da iniciativa ficará com o gabinete do vice-prefeito. Mello tem dito nos últimos meses que a prefeitura deve investir no esporte em áreas periféricas e também defende que policiais militares dêem aulas de educação física no contraturno das escolas.
Para ser implementado, o programa “Bom no Esporte, Bom na Escola” ainda depende que os clubes manifestem interesse em participar do projeto. Depois disso, uma comissão irá avaliar as informações prestadas pelas entidades e só então ele será aprovado para participar. Além dos clubes, academias também poderão se credenciar.
O Metrópoles questionou ao vice-prefeito quando o programa começa na prática. Por telefone, ele disse que ainda este semestre.
Charles do Bronx confirma vinda a João Pessoa para o BRTL Fight Combat
O campeão Charles do Bronx estará no Ginásio O Ronaldão, em João Pessoa, no dia 30/01 para o BRTL Fight Combat. Veja como garantir seu lugar!
Os fãs de MMA da Paraíba já podem comemorar! Uma das maiores lendas da história do UFC, Charles “do Bronx” Oliveira, confirmou presença em João Pessoa para o BRTL Fight Combat. O evento acontece na próxima sexta-feira (30) no Ginásio O Ronaldão, localizado no bairro do Cristo.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o recordista de finalizações do UFC convidou o público paraibano para prestigiar o evento, que promete ser um dos maiores do calendário de lutas da região neste início de ano.
A abertura dos portões para o evento está prevista para acontecer a partir das 17h, quando haverá uma ação para o Fã BRTL Experience. As lutas estão programadas para iniciar a partir das 19h30. Ao todo, serão 14 lutas, sendo uma luta de No-Gi abrindo o evento e 13 lutas de MMA. Também no evento acontecem duas disputas de cinturão, valendo o topo da organização.
Os ingressos podem ser comprados por meio da plataforma Sympla e custam a partir de R$ 60 (meia-entrada). O ingresso na arquibancada custa R$ 120. Cadeira na quadra paga R$ 220, sendo R$ 110 a meia-entrada. Também está sendo disponibilizado ingresso BRTL Experience pelo valor de R$ 500, que inclui foto com Charles do Bronx e camiseta, como forma de uma experiência exclusiva em área premium.
O que esperar do BRTL Fight Combat?
O evento não traz apenas a presença ilustre de Charles do Bronx, mas também um card repleto de talentos locais e nacionais, reforçando a Paraíba como um celeiro de grandes lutadores.
- Data: 30 de janeiro de 2026 (Sexta-feira).
- Local: Ginásio O Ronaldão, João Pessoa – PB.
- Ingressos: Plataforma Sympla
Fonte: ClickPB
‘Conheço gente que mata’: Raphaella Brilhante revela ameaças feitas por João Lima; veja vídeo
Marido da médica e influenciadora também teria dito que não ficaria mais que um dia preso por ter “influência política”
A médica e influenciadora Raphaella Brilhante deu mais detalhes sobre as ameaças feitas pelo marido, o cantor João Lima. Ele foi preso preventivamente, nessa segunda-feira (26), após se apresentar na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, em João Pessoa.
Em entrevista à TV Correio, Raphaella disse que após ser agredida na lua de mel, João chegou a pedir perdão a ela:
+ LEIA MAIS:
- Raphaella Brilhante se pronuncia após denunciar marido por violência doméstica
- Justiça determina prisão preventiva do cantor João Lima
- Cantor João Lima se apresenta à polícia após acusação de violência doméstica
“Ele disse que foi um ‘monstro’ comigo, que isso não iria se repetir, e eu quis acreditar. Fazia só cinco dias que eu tinha casado, eu tinha sonhado minha vida toda (com o casamento)”, disse.
Porém, os episódios de violência se repetiram, e em determinado ponto, João afirmou que não permaneceria na cadeia por conta das agressões e que mandaria matá-la.
“Ele falou que não passava um dia na cadeia, que tinha influência política, que conhecia gente que matava e ninguém ficava sabendo”, disse.
Veja o vídeo de um trecho da entrevista:
Polícia apreende em João Pessoa mais de 170 celulares roubados de loja do Magazine Luiza em Pernambuco; dois homens do Acre são presos

Celulares e outros aparelhos foram roubados estavam em casa na Praia do Sol.
Uma operação da Polícia Militar apreendeu nesta terça-feira (27) em João Pessoa uma carga de celulares roubados de uma loja do Magazine Luiza na cidade de Bezerros, Pernambuco. Segundo detalhado pelo coronel Sérgio Fonsêca, comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, a carga de mais de 170 aparelhos é avaliada em ao menos R$ 500 mil. A apreensão ocorreu em uma casa na praia do Sol, na zona sul da cidade. Além da apreensão, dois homens foram presos.
“Dois indivíduos do Acre que foram pegos na praia do Sol. Eles estavam de posse de mais de 170 aparelhos celulares e outros aparelhos. Essa carga foi roubada na cidade de Bezerros, no estado de Pernambuco. Nós avaliamos aí em pelo menos R$ 400 a 500 mil. A loja (alvo do roubo) é a Magazine Luiza. Os representantes da loja estão vindo para cá”, explicou em entrevista ao programa Alô Paraíba, da TV Norte.
Segundo detalhou o comandante-geral da PMPB, os homens afirmam que se deslocaram até a Paraíba apenas para realizar a compra e não têm participação no roubo, sendo receptores. A casa onde estavam os celulares era alugada.
“Os aparelhos foram roubados na cidade de Bezerros, no estado de Pernambuco, eles (os criminosos) são do estado Acre e fizeram a negociação na Paraíba e a gente acredita que é uma organização criminosa que atua em diversos estados. Pelo menos Acre, Paraíba e Pernambuco estão relacionados”, disse o coronel Sérgio Fonseca.
Como a polícia chegou à casa?
A PM desmantelou o esquema por meio da atuação da equipe de inteligência. Ao fazer o cerco na casa, um dos elementos chegou a tentar fugir apenas ao ver as equipes da polícia. Quando os PMs adentraram a residência, encontraram os equipamentos.
“São aparelhos celulares de valor caro. Tem aparelho que custa mais de R$ 9 mil. Segundo eles, eles compraram essa carga por R$ 75 mil. Então iam ter um lucro exorbitante. A informação deles que precisa ser ainda confirmada é que eles têm uma loja de aparelhos celulares lá no estado do Acre e iriam levar para lá e revender esses aparelhos”, explicou em entrevista à TV Norte Paraíba, como observou o ClickPB.
























