Início Site

De auditoria das urnas a deepfakes: TSE analisa sugestões para adaptar eleições à era da IA

0
Tribunal recebeu número recorde de sugestões para definir regras que serão aplicadas nas eleições de outubro.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) realizou ao longo da semana passada uma série de audiências públicas para ouvir sugestões de autoridades, partidos políticos e representantes da sociedade civil que ajudarão a definir as regras eleitorais para o pleito deste ano. O tribunal disse ter recebido 1.431 contribuições, uma quantidade recorde, segundo o TSE.

Foram apresentadas propostas abrangendo temas como a auditoria e fiscalização das urnas eletrônicas e do sistema de votação, o registro de candidaturas, o uso ético da inteligência artificial e o combate à desinformação. Ao longo das audiências, foram debatidos mecanismos para garantir a transparência, a segurança jurídica e a inclusão de grupos minorizados no processo democrático.

As propostas serão analisadas tecnicamente pelos membros do TSE. Dessa forma, as regras para as eleições de outubro poderão ser ajustadas com base nas manifestações.

Os textos finais serão debatidos e votados no plenário do TSE em sessão administrativa. As resoluções devem ser aprovadas até o dia 5 de março. Veja algumas das propostas recebidas pelo tribunal a seguir.

Auditoria Das Urnas

As sugestões para auditoria e fiscalização das urnas foram sobre clareza comunicacional, acessibilidade e modernização técnica.

A PGE (Procuradoria-Geral Eleitoral) sugeriu que o TSE apresente de forma mais clara ao público a diferença entre o teste de integridade com biometria e o teste sem biometria. A justificativa é que, devido às alterações recentes que permitem filmagem e transmissão ao vivo no teste com biometria, pode haver confusão ou desinformação se o eleitor leigo não compreender que esses testes possuem objetivos e formas de execução distintos.

O TSE também recebeu uma sugestão para haver permissão explícita do uso de ferramentas computacionais avançadas, inclusive baseadas em inteligência artificial, como instrumentos auxiliares de análise técnica durante a auditoria das urnas, desde que sob supervisão humana.

“Vivemos em um ambiente de sistemas complexos com grande volume de dados e registros técnicos. É plenamente possível e desejável que a Justiça Eleitoral utilize ferramentas computacionais avançadas, inclusive baseadas em inteligência artificial, como instrumentos auxiliares de análise, sempre com supervisão humana e sem qualquer automatização decisória. Incorporar essa possibilidade de forma expressa demonstra alinhamento com boas práticas internacionais de auditoria técnica”, disse o advogado Fernando Peres, que apresentou a proposta.

Também sugeriu-se a criação de relatórios resumidos com caráter explicativo para que o cidadão comum compreenda como o sistema de votação é fiscalizado, preenchendo o vácuo informacional que muitas vezes é ocupado por desinformação.

Regras Para Inteligência Artificial

Foram apresentadas diferentes sugestões ao TSE sobre o uso de inteligência artificial ao longo do processo eleitoral. A PGE, por exemplo, propôs multa de R$ 5.000 a R$ 30 mil para quem divulgar desinformação gerada por IA.

A Rede de Governança Brasil propôs vedar o uso de IA para simular a presença de candidato ou gerar documentos falsos, proibindo a criação de “avatares eleitorais” ou identidades fabricadas que não existem politicamente.

A Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e o Ministério da Justiça e Segurança Pública entregaram propostas para a regulação preventiva e repressiva da inteligência artificial e das chamadas deepfakes.

A Secom sugeriu que os deveres não recaiam apenas sobre as redes sociais, usuários finais ou campanhas, mas também sobre os provedores de sistemas de IA. Além disso, o órgão propôs sistemas automatizados sejam proibidos de recomandar candidaturas, visando preservar a neutralidade informacional e evitar distorções no debate público.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública recomendou normas específicas para que os provedores inteligência artificial adotem medidas preventivas para impedir a utilização maliciosa da ferramenta no contexto eleitoral.

Segundo a sugestão da pasta, é necessário definir quais são as obrigações dos provedores de inteligência artificial generativa, tratando-os como atores centrais na garantia da integridade do pleito.

“As contribuições encaminhadas pelo Governo do Brasil partem de uma premissa central. O processo eleitoral de 2026 se dará em um ambiente tecnológico substancialmente distinto daquele de eleições anteriores, marcado pela consolidação de ferramentas de IA generativa, pela amplificação algorítmica de conteúdos e por novas formas de financiamento indireto da circulação de mensagens político-eleitorais”, destacou a chefe de gabinete da Secretaria de Comunicação Social, Samara Castro.

