Nesta sexta-feira (01), o Tribunal de Contas do Estado reuniu agentes públicos, contadores e pessoal técnico no Centro Cultural Ariano Suassuna para apresentar os avanços e as exigências do Sagres – Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade para 2024.
O evento contou com a participação do prefeito de Itatuba, Josmar Lacerda e do presidente da Câmara de Ingá, acompanhados das equipes técnicas.
O conselheiro Nominando Diniz, presidente do TCE, destacou que a iniciativa visa aprimorar o sistema de informações contábeis, buscando mais celeridade e ampliação da transparência pública. Entre as novas exigências, estão informações diárias sobre receita, controle de frotas de veículos e estoques de medicamentos.
O sistema Sagres, essencial para o controle externo do TCE, será atualizado com um novo layout, proporcionando maior facilidade de uso. O diretor de Tecnologia da Informação, Ed Wilson, ressaltou a importância do Observatório Sagres como ferramenta adicional de transparência.
Uma das principais mudanças será a informação diária da receita do ente público, alinhando-se ao já existente acompanhamento das despesas. Essa atualização visa proporcionar um controle mais eficiente entre receitas e despesas, contribuindo para uma gestão mais transparente e eficaz