A missa em comemoração aos 31 anos de emancipação política de Riachão do Bacamarte foi marcada por emoção e gratidão. O celebrante da noite foi o querido Padre Mário Silva, que retornou ao município especialmente para conduzir a celebração religiosa.
Promotoria de justiça define data para audiência pública sobre o uso da Praça Antenor Navarro em Ingá
O Promotor de Justiça da Comarca de Ingá, Dr. José Antônio Neves Neto, definiu a data para a realização de uma audiência pública que tratará do uso e ocupação da Praça Antenor Navarro, localizada no centro da cidade. O encontro será realizado no próximo dia 15 de maio, às 10h, no auditório do Tribunal do Júri do Fórum de Ingá.
A audiência tem como objetivo central promover o debate público sobre a atual situação da praça, além de discutir os termos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado há cerca de 10 anos, envolvendo o Ministério Público e diversos setores da sociedade.
O momento deverá contar com a participação de representantes do Poder Executivo Municipal, Legislativo, Igreja, comerciantes, ambulantes e da população em geral. A iniciativa busca garantir ampla participação popular e ouvir as partes interessadas antes da adoção de eventuais medidas administrativas ou judiciais.
Segundo o promotor, a audiência pública será uma oportunidade para reavaliar os compromissos firmados no TAC anterior e construir soluções que contemplem tanto a preservação do espaço público quanto o direito ao trabalho e à convivência urbana.
A participação da população é considerada fundamental para assegurar a legitimidade e a transparência do processo de decisão sobre o futuro da Praça Antenor Navarro, um dos pontos mais tradicionais e movimentados de Ingá, que atrai moradores e visitantes de toda região, em especial nos fins de semana.
Ingá Cidadão
Sargento Neto critica novo uniforme da Seleção e pede respeito ao verde e amarelo: “nossa camisa jamais será vermelha”
Após site especializado indicar que camisa vermelha será usada pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, o deputado Sargento Neto criticou escolha e pediu respeito ao verde amarelo durante sessão na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) nesta terça-feira (29).
Em áudio divulgado pelo Arapuan Verdade, Sargento Neto afirmou que se quiserem uma camisa vermelha, que se mudem para China.
que camisa vermelha da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 26, o deputado do PL Sargento Neto subiu o tom e disse que os setores querem transformar a seleção em uma China e pediu o respeito ao verde e amarelo.
“Realmente é brincar com a nação brasileira. Essa camisa tem que ser respeitada. Essa camisa é padrão e eu tenho certeza que nossa camisa jamais será vermelha em campo nenhum e local nenhum do mundo. Se quiserem mudar, vão lá para a China”, disse.
|Confira programa completo
ClickPB
Ex-presidente do INSS autorizou desconto irregular a quase 34,5 mil aposentados
O ex-presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) Alessandro Stefanutto autorizou, em 2023, a liberação irregular de descontos indevidos nas folhas de pagamento de 34.487 aposentados e pensionistas. A medida, apontada por relatórios da Polícia Federal e da CGU (Controladoria-Geral da União), teria beneficiado diretamente a Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura). As informações são do R7, parceiro nacional do Portal Correio.
O R7 tenta contato com a defesa de Stefanutto, mas não houve retorno até a última atualização desta reportagem.
Segundo as investigações, a decisão do ex-presidente do INSS contrariou parecer jurídico inicial da Procuradoria do órgão, que recomendava a não liberação dos descontos.
A Contag está na lista de entidades suspeitas de envolvimento em um megaesquema de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões pagas pelo INSS.
Para a PF, o desconto em lote ignorou a exigência de autorização expressa dos aposentados e, nesse sentido, “não se orientou por evidências que pudessem demonstrar a real intenção do segurado quanto ao desbloqueio do benefício para desconto”.
Entenda
A operação da PF e da CGU foi deflagrada na última terça (22) e cumpriu 211 mandados judiciais, incluindo ordens de busca e apreensão, sequestro de bens, avaliados em mais de R$ 1 bilhão, e seis mandados de prisão temporária.
As investigações apuram um esquema nacional de cobranças indevidas em benefícios do INSS. Conforme as apurações, aposentados e pensionistas foram alvo de descontos não autorizados de mensalidades associativas, aplicados diretamente sobre os valores de aposentadorias e pensões. O prejuízo estimado chega a R$ 6,3 bilhões, acumulados entre os anos de 2019 e 2024. Ao menos 11 entidades são suspeitas.
Ainda não se sabe quanto desse valor foi indevidamente descontado e quanto tinha autorização dos beneficiários. Os investigados poderão responder por corrupção ativa e passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documentos, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A apuração das autoridades levou à demissão do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e ao afastamento de servidores.
