sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img
HomeGeralOnde estão os leitos?, é a pergunta de Fabiano Gomes no seu...

Onde estão os leitos?, é a pergunta de Fabiano Gomes no seu novo artigo; confira

Onde estão os leitos?

O governador tenta asfaltar seu retorno ao Palácio da Redenção com duas estratégias claras: primeiro, desqualificando seus antecessores; segundo, repetindo mentiras até que elas pareçam verdade.

A estratégia se manifesta de maneira cristalina em relação aos leitos hospitalares que, segundo o socialista, foram vertiginosamente ampliados ao longo de sua gestão.

Dependendo da platéia, o Governo do PSB abriu 780, 900 ou 940 novos leitos. Os três números foram repetidos pelo próprio Ricardo Coutinho em suas andanças à cata de votos.

Mas a sua estratégia tem sérios lapsos.

O principal deles foi esquecer de combinar com o Ministério da Saúde – que monitora e registra, no sistema DataSUS, os avanços e encolhimentos dos leitos disponíveis em todas as unidades da Federação.

Lá, no sistema do Ministério da Saúde, a Paraíba tinha oficialmente em 2010 exatamente 9.575 leitos disponíveis para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

De lá prá cá, os números só encolheram: 8.066 em 2011 e 7.691 em 2014 (confira os dados oficiais linkando o DataSUS http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabnet.exe?idb2011/e22.def).

Onde, portanto, estão os leitos que o atual governo diz ter aberto na Paraíba?

Inventando dados de última hora para desqualificar seus adversários na corrida eleitoral o governador acaba forrando a própria cama de mentiras. E o eleitor não perdoa a tentativa de engano. Especialmente numa seara tão delicada, que a população tenta acessar sempre nas horas de dor e sofrimento.

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress