O juiz coordenador da campanha de mídia em Campina Grande, Ruy Jander Teixeira, falou sobre a quebra do sigilo cadastral de mais de 50 pessoas na cidade.Ele explicou que a campanha na internet é permitida desde que a pessoa que postou se identifique. Perfis falsos, os chamados fakes, têm sido utilizados para denegrir e difamar os candidatos.
Outro fator que dificulta a ação judicial de acordo com Rui Jander, é que os provedores de internet muitas vezes se recusam a retirar as propagandas irregulares da rede, alegando que se trata de liberdade de expressão.
– As pessoas postam estes materiais e pensam que não são investigadas. Faço um alerta para isso e já quebrei o sigilo pessoal de cadastro na internet de mais de 50 pessoas. Além disto, estamos viabilizando condições para que a Polícia Federal identifique o IP dos computadores de onde partiram as publicações e isto será apurado. Os responsáveis responderão na Justiça, independente do término das eleições. A Lei permite a crítica, desde que haja identificação de quem postou – avaliou o juiz.
Por fim, ele informou que as Tropas Federais estarão novamente nas ruas no segundo turno e além desta serão solicitados reforços das demais Forças de Segurança.
As declarações repercutiram nesta quarta-feira, 17, na Rádio Caturité AM.
Fonte: Da Redação