quarta-feira, dezembro 17, 2025
spot_imgspot_img
Home Blog

Aniversário de Serra Redonda reúne ações sociais, atos cívicos, inaugurações e shows para celebrar os 72 anos do município

0

Em comemoração aos 72 anos de emancipação política, o município de Serra Redonda vive uma programação marcada por ações administrativas, sociais, esportivas, culturais e religiosas. A Prefeitura reafirmou o compromisso com o servidor público ao realizar o pagamento do 13º salário em dia, fortalecendo a economia local, além de promover a entrega de cestas básicas, por meio da Secretaria de Assistência Social, beneficiando famílias da zona urbana e rural em situação de vulnerabilidade.

ECITE Luís Gonzaga Burity abre inscrições para cursos técnicos em Administração e Marketing para 2026

0

A Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Luís Gonzaga Burity, em Ingá, divulgou o edital do processo seletivo interno para ingresso na 1ª série do Ensino Médio integrado à Educação Profissional Técnica no ano letivo de 2026.

Estão sendo ofertadas 140 vagas, distribuídas entre os Cursos Técnicos em Administração e Marketing, ambos na modalidade de ensino integral, com jornada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Do total de vagas, 80% são destinadas a estudantes oriundos da rede pública de ensino e 20% para alunos da rede privada, além da reserva legal para pessoas com deficiência.

As inscrições acontecem de 09 a 22 de dezembro de 2025, de forma presencial, na sede da escola, localizada na Rua Duque de Caxias, nº 54, bairro Boa Esperança, em Ingá. Para participar do processo seletivo, é obrigatório que o estudante realize também a pré-matrícula no Sistema Integrado de Acompanhamento à Gestão Escolar (SIAGE).

A classificação dos candidatos será feita com base na média aritmética das notas dos componentes curriculares cursados nos anos finais do Ensino Fundamental. Em caso de empate, serão adotados critérios como maior idade e maior média nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

O resultado preliminar será divulgado no dia 23 de dezembro, com prazo para recursos em 26 de dezembro. Já o resultado final está previsto para 29 de dezembro de 2025. A efetivação da matrícula presencial ocorrerá no período de 05 a 30 de janeiro de 2026, respeitando a ordem de classificação.

A ECITE Luís Gonzaga Burity atende estudantes de Ingá e municípios vizinhos, oferecendo uma formação que alia ensino médio e qualificação técnica, ampliando as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho e de continuidade dos estudos.

Confira o edital em anexo.

Itatuba celebra 64 anos de emancipação política com programação cívica, religiosa e cultural nesta terça (17)

0

Em alusão aos 64 anos de emancipação política de Itatuba, a programação comemorativa desta terça-feira, 17 de dezembro, reúne atividades cívicas, religiosas e culturais ao longo de todo o dia, envolvendo diferentes espaços da cidade.

Trabalhadores dos Correios na Paraíba entram em greve por tempo indeterminado

0

Os trabalhadores dos Correios na Paraíba decidiram cruzar os braços por tempo indeterminado após uma assembleia realizada na noite dessa terça-feira (16). A paralisação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (17) pela direção do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos na Paraíba (Sintect-PB).

Segundo o sindicato, a greve foi motivada pelo impasse nas negociações do acordo coletivo de trabalho, que, de acordo com a categoria, não apresenta avanços há meses. Entre as principais reivindicações está a manutenção dos direitos previstos no acordo atualmente em vigor.

Os funcionários também reagiram a declarações atribuídas ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, que, conforme o sindicato, teria sinalizado a possibilidade de discutir a privatização da empresa caso o movimento grevista fosse deflagrado. A categoria considera a fala uma forma de pressão contra os trabalhadores.

Em nota, o Sintect-PB afirmou que os empregados dos Correios “não aceitarão ameaças, chantagens, demissões ou fechamento de unidades como saída para uma crise que não foi criada pela categoria”.

Até o momento, o sindicato não informou quando será realizada uma nova assembleia para avaliar a continuidade ou eventual suspensão da greve no estado.

´Factoide´ levanta suspeitas sobre nova forma da emissão da CNH no Brasil

0

Em meio a uma onda de questionamentos nacionais sobre a nova resolução que alterou o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), imposta de forma autoritária pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, sem prazo razoável para adaptação dos Detrans, o Detran da Paraíba anunciou, com grande repercussão, a emissão da chamada “primeira CNH do Brasil” dentro do novo modelo.

O anúncio, porém, passou rapidamente do campo da propaganda institucional para o centro de uma controvérsia que pode se transformar em caso de investigação pelos órgãos de controle. A informação, como observou o ClickPB, foi veiculada pelo Portal Paraíba Online.