Fonte: Portal Correio

FBI concluiu que Epstein não geria rede de tráfico sexual para poderosos, diz agência

0
Agência de notícias Associated Press analisou uma série desses documentos para destrinchar o caminho das investigações do FBI sobre o caso.

Memorandos do FBI e outros arquivos policiais e de procuradores dos Estados Unidos, que fazem parte da base de documentos liberada pelo Departamento de Justiça sobre o caso Jeffrey Epstein, mostram que a polícia federal americana concluiu que o financista não geria uma rede de tráfico sexual para poderosos.

A agência de notícias Associated Press analisou uma série desses documentos para destrinchar o caminho das investigações do FBI sobre o caso, que terminou por não encontrar evidências suficientes para realizar acusações adicionais a Epstein e seus associados, além de pessoas influentes que tiveram relações com o financista.

A investigação começou em 2005, quando os pais de uma menina de 14 anos relataram que ela foi abusada na casa de Epstein em Palm Beach, na Flórida.

Com ao menos 35 casos similares relatados, procuradores federais processaram o financista e alguns de seus assistentes pessoais. Epstein conseguiu um acordo judicial para se declarar culpado e reduzir sua pena; ele ficou 18 meses na prisão e a deixou em 2009.

O criminoso condenado foi novamente preso em julho de 2019, após novas reportagens na imprensa americana serem o gatilho para que procuradores federais de Nova York voltassem ao caso. Epstein morreu na prisão em agosto daquele ano —Ghislaine Maxwell, sua ex-companheira, foi acusada em 2020 por recrutar vítimas do financista e foi presa um ano depois.

Documentos analisados pela agência de notícias mostram que o FBI analisou em detalhes evidências que indicassem potenciais suspeitos, inclusive denúncias aparentemente absurdas ou incompreensíveis feitas por telefone.

A polícia federal americana também fez uma série de entrevistas com vítimas de Epstein. Um caso que ilustra essa dificuldade de encontrar evidências que fossem além de Epstein, Maxwell e cúmplices mais próximos é o de Virginia Giuffre.

Investigadores concluíram que ela foi sexualmente abusada por Epstein, mas não puderam confirmar outras partes da acusação da vítima, segundo a agência. Giuffre teria sido abusada também pelo então príncipe Andrew, da realeza britânica.

Duas outras vítimas de Epstein que Giuffre afirmou terem sido, como ela, cedidas a homens poderosos, afirmaram não ter tido experiência similar, segundo um memorando interno do FBI de 2019 analisado pela AP.

“Nenhuma outra vítima descreveu ter sido expressamente direcionada por Maxwell ou Epstein para se envolver em atividades sexuais com outros homens”, segundo o memorando.

Ainda de acordo com investigadores, Giuffre mudou declarações em diferentes depoimentos e fez acusações em público “que incluíram caracterizações sensacionalistas de suas experiências, quando não comprovadamente incorretas”.

Giuffre defendeu a veracidade de suas acusações em livro de memórias lançado após ela cometer suicídio, em 2025.

Outro documento analisado, um email da ex-procuradora assistente Maurene Comey ao FBI, afirmou que não havia evidências em fotos e vídeos apreendidos no caso implicando qualquer outro adulto além de Epstein e Maxwell em contatos sexuais com mulheres nuas.

Procuradores também escreveram que, embora investigadores tenham encontrado pagamentos a mais de 25 mulheres que aparentavam ser modelos nos registros financeiros de Epstein, não havia evidências de que ele estava de fato prostituindo essas ou outras mulheres.

Pessoas muito próximas a Epstein também ficaram sem acusações com base na falta de evidências suficientes entre as coletadas do FBI, segundo a AP.

Procuradores, por exemplo, concluíram que uma assistente próxima de Epstein foi ela mesma vítima de abuso sexual e manipulação do financista, embora potencialmente soubesse dos abusos de outras mulheres, inclusive menores de idade. Essa assistente, que a AP não nomeia, não foi acusada por nenhum crime.

Pilotos dos aviões de Epstein e amigos e clientes de longa data, como o bilionário Les Wexner, também foram alvo da investigação, logo após a prisão de Epstein em 2019. “Há evidência limitada sobre o envolvimento dele [de Wexner]”, escreveu um agente do FBI em agosto de 2019.

Uma suposta lista de clientes de Epstein foi amplamente debatida nas redes sociais e na imprensa, mas o FBI nunca encontrou o material, ainda segundo documentos.

Em fevereiro de 2025, por exemplo, a secretária de Justiça do governo Trump, Pam Bondi, afirmou em entrevista à rede Fox News que tinha a suposta lista de clientes “na mesa dela”. Dois dias antes, no entanto, um agente do FBI escreveu, em documento, que investigadores não haviam encontrado material semelhante durante as apurações.

Fonte: Portal Correio

Operação destrói quase 2 toneladas de maconha, na Paraíba

0
Foi localizada um plantação de aproximadamente 72 mil pés da planta.

Uma operação da Polícia Militar, realizada na última sexta feira (6), resultou na destruição de 1,8 toneladas de maconha após localizar uma plantação de aproximadamente 72 mil pés da planta, na zona rural de Caraúbas, na Paraíba.

Além da destruição da droga, um homem, natural de Pernambuco, também foi preso.

Durante a operação, foram encontradas a planta em natura e a droga pronta para consumo. Ambas foram destruídas no local.

Fonte: Portal Correio

PM é atropelado ao socorrer vítima de acidente de trânsito no DF

0

Um policial militar do Distrito Federal foi atropelado na noite deste domingo (8/2) ao parar para socorrer as vítimas de um acidente de trânsito. O acidente envolveu um caminhão e dois veículos de passeio e foi registrado por volta das 23h30, na EPIA Sul, sob o viaduto de acesso à EPTG, perto da Octogonal (DF).

Duas pessoas ficaram feridas na colisão, o policial militar que não estava em nenhum dos veículos envolvidos, mas parou para socorrer as vítimas. E o motorista de um dos carros de passeio. Os dois feridos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF) e levados para um hospital da região. O estado de saúde dos dois feridos é considerado “moderado”.

Os demais condutores, do caminhão e do outro carro de passeio, não precisaram de transporte hospitalar.

“As guarnições realizaram a avaliação de todos os envolvidos conforme os protocolos de atendimento a trauma. Após regulação médica, o policial militar e o condutor de um dos veículos (Peugeot) foram transportados para uma unidade hospitalar de referência, ambos apresentando estado de saúde moderado. O condutor do segundo veículo (Saveiro) foi avaliado e recusou transporte. O condutor do caminhão não sofreu ferimentos”, informou o CBMDF em nota.

Metrópoles

Corpo é encontrado com mensagem atribuída ao CV: “Fica de exemplo”

0

Um homem, ainda não identificado oficialmente, foi encontrado morto na tarde de sábado (7/1) em uma área de mata na zona leste de Manaus (AM). O corpo estava abandonado em um trecho de difícil acesso e apresentava sinais de violência.

Ao lado da vítima, moradores e policiais localizaram um cartaz com uma mensagem que atribuía o crime a integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV). A presença do bilhete levanta a suspeita de que o homicídio possa estar relacionado à atuação de grupos criminosos na região.

No local, também foi encontrado um cartaz com a frase: “Morri porque sou ‘Jack’ da pior espécie”. A mensagem sugere que o crime pode ter sido motivado por uma acusação de estupro contra a vítima. No entanto, essa informação ainda não foi confirmada oficialmente pelas autoridades responsáveis pela investigação.

Sequestro e morte

De acordo com a polícia, há indícios de que o homem tenha sido sequestrado antes de ser morto. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames para identificar a vítima e apontar a causa da morte.

O caso será investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), que busca esclarecer as circunstâncias do crime, bem como a possível motivação e os responsáveis pelo assassinato.

Moradores da área afirmam que a região é pouco iluminada e já registrou ocorrências semelhantes, o que aumenta a sensação de insegurança na comunidade. A polícia pede que qualquer informação que possa ajudar nas investigações seja repassada de forma anônima às autoridades.

Metrópoles

Datafolha: João Campos perde fôlego e Raquel Lyra reduz diferença em Pernambuco

0

A nova pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (6) mostra que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), mantém a liderança na disputa pelo Governo de Pernambuco com 47% das intenções de voto. No entanto, sua vantagem em relação à atual governadora Raquel Lyra (PSD) caiu em comparação ao levantamento anterior.

