PROJETO DO ATERRO SANITÁRIO DE INGÁ REALIZA GRAVIMETRIA (ESTUDO QUANTITATIVO E QUALITATIVO DO LIXO COLETADO)

  • por

Uma amostra da coleta do lixo de Ingá foi selecionada, qualificada e pesada

Foi realizada nesta sexta-feira (12) no município de Ingá a composição gravimétrica (qualificação e quantificação dos resíduos sólidos), esse trabalho faz parte da elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos integrando 15 municípios do baixo Paraíba coordenada pela COGIVA (Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública Integrada nos Municípios do Baixo Paraíba).

O trabalho foi executado no Conjunto São José próximo ao bairro da Estação, onde foi explorada uma parte da rota da coleta de lixo escolhida dentre as demais do município, sendo bastante representativa para realização gravimetria.

lixão gavemetria

Após o despejo de todo o lixo de uma caçamba da rota pré definida, foram selecionadas quatro amostras para pesagem dos resíduos, sendo criteriosamente separadas de acordo com sua categoria: papel e papelão, orgânicos, têxteis e pratos, alumínio, papel filme e rejeito.

O engenheiro ambiental Ronaldo acompanhou os trabalhos e fez questão de dizer que boa parte do lixo que é jogado no lixão do Ingá pode ser reciclado, fazendo com que todo esse retorno seja revertido para o melhoramento da própria coleta de lixo como também de outros serviços relacionados a limpeza e outros serviços básicos do município.

gavemetria lixão

 Os trabalhos foram acompanhados pelos os membros do Grupo Diretor de Ingá, Maria Aparecida (Cida) Coordenadora da Vigilância em Saúde e Iuri Felix Coordenador da Vigilância Ambiental, tendo o apoio da Secretaria de Infraestrutura, através do secretaria Martizalém e garis.

GAVEMETRIA LIXÃO

Um a das maiores preocupações que acompanha a humanidade no decorrer dos anos é a crescente geração de resíduos sólidos pela população, os quais são destinados ao ambiente. Esses resíduos em contato com o ambiente de maneira inadequada podem trazer transtornos à sociedade e danos aos recursos naturais.

LIXÃO GAVEMETRIA

 Quanto à natureza ou origem o lixo pode ser classificado da seguinte forma:

1) Lixo doméstico: são os resíduos gerados nas atividades diárias em casas, apartamentos, condomínios e demais edificações residenciais;

2) Lixo comercial: são os resíduos gerados em estabelecimentos comerciais cuja características dependem das atividades ali desenvolvidas;

3) Lixo público: são os resíduos presentes nos logradouros públicos, em geral resultantes da natureza, tais como folhas, galhadas, poeira, terra e areia, e também aqueles descartados irregular e indevidamente pela população como entulho, bens considerados inservíveis, papeis, restos de embalagens e alimentos;

4) Lixo domiciliar especial: compreende os entulhos de obras, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e pneus;

5) Lixo de fontes especiais: são os resíduos que em função de suas características peculiares, passam a merecer cuidados especiais em seu manuseio, acondicionamento, estocagem, transporte e disposição final.

 VEJA O VÍDEO ABAIXO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – LIXO E SELETIVA COLETIVA

ASCOM

Comente usando o Facebook