terça-feira, julho 1, 2025
spot_imgspot_img
HomePolicialApós furto de animais na Bica, em João Pessoa, secretário diz que...

Após furto de animais na Bica, em João Pessoa, secretário diz que investigação já identificou suspeitos

Após o furto de dois animais do zoológico da Bica no último domingo (29), em João Pessoa, o secretário de meio ambiente da Capital, Welison Silveira, disse nesta terça-feira (1), que a investigação realizada já identificou alguns suspeitos.

Conforme observou o ClickPB, os animais furtados foram duas aves: uma arara vermelha e um papagaio verdadeiro.

Em entrevista concedida ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, o secretário explicou que estão sendo tomadas medidas para aumentar a segurança do parque.

“Primeiro, encarar a situação como de segurança pública. Adotar medidas de segurança, ampliando seguranças privadas, aumentando segurança presencial da Guarda Municipal, fazendo monitoramento eletrônico, trazer soluções de tecnologia, para aumentar e tentar identificar essas pessoas, o suspeito que possa ter chegado a essa ocorrência, já temos uma linha de investigação que leva a algumas pessoas, algumas indicações”, explicou o secretário.

Segundo Welison Silveira, a equipe de administração do parque já sofreu alterações. Ele alertou também para o crime de tráfico de animais, principalmente os silvestres.

“Fizemos mudanças, inclusive dentro da equipe, para que aja um aprimoramento da gestão e administração do parque, hoje nós temos uma gestão humanizada, que tem a consciência de que a Bica é um parque que pertence a cidade e ao povo de João Pessoa e precisamos contar com a colaboração do cidadão, primeiro em denunciar e ajudar na linha de investigação, segundo a sociedade em não comprar animais silvestres, em feiras públicas, internet, pois vai estar colaborando com o tráfico de animais que também é crime. Comprar, estocar, comercializar animais silvestres é crime ambiental, passível de detenção de seis meses a um ano, podendo ser agravado como é o caso da espécie rara da arara vermelha”, alertou Welison Silveira.

Ainda de acordo com o secretário, já foi apresentado um plano de segurança com identificação facial para implantação na Bica, similar ao utilizado no parque Ibirapuera, em São Paulo.

“Já apresentamos um plano de segurança, com modernização, identificação facial. O parque Ibirapuera, em São Paulo, utiliza esse tipo de monitoramento eletrônico, todas as pessoas passam por identificação. Pessoas suspeitas passam a ser monitoradas e até pessoas em situação de fuga, foragidas da Justiça”, concluiu o secretário.

Assista ao programa:

ClickPB

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress