Pouca gente percebeu, mas foi o portal Paraibaja.com.br que trouxe a mais significativa notícia política deste final de semana ao lado da aliança PT/PP em Campina e João Pessoa. Segundo o portal, cúpula do PSB estuda renúncia coletiva dos cargos da prefeitura da Capital, em respostas aos últimos atos do prefeito Luciano Agra, que exonerou socialistas para empossar, nesta segunda, novos auxiliares.A réplica dos socialistas, se confirmado, colocaria um ponto final na “guerra fria” travada entre os filiados do PSB na Capital – uns mais ligados a Estelizabel Bezerra e outros ao prefeito Luciano Agra – que já fez, veladamente, muitas vítimas.
A tese da renúncia é alimentada por “Estelistas” mais radicais do PSB, os mesmos que já pensaram até em expulsar Agra da legenda. E refutada pelos socialistas mais frios e menos passionais. Declarar guerra aberta com o prefeito Luciano Agra só iria comprometer ainda mais a candidatura de Estela, que seria jogada ao paradoxo conceito de ser uma candidata da situação na oposição.
Por ora, é melhor (tentar) manter as aparências para continuar apresentando a ex-secretária de Planejamento de João Pessoa como a candidata que representa a reprodução exata desse modelo de gestão bem sucedido do PSB que se instalou na Capital.
Como se diz, uma nação forte, declara guerra. A fraca declara é a paz.
Já o prefeito Luciano Agra, por sua vez, vai esticando a corda, forçando uma reação mais enérgica dos “companheiros”. Dado a imprevisibilidades e pouco afeito ao jogo cênico da política, Agra gosta muito pouco de fingir.
Por isso não é considerado do ramo. O que deixa todo mundo assustadíssimo diante de seus próximos passos.
Luís Tôrres