Os institutos de pesquisas eleitorais que atuaram em Ingá acertaram o resultado quanto ao vencedor e sua porcentagem de votos.
ACERTO QUANTO AO VENCEDOR
O Datavox apontou o candidato Robério do PDT como vencedor das eleições em Ingá com 39,5 % e o Instituto Opinião apontava Robério vencedor com 39,4%, o resultado oficial deu Robério Burity com 38,34%. Portanto, ambos acertaram tendo uma pequena diferença dentro da margem de erro.
EMPATE TÉCNICO NO SEGUNDO COLOCADO COM EDILSON EM SEGUNDO
Já nos demais índices do segundo e terceiro colocado os institutos erraram. O Datavox chegou mais perto da realidade ao apontar um empate técnico entre os dois candidatos oposicionistas em 21,3% dos votos para cada. De fato houve um empate técnico no resultado final, porém em um patamar bem mais alto de 30% dos votos.
O Instituto Opinião apontava Júnior Drzinho em segundo lugar com 28%, dentro da margem de erro do resultado real, já que o candidato do PROS atingiu o patamar de 30%. No entanto, com relação a Edilson o Opinião o apontava em terceiro lugar com 21,4%, longe do resultado real que também atingiu 30,97% ultrapassando Arimateia Júnior.
PESQUISAS REALIZADAS HÁ MAIS DE UMA SEMANA DA VOTAÇÃO
Vale salientar que pesquisas eleitorais mostram um retrato do momento e foram realizadas entre os dias 05 e 09 de novembro, portanto, mais de uma semana antes da votação dia 15. Durante estes 10 dias decisivos que antecederam a eleição o candidato Robério manteve seu patamar de votos, já na disputa de segundo e terceiro fica evidente que algo novo aconteceu e chamou a atenção dos eleitores fazendo com que a maioria dos indecisos que girava em torno de 13% migrassem em massa para Edilson, fazendo com que na reta final o candidato do PP ultrapassasse o candidato do PROS, conquistando a segunda colocação com 30,97% .
INDECISOS MIGRARAM EM PESO PARA EDILSON
Tomando por base a pesquisa do Opinião (realizada dia 09), Júnior Drzinho que estava com 28% recebeu apenas 2% dos indecisos. Enquanto Edilson que estava com 21,4% atraiu mais de 9% dos indecisos que somavam 13%, o pequeno restante foi para brancos ou nulos.
Os motivos que levaram os eleitores indecisos a migrar na grande maioria para Edilson na reta final ficam a critério dos analistas políticos e os leitores.