Revoltado com a imposição da candidatura de Humberto Costa a prefeito de Recife pela cúpula nacional do PT, o deputado federal licenciado Maurício Rands renunciou a seu mandato. Rands também desfiliou-se do partido. A carta de renúncia foi entregue à Secretaria-Geral da Câmara e foi lida em plenário pelo deputado João Caldas (PSDB-AL). Quem assume a vaga de titular é Zacarias Vilharba (PRB-PE).
Maurício Rands já foi líder do PT na Câmara no governo do ex-presidente Lula. Ontem, ele desfiliou-se do PT. Assim, se permanecesse no cargo, o PT poderia reivindicar a cadeira sob o argumento de infidelidade partidária.
No texto encaminhado à Câmara, Rands afirma que “chegou ao fim o ciclo da vida partidária e política em razão já explicada aos pernambucanos”. O agora ex-parlamentar disse ainda que, sai da vida pública para exercer “ainda mais plenamente a cidadania”. Segundo o Regimento Interno da Casa, a renúncia precisa ser publicado no Diário da Câmara para ser efetivada.
Na carta de desfiliação, Rands explica que tomou a decisão após a intervenção da direção nacional do partido na escolha do candidato à prefeitura de Recife. O PT anulou o resultado das prévias que indicavam a candidatura dele e do atual prefeito, João da Costa, a quem Rands é ligado.
blog do Tião Lucena.