Dois dias depois da operação, representantes do INSS e da CGU informaram a suspensão dos descontos na folha de pagamento de aposentados e pensionistas por convênios com entidades, como associações e sindicatos. A pausa é por tempo indeterminado, até a conclusão da análise de cada acordo, para a identificação dos descontos irregulares.
Segundo o ministro da CGU, Vinicius de Carvalho, para reorganizar o sistema de desconto e torná-lo mais rígido e seguro, é necessária a suspensão de todos os acordos de cooperação técnica vigentes, celebrados pelo INSS com entidades nos últimos anos. “O governo vai ressarcir o que foi descontado irregularmente. Isso estará em um plano que será apresentado em breve”, declarou Carvalho.
O ministro não informou, no entanto, quando nem como esse ressarcimento será feito. Segundo Carvalho, o governo federal elabora um plano para identificar os descontos fraudados e permitir as devoluções. O planejamento, que deve ser apresentado “em breve”, como afirmou o ministro, vai detalhar o total dos valores que serão ressarcidos e o formato das reposições.
Portal Correio
Alunos de medicina de São Paulo são expulsos por apologia ao estupro
São Paulo — A Faculdade Santa Marcelina expulsou, nessa segunda-feira (28/4), 12 alunos do curso de medicina da instituição por apologia ao estupro. O caso aconteceu em 15 de março, durante um torneio de jogos universitários na zona leste de São Paulo. Os estudantes posaram para foto com uma faixa escrita “Entra porra, escorre sangue”, em referência ao ato sexual.
Na imagem que circulou nas redes sociais (veja abaixo), é possível ver 24 alunos — 23 homens e 1 mulher. Além das expulsões, outros 11 alunos receberam “sanções regimentais que configuram suspensões e outras medidas disciplinares”, e a atlética da faculdade será interditada por tempo indeterminado.
Na época do caso, o coletivo feminista Francisca da Faculdade Santa Marcelina afirmou que a frase presente na faixa foi retirada de um hino que foi banido em 2017 por seu teor violento.
Em nota enviada à instituição, o coletivo solicitou o afastamento do aluno responsável pela gestão da atlética. “Urge a deposição do aluno em questão do cargo vigente, uma vez que, inconsequentemente, assumiu um papel de representação estudantil esportiva”.
Anistia Internacional acusa Israel de “genocídio ao vivo” em Gaza
A Anistia Internacional afirmou, em seu relatório anual, divulgado nessa segunda-feira (28/4), que Israel cometeu um “genocídio transmitido ao vivo” contra os palestinos em Gaza, forçando grande parte da população a se deslocar e provocando uma crise humanitária.
A organização afirmou que as forças israelenses em Gaza violaram a Convenção das Nações Unidas para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio, com ações que incluem “causar danos físicos ou mentais graves a civis” e “impor deliberadamente condições de vidas calculadas para causar sua destruição física”.
Segundo eles, Israel “negou, obstruiu e deixou de permitir e facilitar” acesso humanitário a Gaza, como o envio de suprimentos, e invadiu a cidade de Rafah, no sul do território, apesar dos alertas da comunidade internacional e do Tribunal Internacional de Justiça, segundo o jornal Al Jazeera.
Prefeito Josmar, presidente da Câmara e vereadores de Itatuba prestigiam posse de Pedro Cunha Lima como presidente do PSD na Paraíba
Comitiva de Itatuba postou foto ao lado do Senador Efrain Morais
Presidente da Câmara de Serra Redonda celebra Páscoa com evento especial para crianças
Neste sábado (26), a cidade de Serra Redonda viveu um momento especial voltado ao público infantil: a primeira edição da Páscoa das Crianças. Idealizada e organizada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Adolfo Guimarães, com o apoio de sua esposa Natália, a ação reuniu dezenas de famílias em um momento especial de celebração, alegria e inclusão.
Ex-prefeito Robério Burity prestigia Congresso Estadual do PSB que oficializou João Azevêdo como presidente do partido
O ex-prefeito de Ingá, Robério Burity, marcou presença no Congresso Estadual do PSB, realizado em João Pessoa, que oficializou o governador João Azevêdo como novo presidente estadual da legenda. O evento reuniu importantes lideranças políticas
Edilson Rodrigues reforça liderança com visitas à zona rural e prestigia a Tardezinha do Marquinhos na Bela Vista
O domingo foi de contatos e fortalecimento de laços para Edilson Rodrigues, liderança municipal em Ingá. Já tendo sido candidato a prefeito e a vice-prefeito do município, Edilson segue firme em sua trajetória, sempre pautada na humildade e no contato direto com o povo.