sexta-feira, novembro 21, 2025
spot_imgspot_img
Home Blog

TBT e um perdido: tradição rubro-negra se repete em Ingá com pedido de telão para a final da Libertadores

0

Quem acompanha o Ingá Cidadão sabe: sempre que o Flamengo chega a uma final de Libertadores, a torcida rubro-negra de Ingá e região já começa a campanha tradicional — “bota o telão na praça!”. E, em clima de TBT, os torcedores relembraram os últimos anos, quando a cidade viveu grandes momentos acompanhando o Mengão.

Em 2019, na final contra o River Plate, o então prefeito Manoel da Lenha atendeu ao pedido e a Praça Antenor Navarro ficou tomada de flamenguistas vibrando com a virada histórica.

Já em 2021, sob a gestão de Robério Burity, ocorreu a final entre Flamengo e Palmeiras, vencida pelos palmeirenses. O telão novamente virou ponto de encontro de torcedores dos dois lados.

Em 2022, ainda na administração de Robério, o Flamengo voltou à final — desta vez contra o Athletico-PR — e conquistou mais um título, novamente acompanhado pelo público reunido na praça e comemorando.

Agora, em 2025, com Jan de Manoel da Lenha à frente da prefeitura, a cidade revive a tradição: Flamengo e Palmeiras decidirão mais uma vez a Libertadores, valendo o tetracampeonato. E, dessa vez, as duas torcidas, rubro-negra e alviverde, se uniram em um mesmo pedido: que o prefeito instale novamente o telão na praça para que todos possam assistir à grande final juntos.
Bora, Jan. Bota telão!
Ingá Cidadão

 

Lula indica Jorge Messias para vaga no STF

0
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou ao advogado-geral da União, Jorge Messias, sua indicação ao STF (Supremo Tribunal Federal). Messias foi comunicado da decisão em reunião nesta quinta-feira (20) no Palácio da Alvorada.

Messias se torna a terceira indicação de Lula no atual mandato. Os outros dois foram Flávio Dino, para o lugar de Rosa Weber; e Cristiano Zanin, que substituiu Ricardo Lewandowski.

O advogado-geral da União era o favorito de Lula para o cargo.

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tinha o apoio do presidente da Casa Legislativa, Davi Alcolumbre (União-AL), e de outros ministros do STF.

Mesmo com a escolha de Lula, ainda há outros passos para serem feitos até que Messias ocupe de fato uma cadeira no STF. A CNN Brasil explica a seguir.

Segundo levantamento feito pela CNN, Messias herdará mais de 900 processos que estavam sob relatoria de Barroso. Se não decidir deixar a Corte antes, poderá ficar 30 anos no Supremo.

Veja a nota oficial do governo sobre a nomeação

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou nesta quinta-feira, 20 de novembro, o nome do Advogado-Geral da União, Jorge Messias, para exercer o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, na vaga deixada pelo ex-ministro Luís Roberto Barroso. A oficialização da indicação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Advogado-Geral da União desde 1º de janeiro de 2023, Jorge Messias é graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE), mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília – UnB (2018) e doutor pela mesma universidade (2023), onde lecionou como professor visitante. Foi subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil, Secretário de Regulação e Supervisão do Ministério da Saúde e Consultor Jurídico do Ministério da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Também atuou na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e na Procuradoria do Banco Central. A partir da indicação, o nome de Jorge Messias deverá passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça e aprovação pelo Plenário do Senado Federal”.

Messias diz que mostrará que possui “requisitos”

Nas redes sociais, o atual advogado-geral da União agradeceu sua indicação e afirmou que, uma vez aprovado pelo Senado Federal, irá retribuir ao Congresso a confiança depositada, com “dedicação, integridade e zelo institucional” e demonstrar que possui os “requisitos” para o cargo.

“Com fé e humildade confiadas às Senadoras e aos Senadores da República, buscarei demonstrar o atendimento aos requisitos constitucionais necessários ao exercício desta elevada missão de Estado. Reafirmo meu compromisso com a Constituição da República, com o Estado Democrático de Direito e com a Justiça brasileira, em especial, com os relevantes deveres e responsabilidades da Magistratura nacional”, afirmou.

Também por meio das redes sociais, o presidente Lula disse que a indicação ocorreu na “certeza de que Messias seguirá cumprindo seu papel na defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito no STF, como tem feito em toda a sua vida pública”.

Entenda como funciona a indicação de um ministro ao STF

A escolha de um ministro do STF é prerrogativa do presidente da República. A Constituição estabelece que os indicados devem ser cidadãos brasileiros natos, com idade entre 35 e 70 anos, reconhecido conhecimento jurídico e reputação ilibada.

Não existe prazo legal para a nomeação. Um exemplo foi a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que levou quase um ano para indicar Edson Fachin ao cargo, após a aposentadoria de Joaquim Barbosa, em 2015.

Sabatina no Senado Federal

Para assumir o cargo de ministro do STF, no entanto, o indicado ainda precisa ser aprovado pela maioria absoluta do Senado Federal, que pode barrar a nomeação. Este processo é inspirado na Suprema Corte dos Estados Unidos.

Antes da votação em plenário, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) realiza uma sabatina para avaliar se o candidato tem qualificação e conduta adequadas para o cargo.

“O nome precisa ser palatável para o Senado Federal. A gente já tem, nas histórias de bastidores no passado, nomes que eventualmente eram da preferência de um presidente, mas que já se sabia que não tinha condição de ser aprovado”, destaca Álvaro Jorge, professor de Direito da FGV-RJ (Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro).

O indicado é questionado sobre diversos assuntos em diferentes áreas, sem limitação temática, podendo tratar de assuntos políticos até questionamentos pessoais.

Durante a sabatina, os senadores podem fazer perguntas sobre qualquer tema, desde assuntos jurídicos e políticos até questões pessoais. A sessão costuma durar de 8 a 12 horas.

Após o interrogatório, a CCJ emite um parecer recomendando ou não a aprovação. O processo segue então para votação no plenário, onde o indicado precisa conquistar pelo menos 41 dos 81 votos dos senadores — maioria absoluta.

Daniel Falcão, advogado e professor do IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa), diz que uma indicação do presidente não é rejeitada pelo Senado brasileiro desde o governo de Floriano Peixoto, que terminou seu mandato em 1894, ainda durante a Primeira República.

“A chance de o Senado rejeitar é muito baixa, porque o presidente da República costuma conversar com o presidente da comissão e com os principais senadores da base aliada para saber se tem 41 senadores que aprovariam o nome que ele pensa em indicar”, explica o advogado.

Nomeação

Com a aprovação do Senado, o presidente da República oficializa a nomeação por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União.

A posse ocorre em cerimônia solene no STF, com a presença de representantes dos Três Poderes. O novo ministro assina o termo de compromisso e o livro de posse, tornando-se oficialmente integrante da Corte.

Depois de assumir o cargo, o ministro pode herdar os processos que estavam sob responsabilidade de seu antecessor.

CNN Brasil

Deputado federal Ruy Carneiro passa mal e desmaia durante corrida de rua 100% Você 2025, em João Pessoa

0
O deputado federal paraibano Ruy Carneiro(Podemos) passou mal e desmaiou durante a corrida de Bell Marques, a 100% Você 2025, realizada na manhã desta quinta-feira (20) na orla de João Pessoa.
O parlamentar caiu no trecho próximo à Avenida Cabo Branco, causando apreensão entre participantes e equipes do evento.
Socorristas agiram rapidamente e prestaram atendimento imediato no local. Ele foi removido para avaliação médica e segue em observação.

Em nota, a assessoria do deputado informou que Ruy foi medicado, liberado em seguida e passa bem. O episódio foi decorrente do calor intenso, sem relação com qualquer outra condição de saúde.

O deputado já está em casa, em repouso e seguindo orientações de cuidados.

Deputado Ruy Carneiro

Formado em Administração de Empresas pelo IPÊ, em João Pessoa, teve sua primeira atividade política ainda jovem, no Colégio Anglo-Americano, do Rio de Janeiro, onde presidiu o Grêmio Estudantil.

A história de sua família sempre foi intensa, com vários nomes em cargos públicos de destaque na história da Paraíba. Entre eles, estão o Senador Rui Carneiro e os deputados Janduhy Carneiro e Carneiro Arnaud.

Ruy Carneiro começou sua carreira no serviço público sendo eleito vereador de João Pessoa em 1992 como o terceiro mais votado, obtendo 1.858 votos.

Corrida de rua

A corrida Corrida 100% Você 2025  reuniu um grande volume de atetas nas primeiras horas do dia de hoje (20). Embora o céu esteja parcialmente nublado em toda a cidade, as temperaturas podem chegar a 30º em alguns momentos.

A concentração na Rua Luzinete Formiga de Lucena, no Portal do Sol, entre a Rua Hermano Toscano de Lucena Cavalcanti e a Estação das Artes começou cedo e a largada ocorreu às 5h00, na Estação Cabo Branco, no Altiplano, com percursos de 5 km e 10 km.

ClickPB

Corrida de rua 100% Você 2025 reúne multidão de atletas Estação Cabo Branco

0

A corrida Corrida 100% Você 2025  reuniu um grande volume de atetas nas primeiras horas do dia de hoje (20).