Bolsonaro ainda soluça muito, diz Cabo Gilberto após visita: ‘Torturado pelo Estado brasileiro’

0

Cabo Gilberto visitou o ex-presidente na manhã deste sábado na Papudinha e disse que ele foi condenado por um ‘crime impossível’

João Azevedo cumpre missão na Europa, e Lucas Ribeiro assume governo pela sétima vez

0

Assessoria do governador ainda não divulgou a agenda oficial de João na Europa e nem os motivos da viagem

Por unanimidade, STF enquadra caixa 2 como improbidade administrativa

0

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira (6) que a prática de caixa dois nas campanhas eleitorais também pode ser punida como ato de improbidade administrativa.

Todos os 223 municípios da Paraíba estão sob alerta de chuva forte até domingo

0

Todos os 223 municípios do estado da Paraíba estão sob alerta de chuva forte até o próximo domingo (8). No momento, estão ativos dois alertas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o laranja e o amarelo.

Todos os 223 municípios da Paraíba estão sob alerta de chuva forte até domingo
Todos os 223 municípios da Paraíba estão sob alerta de chuva forte até domingo

O alerta amarelo, válido para todo o território estadual, prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já o alerta laranja, de maior gravidade, afeta 194 cidades.

Enquanto o alerta amarelo é um aviso de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, o alerta laranja indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h).

Em ambos os casos, as autoridades recomendam que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, durante a chuva, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Cidades afetadas pelo alerta laranja de chuva

  1. Aguiar
  2. Alagoa Grande
  3. Alagoa Nova
  4. Alagoinha
  5. Alcantil
  6. Algodão de Jandaíra
  7. Alhandra
  8. Aparecida
  9. Araçagi
  10. Arara
  11. Araruna
  12. Areia
  13. Areia de Baraúnas
  14. Areial 2501203
  15. Aroeiras
  16. Assunção
  17. Baía da Traição
  18. Bananeiras
  19. Baraúna
  20. Barra de Santana
  21. Barra de Santa Rosa
  22. Barra de São Miguel
  23. Bayeux
  24. Belém
  25. Belém do Brejo do Cruz
  26. Bernardino Batista
  27. Boa Vista
  28. Bom Jesus
  29. Bom Sucesso
  30. Boqueirão
  31. Borborema
  32. Brejo do Cruz
  33. Brejo dos Santos
  34. Caaporã
  35. Cabaceiras
  36. Cabedelo
  37. Cachoeira dos Índios
  38. Cacimba de Areia
  39. Cacimba de Dentro
  40. Cacimbas
  41. Caiçara
  42. Cajazeiras
  43. Cajazeirinhas
  44. Caldas Brandão
  45. Campina Grande
  46. Capim
  47. Caraúbas
  48. Carrapateira
  49. Casserengue
  50. Catingueira
  51. Catolé do Rocha
  52. Caturité
  53. Condado
  54. Conde
  55. Congo
  56. Coremas
  57. Coxixola
  58. Cruz do Espírito Santo
  59. Cubati
  60. Cuité
  61. Cuité de Mamanguape
  62. Cuitegi
  63. Curral de Cima
  64. Damião
  65. Desterro
  66. Dona Inês
  67. Duas Estradas
  68. Emas
  69. Esperança
  70. Fagundes
  71. Frei Martinho
  72. Gado Bravo
  73. Guarabira
  74. Gurinhém
  75. Gurjão
  76. Igaracy
  77. Imaculada
  78. Ingá
  79. Itabaiana
  80. Itapororoca
  81. Itatuba
  82. Jacaraú
  83. Jericó
  84. João Pessoa
  85. Joca Claudino
  86. Juarez Távora
  87. Juazeirinho
  88. Junco do Seridó
  89. Juripiranga
  90. Lagoa
  91. Lagoa de Dentro
  92. Lagoa Seca
  93. Lastro
  94. Livramento
  95. Logradouro
  96. Lucena
  97. Mãe d’Água
  98. Malta
  99. Mamanguape
  100. Marcação
  101. Mari
  102. Marizópolis
  103. Massaranduba
  104. Mataraca
  105. Matinhas
  106. Mato Grosso
  107. Maturéia
  108. Mogeiro
  109. Montadas
  110. Mulungu
  111. Natuba
  112. Nazarezinho
  113. Nova Floresta
  114. Nova Palmeira
  115. Olho d’Água
  116. Olivedos
  117. Parari
  118. Passagem
  119. Patos
  120. Paulista
  121. Pedra Lavrada
  122. Pedras de Fogo
  123. Pedro Régis
  124. Piancó
  125. Picuí
  126. Pilar
  127. Pilões
  128. Pilõezinhos
  129. Pirpirituba
  130. Pitimbu
  131. Pocinhos
  132. Poço Dantas
  133. Poço de José de Moura
  134. Pombal
  135. Puxinanã
  136. Queimadas
  137. Quixaba
  138. Remígio
  139. Riachão
  140. Riachão do Bacamarte
  141. Riachão do Poço
  142. Riacho de Santo Antônio
  143. Riacho dos Cavalos
  144. Rio Tinto
  145. Salgadinho
  146. Salgado de São Félix
  147. Santa Cecília
  148. Santa Cruz
  149. Santa Helena
  150. Santa Luzia
  151. Santa Rita
  152. Santa Teresinha
  153. Santo André
  154. São Bentinho
  155. São Bento
  156. São Domingos
  157. São Domingos do Cariri
  158. São Francisco
  159. São João do Cariri
  160. São João do Rio do Peixe
  161. São José da Lagoa Tapada
  162. São José de Espinharas
  163. São José de Piranhas
  164. São José do Bonfim
  165. São José do Brejo do Cruz
  166. São José do Sabugi
  167. São José dos Cordeiros
  168. São José dos Ramos
  169. São Mamede
  170. São Miguel de Taipu
  171. São Sebastião de Lagoa de Roça
  172. São Vicente do Seridó
  173. Sapé
  174. Serra Branca
  175. Serra da Raiz
  176. Serra Redonda
  177. Serraria PB
  178. Sertãozinho
  179. Sobrado
  180. Solânea
  181. Soledade
  182. Sossêgo
  183. Sousa
  184. Sumé
  185. Tacima
  186. Taperoá
  187. Teixeira
  188. Tenório
  189. Triunfo
  190. Uiraúna
  191. Umbuzeiro
  192. Várzea 2517100
  193. Vieirópolis
  194. Vista Serrana

