Orlando Drummond será velado e enterrado no começo da tarde desta quarta-feira (28) no Cemitério da Penitência, em Caju, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. O ator, famoso por interpretar o personagem Seu Peru na Escolinha do Professor Raimundo, morreu aos 101 anos vítima de complicações de uma infecção urinária.
Segundo informações do filho do ator, Orlando Lima Cardoso, o velório terá início às 12h e a cremação às 14h30. Por causa da pandemia da Covid-19, o tempo e a capacidade de pessoas nas cerimônias serão reduzidos.
Orlando morreu aos 101 anos na tarde desta terça-feira (27). O ator foi internado em 20 de abril no Rio de Janeiro para tratar de uma infecção urinária.
“A gente estava preferindo que isso ocorresse porque meu pai estava sofrendo muito, estava piorando, respondendo cada vez menos. De sábado para cá, ele não se alimentava, nem respondia mais ninguém. Quando ele teve alta do Quinta D’Or, ele veio para casa reconhecendo todo mundo, interagindo, falando, comendo. Mas de uns dias para cá isso começou a mudar e no sábado ele começou a apagar, já não reconhecia mais ninguém, não interagia e parou de comer. Estava só no soro. Estamos aqui ao redor da minha mãe, eu, minha irmã, meu cunhado. Meu filho e meu sobrinho estão viajando e tentando antecipar o voo para o Rio. A família está toda reunida”, declarou o filho para a Quem.
Vida e carreira
Orlando Drummond ficou eternizado por dar vida a Seu Peru, no humorístico A Escolinha do Professor Raimundo. Na versão atual do programa o personagem é interpretado por Marcos Caruso e chegou a fazer uma participação especial com encontro dos dois atores vivendo o mesmo personagem.
Em janeiro do ano passado, mesmo debilitado pela idade, ele não deixou de prestigiar o lançamento de sua biografia, Orlando Drummond Versão Brasileira, escrita por Vitor Gagliardo. Ele chegou de cadeira de rodas, sorridente e foi ovacionado pela legião de fãs que fizeram questão de ver de pertinho o artista
Além de Seu Peru, Orlando dublou personagens famosíssimos da animação como Popeye, Scooby Doo e Vingador (de A Caverna do Dragão), além do extraterrestre ALF, da série ALF, o Eteimoso, um hit dos anos 80.
Orlando era casado desde 1951 com Glória Drummond, com quem teve dois filhos, Orlando Lima Cardoso e Lenita Helena Drummond. O ator e dublador deixa cinco netos (Marco Aurélio Asseff, Michel Asseff Filho e os dubladores Felipe Drummond, Alexandre Drummond, Eduardo Drummond) e três bisnetos, Miguel, Mariah e Malu.
click pb