A concentração na Rua Luzinete Formiga de Lucena, no Portal do Sol, entre a Rua Hermano Toscano de Lucena Cavalcanti e a Estação das Artes começou cedo e a largada ocorreu às 5h00, na Estação Cabo Branco, no Altiplano, com percursos de 5 km e 10 km.

A corrida tem suas próprias versões em outras capitais, como Salvador, Maceió e Natal.

Corrida com percurso de 5 km

Largada na Rua Luzinete Formiga de Lucena(Portal do Sol), seguindo para a Estação das Artes.

Em seguida, o percurso entra na Rodovia Ministro Abelardo Jurema Araújo em direção ao Posto Federal, acessa a Avenida Hilton Souto Maior até o Condomínio Cabo Branco Privê, ponto de retorno, e segue pelo mesmo trajeto de volta ao local de largada.

10 km

Largada na Rua Luzinete Formiga de Lucena, seguindo para a Estação das Artes, entrando na Rodovia Ministro Abelardo Jurema Araújo em direção ao Posto Federal.

O percurso continua pela Avenida Hilton Souto Maior até o contorno da Loja Honda, ponto de retorno, seguindo pelo mesmo caminho até a chegada.

ClickPB

Sai edital do concurso do IBGE, com mais de 9,8 mil vagas; veja detalhes

0

Vagas para os cargos de Agente de Pesquisas e Mapeamento e Supervisor de Coleta e Qualidade são temporárias, com contratos que podem chegar a 3 anos

Inep anula questões do Enem e aciona PF para apurar vazamento

0
De acordo com órgão, a decisão ocorreu após relatos de possível antecipação de itens semelhantes aos utilizados na prova.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anulou nesta terça-feira (18), três questões aplicadas no Enem 2025. A decisão ocorreu após relatos de possível antecipação de itens semelhantes aos utilizados na prova.

Segundo o órgão, a decisão foi tomada com base nas informações internas sobre o processo de elaboração do teste. No entanto, nenhuma das questões divulgadas nas redes sociais foi apresentada de forma idêntica à aplicada em 2025. A análise identificou apenas similaridades pontuais entre os itens.

Em nota, o Inep garantiu a isonomia, lisura e plena validade das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, mesmo após a anulação das questões.

O Inep reiterou ainda que adota diversas estratégias para calibrar as questões que integram o Banco Nacional de Itens, seguindo rígidos protocolos de segurança — todos cumpridos regularmente durante as etapas de elaboração e aplicação do Enem 2025.

Fonte: Portal Correio

Bruno Cunha Lima diz que Dalton Gadelha vai ter que provar acusação sobre gestão na saúde: “ele sabe que é mentira”

0

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, em entrevista veiculada no programa Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (19), que vai processar o dono do grupo Unifacisa, Dalton Gadelha, após acusações de que teria feito um gesto insinuando “roubo” de recursos da saúde.

“O que ele disse é uma mentira tanto que apagaram o vídeo. E ele sabe que é mentira…Se a responsabilidade de produzir as provas recai sobre quem acusa, então ele vai ter que produzir as provas”, declarou o gestou como acompanhou o ClickPB.

O caso veio à tona em outubro, durante uma entrevista em um podcast, onde Dalton Gadelha teria gesticulado um aceno conhecido como “roubo” em uma de suas mãos, insinuando um possível desvio de verbas da saúde.

A entrevista de Dalton com o gesto feito com as mãos viralizou nas redes e acabou sendo removido pela TV Itararé, do grupo Unifacisa.

Hospital Help

O empresário e médico Dalton Gadelha, do Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa (Hospital HELP), cobra R$ 33 milhões da Prefeitura de Campina Grande na Justiça. Ele judicializou o caso para cobrar o pagamento de recursos ao hospital alegando demora e falta de solução para o impasse. A Prefeitura detalhou, em nota, ter feito diversos pagamentos e afirmou que a dívida ainda existente, até esta quarta-feira (19), é de apenas R$ 700 mil.

ClickPB

Câmara aprova PL Antifacção de combate ao crime organizado; saiba como votaram os deputados paraibanos

0
O texto aprovado pelos deputados foi o do relator Guilherme Derrite, com 370 votos a favor, 110 votos contrários e 3 abstenções.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (18), o Projeto de Lei (Lei) Antifacção de combate ao crime organizado. O texto formulado pelo relator Guilherme Derrite (PP-SP), aumenta as penas pela participação em organização criminosa ou milícia e prevê apreensão prévia de bens do investigado em certas circunstâncias.

Conforme observou o ClickPB, foram 370 votos a favor do texto do relator, 110 votos contrários e 3 abstenções. Os deputados governistas discordaram do texto do relator e defenderam o PL original.

Entre os paraibanos, apenas os deputados Gervasio Maia (PSB) e Luiz Couto (PB) foram contrários a aprovação do PL.

O texto do relator, chamado de marco legal do crime organizado, tipifica várias condutas comuns de organizações criminosas ou milícias e atribui a elas pena de reclusão de 20 a 40 anos em um crime categorizado como domínio social estruturado.

Projeto também prevê:

Proibição do condenado de ser beneficiado por anistia, graça ou indulto, fiança ou liberdade condicional.

Dependentes do segurado não contarão com auxílio-reclusão se ele estiver preso provisoriamente ou cumprindo pena privativa de liberdade, em regime fechado ou semiaberto.

O texto será enviado ao Senado.

Confira como votaram os deputados paraibanos

  • Hugo Motta (Republicanos) – Não votou (presidente da sessão)
  • Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) – Sim
  • Cabo Gilberto Silva (PL) – Sim
  • Mersinho Lucena (Progressistas) – Sim
  • Romero Rodrigues (PSC) – Sim
  • Murilo Galdino (Republicanos) – Sim
  • Wellington Roberto (PL) – Sim
  • Ruy Carneiro (PSC) – Sim
  • Wilson Santiago (Republicanos) – Sim
  • Gervasio Maia (PSB) – Não

 

Polícia Federal deflagra operação contra desvio de R$ 1,3 milhão em lotéricas da Paraíba

0
Esquema de desvio utilizava “laranjas” para obter concessões de unidades em Itabaiana, Pilar e São José dos Ramos.

Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (19), a Operação Sorte Sombria, que investiga o desvio de mais de R$ 1,3 milhão em casas lotéricas e correspondentes bancários na Paraíba. Conforme observou o ClickPB, foram cumpridos 6 mandados de busca e apreensão em municípios do estado.

De acordo com a PF, a investigação teve início após Caixa Econômica Federal comunicar a falta de repasse dos valores recebidos de clientes para pagamentos de contas.

A apuração constatou que  os investigados utilizavam “laranjas” para obter concessões de unidades em Itabaiana, Pilar e São José dos Ramos.

Os investigados pela Operação Sorte Sombria poderão responder pelos crimes de peculato e associação criminosa.

Fonte: ClickPB

João Azevêdo institui Auxílio de R$ 3.500 para famílias atingidas por rompimento de reservatório em Campina Grande

0
A MP do auxílio foi editada ontem, já a ‘situação de emergência’ na cidade foi reconhecida pelo Decreto nº 47.439, de 12 de novembro de 2025.

O Governador da Paraíba, João Azevedo, editou a Medida Provisória nº 348 que institui o Auxílio Emergencial Financeiro (AEF) para famílias afetadas pelo rompimento do reservatório R5 da Cagepa, na cidade de Campina Grande.

A MP foi editada ontem, já a ‘situação de emergência’ na cidade foi reconhecida pelo Decreto nº 47.439, de 12 de novembro de 2025.

A MP tem forma de Lei e determina que o auxílio tem caráter excepcional e temporário e será pago mensalmente às famílias e entidades assistenciais, limitado a um beneficiário por núcleo familiar.

Poderão se habilitar ao auxílio aqueles cujo imóvel de uso residência foi total ou parcialmente destruído pelo evento e que tiveram de ser realocados pela impossibilidade de permanência no local.

Aqueles não residentes no local do evento que tenham sofrido danos físicos em razão direta do mesmo, impossibilitando-os de exercer suas atividades profissionais ou de sustento também poderão receber o AEF.

Entidades beneficentes, filantrópicas ou de acolhimento, localizadas na área afetada, cujo imóvel foi total ou parcialmente destruído e que tiveram de ser realocadas pela impossibilidade constatada de permanência no local também fazem parte da lista.

O AEF será concedido de acordo com critérios definidos pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), considerando cadastramento do beneficiário, avaliação do nível de impacto econômico-social do evento referido no art. 1º e parecer técnico social

Uma comissão será designada para fazer todo o acompanhamento.

O reservatório de água da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) rompeu em 8 de novembro e matou uma idosa, além de deixar duas pessoas feridas. Ele foi construído na década de 1960, não apresentava danos estruturais nem registro técnico.

Auxílio Emergencial

O Auxílio Emergencial foi um benefício financeiro criado para garantir renda mínima aos brasileiros em situação vulnerável durante a pandemia do Covid-19 (coronavírus).

O benefício do Auxílio Emergencial foi concedido em caráter emergencial, aos cidadãos que se enquadrassem nos critérios previstos em lei.

Existem programas de auxílio financeiro estaduais, que variam de estado para estado, com critérios e valores específicos. Eles são diferentes do auxílio emergencial federal (que foi um programa nacional temporário).