Regiões afetadas pelo alerta amarelo

Haverá chuva no Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Leste Goiano, Central Mineira, Nordeste Paraense, Sul Cearense, Vale São-Franciscano da Bahia, Sudeste Paraense, Zona da Mata, Metropolitana de Recife, Ocidental do Tocantins, Oeste Maranhense, Norte Cearense, Noroeste Cearense, Central Potiguar, Sudeste Piauiense, Sertões Cearenses.

Ainda entram no alerta de chuva Centro-Sul Mato-grossense, Sul Goiano, Oeste Potiguar, Vale do Rio Doce, Sertão Pernambucano, Central Espírito-santense, Leste Maranhense, São Francisco Pernambucano, Marajó, Agreste Pernambucano, Centro-Norte Piauiense, Nordeste Mato-grossense, Sertão Paraibano, Campinas, Oeste de Minas, Mata Pernambucana, Sul/Sudoeste de Minas, Agreste Paraibano, Norte Maranhense, Borborema.

Também consta Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Sul Espírito-santense, Baixo Amazonas, Campo das Vertentes, Mata Paraibana, Oriental do Tocantins, Norte Mato-grossense, Leste Rondoniense, São José do Rio Preto, Sudoeste Paraense, Ribeirão Preto, Sudeste Mato-grossense, Norte Goiano, Sul Maranhense, Jaguaribe, Centro Amazonense, Metropolitana de Belo Horizonte, Sudoeste Piauiense, Norte do Amapá, Sudoeste Amazonense, Araraquara, Metropolitana de Belém, Jequitinhonha, Extremo Oeste Baiano, Sul Fluminense, Centro-Sul Cearense.

Mais ao sul tem Vale do Paraíba Paulista, Noroeste Fluminense, Sul Amazonense, Metropolitana de Fortaleza, Noroeste Goiano, Centro Maranhense, Sudoeste Mato-grossense, Piracicaba, Baixadas, Centro Fluminense, Leste Potiguar, Noroeste de Minas, Metropolitana de São Paulo, Macro Metropolitana Paulista.

Por fim, Agreste Potiguar, Norte Amazonense, Norte Piauiense, Metropolitana do Rio de Janeiro, Norte de Minas, Centro Sul Baiano, Leste Alagoano, Distrito Federal, Madeira-Guaporé, Norte Fluminense, Sertão Alagoano, Sul de Roraima, Pantanais Sul Mato-grossense, Leste de Mato Grosso do Sul, Sul do Amapá, Centro Norte Baiano, Vale do Mucuri e Agreste Alagoano.

ClickPB