O presidente da Famup, Buba Germano, anunciou na manhã desta terça-feira (12) que os prefeito da Paraíba terão grandes dificuldades em fechar as contas das Prefeituras ao final de 2013 por conta dos cortes que o governo federal vem promovendo nos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).
Segundo ele, todos os anos no mês de outubro começa a recuperação de receita para os municípios brasileiros. Mas esse ano foi um ano completamente atípico, onde o mês de outubro registrou uma grande queda na receita e isso vem deixando os prefeitos paraibanos preocupados.
Buba atribui a queda à política adotada pelo governo federal. “Quem tem esse controle absoluto é o governo federal. Ele é quem determina a forma como quer repassar os recursos e isso acaba por prejudicar os municípios de todo o país. A União faz uma previsão e não está cumprindo”, afirma Buba.
“Isso acaba por desarticular os gestores, inclusive em seu planejamento. Tem gente por aí, inclusive, de pagar a folha. Então isso é muito preocupando e é por isso que estamos fazendo esse diálogo municipalista”, avisa o presidente da Famup.
Ele acha que deve haver um fortalecimento do diálogo dos prefeitos com os parlamentares no Congresso Nacional para que se possa mudar essa situação.
GiroPb