A Prefeitura de Itatuba realizou, nesta semana, a sinalização do asfalto no Bairro Santo Antônio, ação que integra o conjunto de melhorias promovidas pela gestão municipal para organizar o tráfego e aumentar a segurança de motoristas e pedestres.
Serra Redonda realiza café da manhã de confraternização para os servidores do município
A gestão do prefeito Chicão Bernardo promoveu mais um Café da Manhã com os servidores municipais, um momento marcado por afeto, reconhecimento e proximidade. Realizado nesta terça-feira, o encontro reuniu funcionários de diversos setores da administração para celebrar o trabalho diário que move a cidade e fortalece a gestão pública.
Tempo de Bolsonaro na prisão pode cair para 2 anos e 4 meses, diz Paulinho
O relator do projeto da Anistia aos condenados pelos atos golpistas, deputado Paulinho da Força (Solidariedade SP), disse que se aprovada a proposta – rebatizada de Projeto da Dosimetria – a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve cair de 27 anos e 3 meses para 2 anos e 4 meses. A matéria deve ser votada no plenário da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (9).
CNN Brasil
Homem que abusava da própria enteada desde os 7 anos de idade é preso em João Pessoa
Um homem foi preso nesta terça-feira (9) suspeito de abusar sexualmente da enteada, de 13 anos, no bairro Funcionários II, em João Pessoa. Segundo a polícia, ele já vinha praticando os abusos quando a vítima tinha apenas 7 anos.
A mãe da menina, que mantinha um relacionamento com o suspeito, fez a denúncia após flagrar o crime. Ao perceber que havia sido visto pela mulher, o homem fugiu do local.
Equipes da policia foram acionadas e localizaram o suspeito escondido na casa da mãe. Durante a abordagem, ele teria confessado o crime. O homem foi levado para a delegacia e permanece preso, à disposição da Justiça.
Portal Correio
Câmara de João Pessoa, sob gestão de Dinho, negligencia Portal da Transparência e ferramenta não é atualizada desde 2022
Câmara Municipal de João Pessoa tem negligenciado o seu próprio Portal da Transparência, deixando-o desatualizado e sem informações que são importantes para a sociedade. Como verificou o ClickPB, o Portal da Transparência da Câmara de João Pessoa está bastante defasado e com ausência de muitos dados, tanto em relação a despesas, quanto a receitas. Desde 2022 a ferramenta não está sendo mais atualizada.
O vereador Dinho Dowsley foi eleito como presidente da Câmara de João Pessoa para o biênio 2021/2022, sendo reeleito para 2023/2024. E segue no cargo para o biênio 2025/2026. Apesar da continuidade no mandato, a gestão não deu a importância necessária para atualizar os dados referentes à transparência, fazendo com que a ferramenta se encontre desatualizada.
Os últimos dados que constam no sistema de transparência da Câmara Municipal de João Pessoaremetem ao ano de 2022, o que significa um intervalo de 3 anos sem atualizações. No histórico de atualizações fornecido pelo sistema, a maior parte dos dados
Como verificou o ClickPB, as informações sobre licitações, assim como os contratos, estão em branco. Tudo o que envolve despesas, tal como empenhos, pagamentos, despesas fixadas, restos a pagar, diárias e viagens, convênios e gastos com publicidade.
O Portal da Transparência é uma ferramenta fundamental para que o cidadão consiga acompanhar, fiscalizar e se envolver diretamente com os órgãos públicos.
Em maio de 2009, a Lei Complementar 131 (Lei da Transparência) alterou a redação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), inovando ao determinar a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
A fiscalização da divulgação e publicização corretas através dos Portais da Transparência é feita pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Cabe ao TCE-PB verificar e cobrar a correta utilização do espaço para proporcionar a correta informação em relação aos gastos públicos.
Até o momento da publicação desta matéria o ClickPB não conseguiu efetivar contato com a Câmara de João Pessoa para saber os motivos da falta de atualização do Portal da Transparência. O nosso e-mail [email protected] está disponível para receber posicionamento sobre o assunto.
Juiz se declara suspeito e deixa processo contra Hytalo Santos
O juiz Bruno Isidro, da 1ª Vara Mista de Bayeux, comunicou que não seguirá à frente do processo que envolve Hytalo Santos e o marido dele, Israel Vicente. O magistrado declarou-se suspeito para atuar no caso.
A ação trata das acusações de tráfico de pessoas e favorecimento da prostituição. Em setembro, a 2ª Vara Mista de Bayeux já havia recebido a denúncia e transformado o casal em réu, além de determinar o desmembramento do processo. Com isso, os crimes relacionados à exploração sexual passaram a tramitar na Vara Criminal da cidade.
Mesmo ao se afastar, Bruno Isidro deixou marcada uma audiência de instrução referente a essa parte da investigação. O encontro está previsto para o dia 18 de dezembro, às 9h, no prédio da 1ª Vara Mista de Bayeux, com a presença de advogados, representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e testemunhas intimadas. Nesta etapa, Hytalo e Israel ainda figuram como denunciados.
Em nota, os advogados do casal reiteraram a inocência dos dois, classificaram a prisão como ilegal e afirmaram confiar que a Justiça deverá libertá-los em breve.
Portal Correio
Dólar abre em alta com emprego nos EUA e à espera da “superquarta”
O dólar operava em alta na manhã desta terça-feira (9/12), véspera da “superquarta”, dia em que serão anunciadas as novas taxas básicas de juros no Brasil nos Estados Unidos.
Além da expectativa pelas reuniões dos bancos centrais brasileiro e norte-americano, o mercado repercute dados de vagas de emprego em aberto nos EUA referentes ao mês de outubro.
Dólar
- Às 9h09, a moeda norte-americana avançava 0,42% e era negociada a R$ 5,443.
- Na véspera, o dólar terminou a sessão em queda de 0,22%, cotado a R$ 5,421.
- Com o resultado, a moeda dos EUA acumula ganhos de 1,6% no mês e perdas de 12,28% no ano frente ao real.
Ibovespa
- As negociações do Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores do Brasil (B3), começam às 10 horas.
- No dia anterior, o indicador fechou o pregão em alta de 0,52%, aos 158,1 mil pontos.
- Com o resultado, a Bolsa brasileira acumula queda de 0,56% em dezembro e valorização de 31,51% em 2025.
Véspera da “superquarta”
O mercado financeiro continua em compasso de espera pela decisão dos bancos centrais do Brasil e dos EUA sobre a taxa de juros. “Superquarta” é o termo usado no mercado financeiro para o dia em que coincidem as divulgações das taxas básicas de juros nos dois países.
É o caso dessa quarta-feira, data na qual tanto o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), quanto o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA), anunciam o resultado de suas reuniões, que começam nesta terça.
A taxa básica de juros é o principal instrumento do Banco Central (BC) para controlar a inflação. A Selic é utilizada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas da economia.
Quando o Copom aumenta os juros, o objetivo é conter a demanda aquecida, o que se reflete nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Assim, taxas mais altas também podem conter a atividade econômica.
Ao reduzir a Selic, por outro lado, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.
No Brasil, a ampla maioria dos analistas do mercado espera a manutenção da Selic no patamar atual, de 15% ao ano – trata-se da mais elevada taxa de juros em quase duas décadas no país.
O foco das atenções ficará voltado para o teor do comunicado do Copom, que pode indicar “pistas” sobre as próximas reuniões. Há grande expectativa em torno do corte de juros a partir do ano que vem, e a dúvida é quando isso ocorrerá, se em janeiro ou apenas em março.
Segundo Pedro Cutulo, estrategista da One Wealth Management, “estamos próximos do início de um novo ciclo de cortes na taxa de juros”. “Contudo, a prudência sugere que o Copom aguarde a consolidação desse quadro até a reunião de março, para, então, reduzir a Selic em 50 pontos-base. Essa postura seria coerente com a sinalização recente do comitê, que tem enfatizado a manutenção do nível corrente da taxa de juros por período bastante prolongado”, observa.
“Embora nosso cenário-base seja de início do ciclo em março, reconhecemos uma probabilidade não desprezível de que o primeiro corte ocorra já na reunião de janeiro. Porém, nesse caso, estimamos que a redução seria mais modesta, de apenas 25 pontos-base”, projeta Cutulo.
Nos EUA, atualmente, a taxa de juros está no intervalo entre 3,75% e 4% ao ano (após redução de 0,25 ponto percentual na última reunião do Fed), e a maioria dos analistas do mercado aposta em mais um corte de juros em 2025.
De acordo com a ferramenta FedWatch, do CME Group, a probabilidade de um novo corte de 0,25 ponto percentual nos juros dos EUA é de 89,4%. Por outro lado, 10,6% dos investidores apostam na manutenção do patamar atual.
Emprego nos EUA
Ainda nos EUA, os investidores acompanham a divulgação dos dados de vagas de trabalho em aberto no mês de outubro, com o relatório “Job Openings and Labor Turnover Survey” (Jolts).
As vagas em aberto são as posições disponíveis dentro das empresas que os empregadores buscam preencher por meio de contratações. Para participar do relatório Jolts, os empregadores recebem um formulário no qual informam o número de vagas em aberto na empresa no último dia útil do mês, além do número de contratações e demissões no período.
Em tese, portanto, um eventual aumento na quantidade de vagas em aberto indicaria que as empresas pretendem acelerar suas contratações.
Metrópoles
Avião lotado de ouro: piloto preso tem prisão convertida em preventiva
O piloto Armando Palla Junior (foto em destaque), de 57 anos, preso pela Polícia Federal (PF) no último dia 2, no Aeroporto Internacional de Boa Vista (RR), pilotando uma aeronave carregada com 54 barras de ouro, teve a prisão em flagrante convertida em preventiva.
À coluna, a defesa do piloto declarou que ele “não é o proprietário do ouro nem atua em garimpo e não integra qualquer organização criminosa, sequer sabia que algum passageiro portava arma de fogo”.
Segundo a equipe de advogados, naquele dia, não houve pouso clandestino, sendo que o plano de voo foi regularmente registrado, em conformidade com as normas aeronáuticas.
Sobre a conversão da prisão em preventiva, os advogados alegaram que recebem a decisão com respeito, mas discordam. “Esclarecemos que Armando é profissional da aviação civil, e foi contratado apenas para realizar o voo; Armando reúne todas as condições de responder ao processo em liberdade, pois não apresenta risco à sociedade e nunca buscou interferir nas investigações”, disse por meio de nota.
“A defesa informa que buscará por todas as vias legais o restabelecimento da liberdade de Armando e no momento oportuno irá provar a sua inocência”, finalizou.
O flagrante
O piloto foi flagrado na companhia de outros dois homens — um sargento aposentado do Exército brasileiro e um empresário — e de um adolescente de 17 anos. Os adultos foram identificados como João Heriberto Ferreira dos Santos, de 55 anos, e Rychael Castro Gonçalves, 33.
A PF acredita que os envolvidos atuavam em um esquema de transporte irregular do metal precioso. Caso não tivesse sido interceptada, a aeronave pousaria em uma pista legalizada que fica na Fazenda Timbó, em Boa Vista.
A coluna tenta localizar a defesa dos demais envolvidos. O espaço segue aberto.
As 54 barras de ouro, que totalizaram 51,49 kg, além de uma arma de fogo e munições, foram encontradas durante uma fiscalização. A ação integrada contou com a participação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Segundo a PF, a aeronave era proveniente do Pará e foi apreendida. Além disso, a Anac suspendeu a licença do piloto.
Os presos podem responder por crimes como usurpação de bem da União, extração ilegal de recursos minerais, associação criminosa e corrupção de menores.
Mulher se joga de apartamento para escapar de violência doméstica em João Pessoa
Uma mulher de 37 anos ficou ferida após pular da janela de um apartamento para escapar das agressões do marido, na manhã deste domingo (8), em um condomínio localizado no bairro Novo Geisel, em João Pessoa.
A vítima tomou a decisão extrema depois de ser atacada dentro da residência. Ela foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada ao Hospital de Emergência e Trauma da capital, onde permanece internada.
O suspeito das agressões foi detido ainda no local e conduzido para a Central de Polícia. Ele segue à disposição da Justiça enquanto o caso é investigado.
Portal Correio
Corpo de Bombeiros abre seleção com 15 vagas para oficiais; inscrições começam nesta segunda-feira (8)
O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba publicou, no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (5), o edital de seleção para o Quadro de Oficiais. Ao todo, são 15 vagas destinadas ao ingresso no Curso de Formação de Oficiais (CFO), que inicia a carreira no posto de cadete e pode chegar à patente de 2º tenente, culminando no título de Engenheiro de Segurança Contra Incêndio e Pânico.









