Uma organização criminosa destinada ao tráfico internacional de entorpecentes e armas de fogo foi desarticulada durante a Operação Contraface, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em ação conjunta com a Receita Federal nesta segunda-feira (17/6).
O grupo criminoso importava maconha e pistolas do Paraguai por meio de veículos, especialmente caminhões, para transportá-las. As drogas e as armas ficavam em diversos depósitos espalhados na região oeste do Paraná.
Os caminhões eram operados por empresas fictícias que se apresentavam como proprietárias, chegando ao ponto de simular a venda dos veículos para supostos motoristas contratados, que os dirigiam e transportavam armas e drogas para vários estados do Brasil.
Lavagem de dinheiro, segundo a PF
Segundo a PF, as contas bancárias tituladas por pessoas físicas e jurídicas interpostas eram utilizadas para lavar o dinheiro obtido por meio das práticas criminosas.
Foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva, 13 mandados de busca e 22 mandados de sequestro de bens e valores nas cidades de Cascavel, Toledo, Medianeira (PR), Erechim (RS) e Florianópolis (SC).