domingo, maio 26, 2024
spot_img
HomeSaúde e Alimentação“Enxaquecas me impediam de dançar”, diz bailarina com malformação rara

“Enxaquecas me impediam de dançar”, diz bailarina com malformação rara

A bailarina e publicitária Fernanda Bota, de 39 anos, sempre conviveu com a enxaqueca, mas começou a ter graves crises de dor de cabeça em 2020. Pelo menos três dias por mês, ela se sentia incapacitada de seguir a rotina, até nas menores ações. Inicialmente, ela atribuiu as dores ao estresse — porém, elas se intensificaram e apareceram outros sintomas, como um intenso formigamento nos membros.
Preocupada, Fernanda decidiu procurar um neurologista e, durante a investigação, descobriu que tinha malformação arteriovenosa (MAV) cerebral, uma condição congênita (de nascença) que atinge 10 a cada 100 mil pessoas. Por conta dela, as veias e artérias do cérebro são envolvidas em uma espécie de novelo e, por isso, há predisposição ao desenvolvimento de quadros graves como o acidente vascular cerebral (AVC).

A malformação de Fernanda

“A MAV é uma malformação que surge na terceira semana de gestação e leva ao desenvolvimento de um nó nas veias do tecido cerebral. Geralmente, ela é descoberta em adultos jovens, de até 40 anos. Como envolve fatores genéticos, se há algum caso na família, deve-se fazer um monitoramento especializado”, explica o neurocirurgião Feres Chaddad, professor de neurocirurgia da Unifesp e chefe da neurocirurgia da Beneficência Portuguesa, em São Paulo.

O médico, que foi responsável pelo tratamento de Fernanda, alerta para dois grupos de sintomas da MAV. O primeiro inclui enxaquecas, déficits motores e até crises epiléticas causados pelo aumento progressivo do emaranhado de veias.

O segundo é causado pela evolução da doença, que leva a uma hemorragia intracraniana (causando debilitações variadas das funções cognitivas, como uma espécie de demência precoce) ou mesmo ao AVC. “Nos casos mais graves, o paciente pode evoluir para óbito”, indica o médico.

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress