Pelo menos quatro pessoas já morreram por choques elétricos na Paraíba este ano; saiba como prevenir acidentes

  • por

Parte dos acidentes envolve crianças, mas também há uma parte que envolve pessoas que tentam mexer na rede elétrica sem ter o preparo adequado para isso.

Pelo menos quatro pessoas já morrem vítimas de choque elétrico na Paraíba este ano. Os dados são do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) da Secretaria de Estado da Saúde e são referentes aos três primeiros meses do ano. Os dados de abril ainda não foram contabilizados.

De acordo com o SIM, 58 pessoas morreram de choque elétrico na Paraíba em 2020, sendo 15 óbitos registrados de janeiro a março, o que demonstra uma redução nas mortes quando comparamos os períodos.

Ainda assim, não dá para se descuidar quando se trata de energia elétrica, pois qualquer acidente pode ser grave e possivelmente fatal. Parte dos acidentes envolve crianças, mas também há uma parte que envolve pessoas que tentam mexer na rede elétrica sem ter o preparo adequado para isso.

LEIA TAMBÉM:

Com a ocorrência de chuvas intensas, que vem sendo registrada com frequência desde o mês passado, a preocupação aumenta. Isso porque quedas de árvores ou de raios e rajadas de vento podem provocar o rompimento de cabos de energia deixando-os pendurados ou no solo.

O gerente de Operações da Energisa, Christiano Ventura alerta que, ao encontrar algum cabo partido, pendurado ou no chão, as pessoas devem se afastar do local imediatamente e entrar em contato com a Energisa pelo 0800 083 0196. O mesmo procedimento deve ser adotado quando houver acidentes com placas, telhas e árvores sobre a rede elétrica. “Mesmo partido, esse cabo pode estar energizado e provocar acidentes graves. É primordial isolar o local e sair de perto. Jamais toque no cabo, sob nenhuma hipótese. Também não deixe que outras pessoas ou animais de aproximem”, explicou Christiano.

O gerente de Operações também recomenda que os moradores não utilizem nenhum objeto, como por exemplo madeira ou haste metálica, para afastar o fio partido, devido ao risco de choque elétrico. “O uso da eletricidade é tão comum no nosso dia a dia, que temos a falsa impressão de que não há perigo algum. Porém, quando utilizada de forma indevida, pode causar danos irreversíveis e até a morte. Os famosos ‘jeitinhos’ para resolver situações envolvendo a rede elétrica só colocam a sua vida e a de quem você ama em risco”, complementou.

É importante reforçar que somente profissionais autorizados pela Energisa devem fazer intervenções na rede elétrica. Além de receberem treinamento específico, os técnicos utilizam equipamentos de proteção adequados à atividade.

 Dicas para evitar acidentes com a rede elétrica

Dicas importantes para evitar acidentes durante chuvas e tempestades

  • Quando a chuva vier com raios e trovões, retire imediatamente das tomadas equipamentos como televisão, som, ventilador, computador, carregadores de celulares e outros. Ao desligar esses aparelhos, use um calçado que possua o solado isolante, aquele de borracha;
  • Se você estiver na rua, afaste-se de campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros e locais elevados, e jamais se abrigue próximo dos postes ou embaixo da fiação elétrica;

 

  • Se você perceber que as paredes da sua casa estão úmidas, evite o contato com elas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas ali, pois as paredes podem ser fonte de choques e mau funcionamento de equipamentos, causando danos aos aparelhos;

 

  • Evite fazer manutenção em telhados e equipamentos elétricos ligados à tomada;

 

  • Se estiver dirigindo e não houver condições de se deslocar, estacione o carro em local seguro e permaneça veículo.

 

Dicas de segurança dentro de casa

  • Interruptores e tomadas devem ser limpos apenas nas partes externas e somente com o pano seco. Dessa forma, você evita o risco de choques elétricos. Jamais jogue água ou passe pano molhado.

 

  • Evite usar benjamins e extensões para não sobrecarregar as instalações. Utilize adaptadores e multiplicadores nas tomadas para evitar a sobrecarga.

 

  • Utilize protetores plásticos nas tomadas ou substitua as tomadas por modelos mais modernos. Essa dica vale principalmente para quem tem crianças em casa.

 

  • A chapinha é um item indispensável para muita gente. Utilizá-la de forma correta evita choques elétricos e previne acidentes. Ao sair do banho, não utilize a chapinha com mãos e pés molhados. E lembre-se de não ficar com os pés descalços, use sempre um chinelo.

 

  • Para as antenas, chame um técnico especializado para instalá-la ou consertá-la e escolha um local distante da rede elétrica, pois a simples aproximação das partes metálicas das antenas com os fios pode provocar um choque elétrico. Se a antena encostar nos fios da rede elétrica, jamais tente segurá-la ou retirá-la. Nesse caso, comunique imediatamente à Energisa. Sempre mantenha uma distância de segurança para evitar acidentes.

ClickPB

Comente usando o Facebook