A matéria, divulgada nesta quarta-feira (17) traz documentos e registros do próprio sistema levantam dúvidas sérias sobre a legalidade, a isonomia e a transparência do processo conduzido pelo órgão paraibano.

Segundo os dados do processo, a candidata apontada como a primeira habilitada no novo modelo seguiu o seguinte cronograma:

  • Curso de Legislação: 10 e 11/12/2025
  • Data de cadastro no sistema: 12/12/2025
  • Exame psicotécnico: 12/12/2025
  • Exame médico: 13/12/2025
  • Prova teórica (legislação): 13/12/2025
  • Agendamento do exame prático (2R): 13/12/2025, às 15h41
  • Aula prática: 14/12/2025
  • Exame prático: 15/12/2025

A sequência chama atenção por atropelar etapas que, historicamente, são consideradas essenciais para garantir a segurança no trânsito.

Uma das principais lacunas do processo diz respeito à ausência do exame toxicológico, exigido para determinadas categorias e amplamente defendido como ferramenta de prevenção de acidentes. Não há qualquer registro da realização do exame, tampouco justificativa oficial para sua dispensa.

Outro ponto que causa estranheza é o fato de o exame prático ter sido agendado antes da realização das aulas práticas. O agendamento ocorreu no dia 13, enquanto a aula prática só foi ministrada no dia 14.

Especialistas alertam que essa inversão compromete o caráter formativo do processo e reforça a percepção de que a prioridade não foi a aprendizagem, mas a construção de um discurso político.

O processo também não registra a emissão da Licença para Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), documento tradicionalmente utilizado para permitir que o candidato pratique a condução de forma regular e fiscalizada.

A ausência do documento levanta dúvidas sobre a legalidade das aulas práticas realizadas e sobre a fiscalização do procedimento.

Outro dado que chama atenção é o fato de os cursos aparecerem vinculados ao CNPJ do Ministério dos Transportes, o que levanta questionamentos sobre a autonomia dos Detrans estaduais e sobre o uso político da estrutura administrativa federal.

Talvez a pergunta mais sensível seja: por que apenas essa candidata teve direito à marcação acelerada do exame prático, enquanto milhares de outros alunos permanecem aguardando vaga, mesmo cumprindo os requisitos?

Até o momento, o Detran-PB não apresentou critérios objetivos que justifiquem o tratamento diferenciado, o que pode configurar violação ao princípio da isonomia na administração pública.

Diante das inconsistências, entidades representativas do setor de trânsito já encaminharam denúncias ao Ministério Público, solicitando apuração dos fatos. O foco é esclarecer se houve irregularidade administrativa, favorecimento indevido ou uso político de um processo que deveria ter como prioridade a segurança viária.

O episódio reacende um debate maior, a flexibilização acelerada do processo de habilitação, aliada a anúncios midiáticos, pode comprometer um sistema que historicamente salvou milhares de vidas no Brasil.

Mais do que quem emitiu a “primeira CNH”, a pergunta que fica é, a que custo isso foi feito?

Enquanto o discurso oficial celebra inovação, os fatos expostos apontam para um possível factóide institucional, com consequências que vão muito além da propaganda e podem alcançar o campo da responsabilização legal.

*Com Ascom

ClickPB

Fifa The Best: ausência de Raphinha revolta torcedores na web; confira

0

O Fifa The Best, prêmio organizado pela entidade que comanda o futebol mundial, foi realizado nesta terça-feira (16/12). Dembelé foi contemplado com a honraria de melhor jogador do mundo. Raphinha, jogador do Barcelona e da Seleção Brasileira, não esteve na seleção da temporada. A web se revoltou com a ausência do jogador.

 

 

 

 

Campinense e Treze apresentam seus elencos para temporada 2026 nesta terça-feira

0
Maiorais realizam seus eventos em horários próximos, já dando o tom de como será o nível de rivalidade na temporada 2026.

Campinense e Treze apresentarão, oficialmente, seus elencos para a temporada 2026 nesta terça-feira (15). Em cenários um pouco diferentes, em relação ao calendário de competições, os Maiorais tentam voltar a um período de glórias no futebol paraibano, inclusive buscando a conquista de objetivos no Campeonato Paraibano do próximo ano, visando novas oportunidades em competições nacionais.

O Galo da Borborema fará sua apresentação a partir das 19h, no Estádio Presidente Vargas. Os ingressos custam R$ 100 e os participantes terão direito a open food, sorteio de duas camisas, sorteio de plano de sócio-torcedor, além de um show ao vivo.

Os ingressos para a apresentação do Treze podem ser adquiridos de forma online ou na loja oficial do clube, no Estádio Presidente Vargas. De acordo com o anúncio feito pelo Treze em suas redes sociais, todo o valor arrecadado com os ingressos será revertido na reforma e melhorias do gramado do PV.

