terça-feira, outubro 28, 2025
spot_imgspot_img
HomeJustiçaTSE mantém condenação de Artur Bolinha por gesto ligado ao supremacismo branco

TSE mantém condenação de Artur Bolinha por gesto ligado ao supremacismo branco

Ação foi movida pelo PSOL de Campina Grande, representado pelo advogado Olímpio Rocha.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou, por unanimidade, os embargos de declaração apresentados pelo ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Artur Bolinha, e manteve a condenação por uso de gesto associado a grupos supremacistas brancos durante a campanha de 2024.

A decisão foi tomada na 33ª Sessão Ordinária Virtual do TSE, entre os dias 17 e 23 de outubro, sob relatoria da ministra Estela Aranha e presidência da ministra Cármen Lúcia. Todos os ministros acompanharam o voto da relatora.

A ação foi movida pelo PSOL de Campina Grande, representado pelo advogado Olímpio Rocha, e é considerada um marco na Justiça Eleitoral por ser a primeira condenação confirmada pela Corte envolvendo gesto vinculado ao supremacismo branco em contexto político.

Com o julgamento, o ex-candidato ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), embora a reversão seja considerada improvável. O TSE também oficiou o Ministério Público Federal (MPF) para avaliar a abertura de investigação criminal contra Artur Bolinha. Caso o MPF entenda que há indícios suficientes, o processo pode resultar em denúncia e responsabilização criminal.

Fonte: Portal Correio

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular