97,20 dos cães e 86,70 foram vacinados
A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, iniciada no dia 24 setembro, no município de Ingá chegou ao final no último dia 28 de outubro prazo estabelecidos pelo Ministério da Saúde para informações de dados junto ao PNI – Programa Nacional de Imunização. O município conseguiu atingir a meta mínima de 80% de animais vacinados (cães e gato) estabelecidos pelo Ministério da Saúde que era de 2.361 cães e 917 gatos foram imunizados 2.295 cães, ou seja, 97,20% e 795 gatos 86,70% da cobertura vacinal.
O Coordenador da Vigilância Ambiental, Iuri Felix, destacou a importância da população levar seus animais, pois assim eles se mantém saudáveis e se evita a possível contaminação de pessoas pelo vírus da raiva. A novidade é que a vacinação continua, quem ainda não vacinou o seu animal ainda tem vacina disponível na Secretaria de Saúde seguindo os mesmos critérios:
A partir dos três (03) meses de idade, cães e gatos sem exceção, devem ser vacinados contra raiva todos os anos, incluindo lactantes, cadelas prenhes ou no cio;
– Cães e gatos não devem ter livre acesso à rua;
– Não deixem crianças conduzir os animais ao posto de vacinação;
– Ao sair com animal mantenha-o sob controle, utilizando coleira e guia;
– Nunca provoque um animal;
– Não toque em animais estranhos, feridos ou que estejam se alimentando;
– Não aparte briga entre animais, nem mexa com fêmeas e suas crias.
Raiva
A raiva é uma doença transmitida por vírus e ataca o sistema do animal. É a zoonose mais perigosa e fatal para os animais que a transmitem e também para o ser humano que não se submete ao tratamento a tempo.
O vírus é transmitido ao homem pela saliva do bicho infectado, através de mordida, arranhão ou mesmo lambida. Mudanças bruscas de comportamento (euforia, depressão), ansiedade, paralisia, demência e alucinações são alguns dos sintomas que podem ser confundidos, inicialmente, com uma gripe.