A Câmara dos Deputados aprovou, na noite da quarta-feira (17), a urgência para o Projeto de Lei sobre anistia aos participantes de manifestações reivindicatórias de motivação política. Conforme apurou o ClickPB, foram 11 votos a favor, 163 contra e 7 abstenções.
Entre os paraibanos, três deputados foram contrários à aprovação de urgência, o presidente da Casa deputado Hugo Motta não votou e os outros oito foram a favor. Confira votos ao final do texto.
De acordo com o texto, se aprovada a anistia irá valer para os participantes de manifestações políticas entre o dia 30 de outubro de 2022 e o dia que a lei entrar em vigor. Beneficiando os presos nos atos de 8 de janeiro de 2023.
Os projetos com urgência podem ser votados diretamente no Plenário, sem passar antes pelas comissões da Câmara.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que um relator será nomeado nesta quinta-feira (18). A data de votação do projeto ainda será definida.
“Não se trata de apagar o passado, mas de permitir que o presente seja reconciliado e o futuro construído em bases de diálogo e respeito”, disse Motta.
Deputados da oposição e de outros partidos de direita e centro-direita defenderam a aprovação da urgência. Parlamentares de esquerda, base do governo, criticaram a votação.
Confira como votaram os deputados paraibanos
- Hugo Motta (Republicanos) – não votou
- Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) – sim
- Cabo Gilberto Silva (PL) – sim
- Mersinho Lucena (Progressistas) -sim
- Romero Rodrigues (PSC) – sim
- Murilo Galdino (Republicanos) – ausente
- Wellington Roberto (PL) – sim
- Ruy Carneiro (Podemos) – sim
- Wilson Santiago (Republicanos) – sim
- Gervásio Maia (PSB) – não
- Dr. Damião (União Brasil) – não
- Luiz Couto (PT) – não
ClickPB