A apresentação do Campinense será minutos depois, às 19h30, na casa de eventos Quinta da Colina. Os ingressos custam R$ 500 para não-sócios e R$ 400 para os sócios das categorias Patrimonial e Raposa Avante.

Os participantes terão direito a um jantar completo, camisa oficial 2025, música ao vivo, além de cinco ingressos para a arquibancada sombra durante os jogos da Raposa em casa. Os ingressos para a apresentação do Campinense podem ser adquiridos de forma online ou na loja oficial do clube, no Estádio Renatão.

Foto: Estefinho Francelino

Fonte: Arena Correio

Por que o novo celular da irmã de Kim Jong-un causa preocupação mundial

0
Se o aparelho foi importado da China para a Coreia do Norte, isso poderia constituir violação das sanções impostas pela ONU.

Kim Yo-song, irmã do ditador norte-coreano Kim Jong-un, foi vista recentemente segurando o que parecia ser um smartphone dobrável chinês. A imagem foi suficiente para acender um alerta mundial por representar uma possível violação às sanções impostas pela ONU.

O aparelho pode simbolizar uma violação direta da Resolução 2397 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que visa restringir o acesso da Coreia do Norte a bens e tecnologias estrangeiras, especialmente aqueles que podem ser utilizados para fortalecer suas capacidades militares ou para contornar as sanções através da geração de receita em moeda estrangeira.

A resolução proíbe especificamente o fornecimento, venda ou transferência de equipamentos eletrônicos para a Coreia do Norte, uma medida que visa cortar fontes de financiamento para seus programas de armas nucleares e mísseis balísticos.

A imagem divulgada pela Agência Central de Notícias Coreana (KCNA) capturou Kim Yo-jong com um dispositivo que sugere ser da série Magic da marca chinesa Honor, durante uma visita a um hospital regional recém-inaugurado. O aparelho é anunciado como o “smartphone dobrável mais fino do mundo”. O modelo V3 do telefone é vendido por cerca de R$ 7.500.

Embora a Coreia do Norte afirme produzir seus próprios smartphones sob uma marca local, a presença de um aparelho potencialmente chinês com Kim Yo-jong levanta questões sobre a importação de tais tecnologias.

Em 2023, Kim Jong-un e Hyon Song-wol, um vice-diretor do partido, também foram vistos com telefones dobráveis em fotos divulgadas pela agência oficial norte-coreana, embora os fabricantes ou recursos dos dispositivos não pudessem ser identificados.

Além disso, o ditador norte-coreano já foi fotografado usando produtos da Apple, como iPads e MacBooks, em eventos de grande repercussão no país.

A visibilidade de dispositivos tecnológicos avançados, como smartphones dobráveis, nas mãos de figuras proeminentes do regime norte-coreano, não apenas reflete uma tentativa de projeção de modernidade e progresso tecnológico, mas também sublinha os desafios enfrentados pela comunidade internacional na implementação efetiva das sanções.

Fonte: Portal Correio

Ex-secretário de Transportes de Jacaraú confessa participação na morte de Peron Filho, confirma MPPB

0
Motivação do crime estaria relacionada às denúncias sobre supostas irregularidades na Prefeitura.

O ex-secretário de Transportes e Mobilidade de Jacaraú, Jeferson Carvalho da Silva, confessou participação no assassinato do vereador Peron Filho, ocorrido em setembro deste ano. A informação foi confirmada nesta terça-feira (16) pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio de uma nota oficial.

Apesar disso, o caso segue em investigação, com a análise dos materiais apreendidos. Jeferson foi preso temporariamente no dia 30 de outubro, junto com o secretário de Administração do município, Antônio Fernandes.

Os dois foram exonerados pela Prefeitura de Jacaraú no mesmo dia em que tiveram a prisão decretada. Depois disso, prisão foi renovada após solicitação da Polícia Civil. Segundo as investigações, eles teriam contratado outros dois homens para executar o vereador, que voltava de uma partida de futebol no momento do crime.

De acordo com as investigações, a motivação do crime estaria relacionada às denúncias feitas por Peron Filho sobre supostas irregularidades na Prefeitura, especialmente na Secretaria de Transportes do município.

Confira a nota na íntegra:

“O Ministério Público da Paraíba, por meio do promotor de Justiça Lean Xerez, confirma que o ex-secretário de transportes de Jacaraú, Jeferson Carvalho da Silva, confessou o assassinato do vereador Peron Filho, ocorrido em setembro de 2025. As investigações sobre o caso continuam, com análise de materiais apreendidos, para apurar se houve envolvimento de outros suspeitos.”

Fonte: Portal Correio

Chico César apresenta concerto em João Pessoa com orquestra formada por crianças e adolescentes de projeto social

0

O Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima), desenvolvido pelo Governo da Paraíba, realiza o Grande Concerto 2025 na próxima segunda-feira (22), às 19h, no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções, em João Pessoa. Este ano, o programa comemora 13 anos e homenageia Chico César.

De caráter inclusivo, o Prima tem transformado vidas de crianças e adolescentes do Litoral ao Sertão do estado, com 16 polos situados em 13 municípios da Paraíba. O secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, destacou o poder transformador do programa como política de inclusão social, união e harmonia e falou sobre a expectativa para o Grande Concerto de 2025.

Ele conta que os alunos do Prima terão a oportunidade de estarem numa grande sala, que é o Teatro Pedra do Reino, juntos com jovens de outros polos, o que demonstra o caráter de inclusão do Prima, com esse espaço de intercâmbio, de trocas.

Chico César apresenta concerto em João Pessoa com orquestra formada por crianças e adolescentes de projeto social
Chico César apresenta concerto em João Pessoa

“O concerto é resultado de todo um ano de dedicação desses jovens, que passaram horas ensaiando nos seus polos, nas suas cidades, desenvolvendo habilidades. Tenho certeza do poder transformador que é este programa de inclusão social que tem a chancela mais que merecida do Governo da Paraíba, que compreende a importância de inserir nossos jovens paraibanos na arte por meio da música”, comentou.

O diretor de Gestão do Prima, Milton Dornellas, falou sobre a concepção do concerto em 2025, que este ano fará homenagem e contará com a presença de Chico César, tocando o repertório dele com os músicos do Prima.

“Este evento representa não apenas o encerramento de mais um ciclo de formação musical, mas é um momento de reconhecer conquistas, inspirar novos desafios, reafirmar o poder da arte como caminho de desenvolvimento humano e celebrar um ano inteiro de dedicação, aprendizado e crescimento artístico coletivo”, afirmou Milton Dornellas

Ele lembrou ainda que o Prima já homenageou Jackson do Pandeiro, Sivuca e, este ano, de igual grandeza, teremos a presença de

Grande Concerto 2025

A orquestra do Prima, será composta por 60 coralistas e 220 musicistas, entre alunos e professores, dos 16 polos situados em 13 municípios da Paraíba e estará sob a regência do maestro Rainere Travassos.

Repertório com Chico César

O concerto foi estruturado por momentos. No primeiro, a orquestra formada só por alunos do programa tocará seis músicas que são: Symphony № 1, de Gustav Mahler; Aragonaise, de Geordes Bizet; New World Symphony, de Atonin Dvorak; Coisa № 1, de Moacir Santos; Floresta Azul, de Letieres Leite e um Pout – Pourri Natalino, de Folk Song.

No segundo momento, Chico César com a orquestra do Prima, apresentarão as músicas: Pensar em você; Estado de Poesia; Palavra Mágica; À primeira vista; Negão/Mand’ela, de composição de Chico César e a última música do segundo momento, Mama África/Brilho de Beleza/Para não dizer que não falei das flores, de composição de Chico César, Negro Tanga e Geraldo Vandré.

No terceiro momento, final do concerto, haverá apresentação de Chico César, coro e orquestra do Prima, com as músicas: Paraíba meu amor e Deus me proteja, de Chico César. Por fim será apresentada a música, Pedra de Responsa, de Chico César e Zeca Baleiro.

Rainere Travassos, coordenador artístico e regente da orquestra do Prima, falou sobre como se deu o processo de audição para o concerto. Ele relatou que o principal objetivo da audição foi conhecer melhor a formação da orquestra, organizar a disposição entre cadeiras, estantes e instrumentos com base no número de vídeos enviados, e identificar os músicos que ocuparão funções específicas como Spalla, chefes de naipe, estantes e solistas.

“Durante o processo, todos os alunos foram avaliados com atenção e respeito às suas individualidades. Foram consideradas as competências técnicas, a expressividade musical e a preparação geral de cada participante. A partir desta audição, conseguimos estruturar a orquestra de forma equilibrada e representativa, valorizando o talento e o empenho dos nossos músicos. Que este concerto seja uma celebração da música, da coletividade e do crescimento artístico de cada aluno”, destacou Rainere Travassos.

Prima

Política pública implementada pelo Governo da Paraíba, por meio das Secretarias da Cultura (Secult) e da Educação (SEE) e tem como principal objetivo a inclusão, além de promover o fortalecimento da cidadania de seus participantes, a democratização do acesso à arte e a difusão da música em sua rica diversidade.

O programa está presente em 16 polos, abrangendo 13 municípios paraibanos: João Pessoa, Pedras de Fogo, Sapé, Bananeiras, Campina Grande, Monteiro, Picuí, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Pombal e Sousa.

ClickPB